Atualizar Linux mint 20 direto do 19.3 sem backup

Alguém teve problema atualizando o linux mint do 19.3 para o 20? Estou pensando em atualizar sem backup pois não tenho muito espaço para tal.

Eu já atualizei ele via terminal pra ter a experiência, mas vejo muita gente dizendo que é melhor fazer formatação pq a base do Ubuntu foi trocada. Eu acabei tendo esses problemas depois que fiz a atualização por terminal, coisa simples mas que pra mim que era novata foi algo assustador. Agora estou usando a versão 20 pq fiz formatação, e te recomendo fazer o mesmo, pra evitar dor de cabeça.

1 curtida

É relativamente fácil fazer essa atualização, mas é beeeem demorado.

O ideal é baixar a ISO da versão 20, gravar o pendrive e testar no modo live, pra ter maior garantia de que 100% do hardware será reconhecido.

Segue um tutorial que fiz tempos atrás:

1 curtida

Existem alguns fatores para que indiquem a atualização ou a instalação limpa.
Um deles, por exemplo, é verificar se todos os softwares que você usa tem suporte na versão. No grupo do Mint vi relatos de problemas com versionamento e com aceitação de impressoras. O ideal é você fazer a instalação limpa, mas se quer arriscar ter estes problemas ou não, é uma boa experiência. No mais, aqui você encontra um tutorial do próprio Clem ensinando a fazer esta atualização e respondendo perguntas básicas; recomendo que leia.

Edit: segue aqui o tutorial mais atualizado.

1 curtida

Tá bem defasado esse tutorial, até pq já não existe mais a ferramenta gráfica. Quando fui fazer o tutorial acima, fucei e não achei a opção Backup Tool (nem mesmo em pt_br).

1 curtida

Segue o mais atual:

https://linuxmint-user-guide.readthedocs.io/en/latest/upgrade-to-mint-20.html

1 curtida

A receita para ter problemas na atualização é não seguir a recomendação de desinstalar todos os softwares de terceiros.

“Ah, mas é só um pacote do ppa X ou um programa que instalei fazendo download do pacote .deb”

Pois é, bem isso vai empacar a atualização. O “atualizador” do mint já tem umas verificações e avisa da situação.

No final, nos dois casos (atualização ou reinstalação) vc vai ter que instalar os pacotes externos novamente.

1 curtida

Acabei conseguindo fazer o backup, e atualizei pelo terminal mesmo, tive que desativar uns ppa’s e fazer downgrade em uns apps, foi muuuito demorado, mas aparentemente não deu problema, estou usando desde ontem, não precisei do backup, mas claro deixa a pessoa mais segura em faze né, mas brigadão pelas dicas pessoal!