I3-GAPS | Tutorial de Instalação e configuração/personalização

Opa! Fala, meus consagrados.

Recentemente, eu fiz um vídeo para o canal do Pinguim Criativo , no qual, a partir de uma instalação base do Arch Linux, eu mostro o processo de instalação e configuração para tornar o i3-gaps um ambiente, além de funcional, muito bonito.

Vejo que bastante gente possui dúvidas, curiosidades ou algum interesse relacionado ao assunto em questão, porém, carecemos desse tipo de conteúdo.

Enfim, acredito que possa ser interessante criar esse tópico para que tenhamos, aqui no fórum, uma base sobre o assunto e, com isso, tentar ajudar quem quer se aventurar, fazendo com que, no minímo, tenham uma base para, a partir dela, estudarem mais sobre o assunto sem que a frustração por não conseguirem “sair do lugar” faça com que desistam logo de cara.

Não esqueçam da pipoca, pq é quase um longa-metragem kkkkk.

Abraços, galera.
Espero conseguir ajudar.

16 curtidas

Finalmente vou poder instalar e entender um pouco mais de ambiente tão nebuloso para mim rs
Ainda não o fiz, mas assim que instalar posto aqui meu neofetch

Quando tiver mais um tempo e puder produzir mais vídeos desse, seja bem vindo!

2 curtidas

O guia ficou muito bom, apesar de eu nunca ter usado um wm antes consegui fazer uma customização simples e deixar do jeito que eu queria, fiz uma instalação limpa do Debian Testing, usei um script do github pra instalar o gaps, modifiquei os ícones e o tema gtk com o Oomox e o pywal para as cores do terminal.

É uma experiência de uso bem diferente do que eu tinha no plasma, mas tô gostando até agora, apesar de que ainda tem muito pra aprender sobre.

4 curtidas

Estou aguardando o seu neofetch hahaa.

Certamente farei mais vídeos desses assim que possível.

2 curtidas

Fico feliz em poder ajudar, mano.

Ficou show a sua customização no Debian.

2 curtidas

Para ser bem sincero, até tentei montar o ambiente, instalando pelo arch, mas esbarrei em algumas dificuldades e acabei fazendo outra coisa rs

Vou tentar pelo lado debian da força mesmo, arch é muito hard para mim.

2 curtidas

Quando tiver alguma dificuldade no Arch, é só me mandar uma mensagem explicando o problema que eu tento ajudar pow.

2 curtidas

A princípio, recorri ao Manjaro, estou mais familiarizado com a instalação visual. Depois personalizarei o terminal e brincarei em um note antigo, de casa. Estou engatinhando com os comandos, tentando perder um pouco da dependência do mouse, muito bacana

4 curtidas

valeu cara estava precisando de alguém que entendia bastante para me ensinar sobre i3

1 curtida

Gostei desse Conky. Passa a config ai! To tentando aprender a mexer direito com o Conky. Acho que tem que fazer as configurações manualmente mesmo, né? Tentei usar o Conky Manager, porém achei limitado demais.

O i3 do Manjaro está bonitinho ^^

1 curtida

Opa!
Espero conseguir ajudar.

Nesse print aí está basicamente como vem na ISO i3 do Manjaro, ainda não tinha personalizado.

Segue o link

https://manjaro.org/downloads/community/i3/

Como já tinha percebido a um tempo atrás e até comentado no tópico https://plus.diolinux.com.br/t/preferencia-por-modo-texto/11254, ainda acho muito elegante esse modo predominantemente texto. Estou usando a pouco tempo e já instalei em um note para ficar padrão no i3, gostando bastante da experiencia.

Só estranhando o dmenu até descobrir o i3dmenu-desktop

@Lavrudinho, se não estou enganado, lembro que em algum print você usou um menu de aplicativos suspenso, era no i3?

Vi um menu semelhante em um vídeo:

Vídeo:

Vou parar para dar uma olhada depois.

2 curtidas

O nome do menu é Albert, está no título do vídeo :sweat_smile:

2 curtidas

Cara, não lembro de ter usado menu suspenso no i3 não shuahsaa.

Esse menu é o Rofi.

1 curtida

Pode ser que eu tenha visto o bmenu, igual esse mais escuro da minha tela:

Mas instalei o Abert também, esse que estou buscando o Chrome.

1 curtida

Nossa, agora que eu vi que é o Albert na foto que você mandou anteriormente. Jurava que era o Rofi huashuahusaa. Mas ainda prefiro o meu bom e velho dmenu.

1 curtida

O dmenu é bom para quem sabe os nomes exatos das aplicações, para quem busca por nome genérico não é tão efetivo, nesse caso o i3-dmenu-desktop é mais amigável.

Quem abre o dmenu e vê escrito algo como: 2to3-3.8 não faz ideia do que pode ser :sweat_smile:

1 curtida

@Lavrudinho O Rofi tá longe de ter essa cara. Dá até para adicionar ícones e temas, mas não fica parecendo o Albert, não. O que chega mais próximo dele é usar o localizador de aplicativos do xfce com a opção “–collapsed” ou outro launcher, tipo o ulauncher.

2 curtidas