Estou procurando uma distribuição Linux baseada no Ubuntu ou Debian que já venha com o i3wm como gerenciador de janelas padrão. Decidi perguntar no novo chat do Bing e recebi uma resposta surpreendente.
Minha pergunta:
Me diga uma distribuição Linux baseada no ubuntu ou debian que vem com o i3wm por padrão?
Estou procurando uma distribuição baseada em Debian com o i3wm como gerenciador de janelas padrão, mas as opções recomendadas não são baseadas em Debian?
Então…, dessa vez creio que ChatGPT está certo, pois busquei no DistroWatch e realmente não retornou nenhuma distro baseada no Debian Stable ou Testing que venha com o i3wm.
Bem, o que você pode talvez fazer é instalar o Debian Netinstall com o i3wm, só que terá de configurá-lo do zero.
Não tem com i3wm mas tem com Openbox, uma distro chamada BunsenLabs.
Gosto muito dessa opção, o i3wm é muito simples de instalar, são poucos pacotes e já está pronto para uso. O ajustes pode ir implementando conforme a necessidade, como: polkit, temas, atalhos, gerenciador de login, etc.
Caso queira acompanhar e entender como montar, mesmo o vídeo sendo na base Arch, o entendimento é o mesmo:
Esse já vem pronto, só usar. Tem uma mescla de i3wm com configurações do gnome, para gerenciar a conexão Bluetooth, por exemplo.
Ainda existe o Regolith Linux, baseado no Ubuntu; mas o projeto da distro passou a ser a de um ambiente em i3 customizado que pode aplicado sobre uma instalação do Ubuntu ou do Debian: