Aumento de tamanho partição

Gente eu to atualmente usando dual boot (Windows e Linux). Quando comecei a usar Ubuntu disponibilizei 40 GB para testar e ver se eu me adaptava ao sistema operacional. Acabei gostando muito a ponto de raramente entrar no Windows.

Só que os 40 GB estão insuficientes e eu preciso aumentar o tamanho da partição do Ubuntu. Já dei uma pesquisa aqui no fórum e vi post’s semelhantes que me deram um Norte.

Eu desaloquei 70 GB do Windows porém não consigo aumentar a partição do Ubuntu, pois de acordo com o que eu li em fóruns as partições devem estar juntas (posso estar enganado), e no meu caso existe uma partição ( BIOS_GRUB) entre a espaço livre e o Ubuntu.

Eu gostaria de uma maneira para juntar esses espaços sem perder os dados do Ubuntu preferencialmente, uma forma de jogar esse bios_grub para outro lugar , mas se não houver jeito, qualquer maneira de juntar esses espaços mesmo que depois eu reinstale o Ubuntu nele.

OBS: Já estou usando o Gparted no Ubuntu Live.

Chegou a olha o conteúdo desse bios_grub para ver se é possível deletá-lo sem perder nada? Qualquer coisa, é deletá-lo e expandir a partição do Ubuntu normalmente.

Acho que é a partição de recuperação do Windows.

Amigo, primeiro o jeito demorado, com possibilidade de perda de dados:
1- Usando um pendrive com uma Live do Ubuntu e Gparted aumente SDA4 arrastando o inicio dela de forma a ocupar todo o espaço livre. Após isso aplique.
2- Depois que o Gparted terminar de redimensionar SDA4 com todo o espaço livre, Agora vc diminui SDA4 novamente para 488 MB só que dessa vez arrastando o final dela de forma a criar um espaço livre ao lado de SDA5( a partição do UBUNTU). Aplique a modificação
3 - Agora com o espaço vazio ao lado da partição do Ubuntu, vc pode aumentar a SDA5 e ter mais de 40Gb! Novamente aplique a modificação.
4 - A cada passo, aplique a modificação e espere terminar, pois dependendo do processo pode demorar muito, e vc terá que ser paciente, fazendo pouco a pouco, o risco de perda de dados é menor.

Jeito rápido, mais seguro:
Faça backup dos seus dados, Formate as partições do Ubuntu, e com o Gparted mova SDA4 pra perto de SDA3, e reinstale o Ubuntu.

1 curtida

Vc pode criar um sistema de arquivos no espaço livre que criou e configurá-la com ponto de montagem /home. Dessa forma não precisa mexer nesse sda4.

Esse procedimento é avançado, vai precisar mexer no /etc/fstab, e é bom que vc tenha um pendrive para inicialização de emergência. Porém é seguro pois vc pode primeiro copiar os arquivos pessoais pra nova partição, e só depois configurar o sistema. Caso dê algum problema, vc pode reinstalar o sistema na sda5, configurando a partição home na futura sda8 sem apagar os dados.

Já expliquei em detalhes noutros tópicos:

E também um tópico muito bem explicado pelo frc_kde:

2 curtidas

Valeu as dicas galera, consegui !

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.