Problemas no particionamento

Recentemente descobri que particionei meu S.O. de forma errada, deixando apenas 20gb para o / pensando que não ia encher, inocente da minha parte. Pois bem, encheu kkkkkkkkkkk queria alguma dica para redimensionar a partição, já fiz uns “testes” com um live usb e vi que tenho que apagar o swap, mover a /home diminuindo um pouco o espaço de sobra, em torno de uns 15gb, adicionar esse valor no / e posteriormente refazer o /swap. Tenho riscos de perder meu sistema? desde já agradeço!

Situação bem complicada, hein! hahaha
O processo que você testou é talvez o único possível, mas com certeza o risco de perder os dados existe e não é pequeno. Você não tem um outro HD para fazer o backup dos dados?

2 curtidas

Os dados mais importantes eu já salvei, o problema é perder os programas e softwares que já instalei, alguns são de boa, outros tive que fazer umas gambiarras e da um pouco de preguiça de refazer e pesquisar tudo de novo kkkkkkkkk acho que vou esperar passar esse período de EAD e de aulas, não vou ficar instalando coisa desnecessária e fazer umas limpezas no sistema, nas férias eu tento, se der errado instalo a versão LTS e faço tudo de novo kkkkkkk

Então… Dá para fazer. Do jeito que você quer vai ser difícil e com altas chances de vc ficar no meio do caminho com o computador sem iniciar certo.

Porém tem uma alternativa que pode lhe fazer bem. Você pode diminuir a home, criar uma partição no fim do disco, e formatar. Daí pode copiar os dados de uma pasta (por exemplo /var) para ela, daí mexer no fstab para montar a partição nessa localidade e barabim! Mais espaço livre no /home e no /var.

Essa operação tem poucas chances de dar errado, mas também não vai refrescar muito a sua situação. Verifique qual a pasta que tem maior espaço ocupado

cd /; sudo du -hxd1

No meu caso é /usr e /var que são os problemáticos! Eu acho melhor criar outro ponto de montagem para o /var. Mas se você tiver essa pasta pequena, pode fazer para o /usr tbm.

  • Redimensione o /home
  • Crie nova partição no espaço livre
  • Formate essa partição
  • Inicie o computador com por um Live ou um instalador, mas vá para a linha de comando
  • Crie dois pontos de montagem e monte tanto o sda1 quanto o sda4 que vc criou (ex: /mnt/part1 e /mnt/part4)
  • Copie todos os arquivos do /mnt/part1/var para o /mnt/part4/ Use a cópia preservando as permissões (cp -a) ou (rsync -a). cp -a /mnt/part1/var /mnt/part4
  • renomeie o var antigo para var.old mv /mnt/part1/var /mnt/part1/var.old
  • crie um novo diretorio var mkdir /mnt/part1/var
  • liste o blkid, copie o valor referente à partição 4
  • edite o fstab do seu sistema e adicione uma entrada para montar o /var na nova partição nano /mnt/part1/etc/fstab
  • Reinicie o computador. Se iniciou o sistema sem problemas, apague a pasta /var.old e GOTO FIM
  • Deu problema na inicialização? Algo ficou errado, provavelmente o fstab. Inicie novamente no live usb e corrija o que for necessário.
  • Caso queira cancelar tudo, dê boot no live usb, monte a partição1, apague a entrada referente à montagem do var, apague o diretorio var, renomeie o var.old para var. Pronto, alterações desfeitas.

Enfim, agora que acabei não pareceu ser tão simples, ainda mais que vários passos não expliquei direito. Tirando a parte de reduzir o /home que traz risco de perda de dados principalmente do /home, e criar nova partição que um descuido catastrófico pode lascar o disco inteiro, os demais passos são mais “light”.

2 curtidas

Aqui utilizo o Evernote para anotar todas as minhas “gambiarras” para não ter que procurar novamente, fica a dica.

PS: Anoto desde “gambiarras” até o que foi instalado no sistema para caso precise formatar ou instalar em outro pc, ter o sistema identico ao que eu utilizo.

1 curtida