Então… Dá para fazer. Do jeito que você quer vai ser difícil e com altas chances de vc ficar no meio do caminho com o computador sem iniciar certo.
Porém tem uma alternativa que pode lhe fazer bem. Você pode diminuir a home, criar uma partição no fim do disco, e formatar. Daí pode copiar os dados de uma pasta (por exemplo /var) para ela, daí mexer no fstab para montar a partição nessa localidade e barabim! Mais espaço livre no /home e no /var.
Essa operação tem poucas chances de dar errado, mas também não vai refrescar muito a sua situação. Verifique qual a pasta que tem maior espaço ocupado
cd /; sudo du -hxd1
No meu caso é /usr e /var que são os problemáticos! Eu acho melhor criar outro ponto de montagem para o /var. Mas se você tiver essa pasta pequena, pode fazer para o /usr tbm.
- Redimensione o /home
- Crie nova partição no espaço livre
- Formate essa partição
- Inicie o computador com por um Live ou um instalador, mas vá para a linha de comando
- Crie dois pontos de montagem e monte tanto o sda1 quanto o sda4 que vc criou (ex: /mnt/part1 e /mnt/part4)
- Copie todos os arquivos do /mnt/part1/var para o /mnt/part4/ Use a cópia preservando as permissões (cp -a) ou (rsync -a).
cp -a /mnt/part1/var /mnt/part4
- renomeie o var antigo para var.old
mv /mnt/part1/var /mnt/part1/var.old
- crie um novo diretorio var
mkdir /mnt/part1/var
- liste o
blkid
, copie o valor referente à partição 4 - edite o fstab do seu sistema e adicione uma entrada para montar o /var na nova partição
nano /mnt/part1/etc/fstab
- Reinicie o computador. Se iniciou o sistema sem problemas, apague a pasta /var.old e GOTO FIM
- Deu problema na inicialização? Algo ficou errado, provavelmente o fstab. Inicie novamente no live usb e corrija o que for necessário.
- Caso queira cancelar tudo, dê boot no live usb, monte a partição1, apague a entrada referente à montagem do var, apague o diretorio var, renomeie o var.old para var. Pronto, alterações desfeitas.
Enfim, agora que acabei não pareceu ser tão simples, ainda mais que vários passos não expliquei direito. Tirando a parte de reduzir o /home que traz risco de perda de dados principalmente do /home, e criar nova partição que um descuido catastrófico pode lascar o disco inteiro, os demais passos são mais “light”.