Preferência por modo texto

Acabei notando que atualmente estou tendo preferência por ferramentas em modo texto, obviamente que com suas exceções (navegador por exemplo :sweat_smile:).

Coisas que poderiam ser feitas em modo gráfico e acabamos usando o terminal, por ser mais prático e/mais rápido (com o passar do tempo).

Como: Atualização de sistema:

Htop ao invés do gerenciador de tarefas:

Monitorar rede:

Configuração de áudio:

É o tipo de coisa que assusta um iniciante e, que por diversas vezes, não consegue entender o motivo da preferência, visto que um modo gráfico seria mais elegante.

ps: Atualmente até o meu celular utilizo dessa forma:

Não coloquei todas as ferramentas que uso, não vem caso, mas acredito que consegui passar a ideia principal.

Gostaria da opinião de senhores se atualmente compartilham do mesmo interesse.

3 Curtidas

Uso o terminal para atualizar o sistema e às vezes para instalar alguma coisa, além de usar o wget -c para baixar ISOs que não estão disponível em torrent

Cara, o que é o pkcon? Para quê serve? Vi que você estava dando o comando pkcon update e fiquei curioso :thinking: :sweat_smile:

2 Curtidas

No KdeNeon, o comando sudo apt update foi substituído pelo pkcon update, confesso que não busquei o motivo e estranhei no começo, mas agora já está tão enraizado que as vezes mando no Kubuntu enganado :laughing:

1 Curtida

PKcon = PackageKit
https://www.freedesktop.org/software/PackageKit/pk-using.html

https://www.freedesktop.org/software/PackageKit/pk-intro.html

Aproveitem por enquanto :frowning:

Que rom é essa? Ou é um launcher? Agora fiquei curioso =P

1 Curtida

É launcher.

A linha de comando do T-UI é o bash?

Sim, alem de alguns atalhos predefinidos e possibilidade de uso de alias, entre outras coisas.

Segue um vídeo do Dio falando sobre:

1 Curtida

Eu costumo usar terminal para tudo, conforme vou aprendendo os comandos vou trocando a interface pelo terminal, muito mais rápido dessa forma, e além de ser um bom exercício para quem está aprendendo a mexer com o sistema, ajuda a fixar melhor.

Até mover pastas e deletar estou fazendo pelo terminal para absorver bem todos os comandos

1 Curtida

Só recomendo muito cuidado kkkkk, este dias eu fui remover um log e sem prestar atenção deixei um espaço e * após o comando, imagine o que aconteceu no 1 segundo que demorei para perceber?
Diretório Documentos, Downloads e Imagens já tinham ido para o beleléu. ainda bem que não tinha nada importante lá.

2 Curtidas

Fiz isso também semana passada, exatamente mesmo diretório, ainda bem que era VM

:sweat_smile:

1 Curtida

Mano ainda bem que não chegou em Música e Vídeos, eu ia ter um treco apesar de ter backup seria um saco copiar tudo de volta para o Notebook.

1 Curtida

Já tive uma experiência ruim com isso, pode ter certeza que eu tomo bastante cuidado depois do ocorrido heheh

O laucher é legal mas acho pouco produtivo mas é interessante para passar uma imagem de hackudão HAHAHAHAHA

Me lembrou:

:laughing:

2 Curtidas

kkkkkk e você acha que eu não? mas quando você percebe o erro você pensa… putz depois de tantos anos ainda consigo fazer isso, ou seja pode acontecer com qualquer um.

Kkkk, isso é, ninguém está livre de cometer erros

É exatamente esse o ponto! Eu passava horas mexendo no celular, deixando de ter atenção em algumas outras coisas que gostaria, com essa laucher, só de pensar que teria que digitar Calendário para abrir eu prefiro olhar um calendário físico (claro que pode ser bem produtiva, dependendo do seu uso).

Foi uma maneira de tirar um pouco o celular da minha mão.

Se reparar ele mostra um contador de quantas vezes o celular foi desbloqueado, no inicia aparecia uns 130x, hoje em dia não chega a 50.

A primeira vez que comecei a usar o linux dava até medo de abrir o terminal, gerlamente copiava e colava coisas que via an internet sem nem saber o que significava. Com o tempo eu fui entendendo e usando cada vez mais sem nem perceber, realmente é muito mais pratico, mas nao é muito bonito a primeira vista.

Eu tenho 2 scripts em bash que montei a muito tempo cheio de comandinhos do terminal, um é pra instalar meus aplicativos padrão toda vez que instalo uma distro nova e a outra é pra dar um update/upgrade/limpar lixeira/limpar dependências sem uso, enfim uma faxina geral no sistema completo.

1 Curtida

algumas ferramentas em CLI as vezes é mais interessante, mas mover pastas e arquivos, nem ferrando que uso o terminal, apenas se for obrigado.