ACPI BIOS Error

Atualizei de 19.3 para 20 pelo terminal e tava tudo funcionando mas quando liguei o notebook deu esse erro:

[ 0.337416] ACPI BIOS Error (bug): Could not resolve symbol [_SB.PCIO._OSC.C
DW11, AE_NOT_FOUND (20190816/psargs-330)
[0.337495] ACPI Error: Aborting method _SB.PCIO._OSC due to previous error
(AE_NOT_FOUND) (20190816/psparse-529)

e então mais um monte de coisa, desliguei o note pelo botão e liguei de novo e apareceu:

GRU GRUB versions 2.04
*Linux Mint 20 xfce
Opções avançadas para Linux Mint 20 xfce

e eu escolhi a primeira e ligou normal, mas meu wallpaper sumiu e quando vou mudar a pasta de wallpapers que vem com o sistema não aparece. O que aconteceu? O que faço? Alias tenho atualização de kernel para 5.4.0-47.51 (o que uso é 5.4.0-47-generic) pra fazer, devo atualizar?

Decidi então formatar e instalar o 20, mas os erros continuaram aparecendo na hora de ligar, mas durou 2 segundos também e logo o sistema iniciou normal, mas é chato que isso aparece toda vez que ligo o notebook. Não sei se isso importa mas a bateria do notebook não funciona mais, ele vive ligado na tomada pra poder funcionar.

Com o comando inxi -b tive esses resultados:
System:
Host: steph-mintxfce Kernel: 5.4.0-47-generic x86_64 bits: 64
Desktop: Xfce 4.14.2 Distro: Linux Mint 20 Ulyana
Machine:
Type: Other-vm? System: Acer product: Aspire 4720Z v: N/A
serial:
Mobo: Acer model: Nestos serial: BIOS: Acer
v: 1.3808 date: 02/18/2008
Battery:
ID-1: BAT1 charge: 14.7 Wh condition: 14.7/48.8 Wh (30%)
CPU:
Dual Core: Intel Pentium Dual T2390 type: MCP speed: 1025 MHz
min/max: 800/1867 MHz
Graphics:
Device-1: Intel Mobile GM965/GL960 Integrated Graphics driver: i915
v: kernel
Display: x11 server: X.Org 1.20.8 driver: modesetting unloaded: fbdev,vesa
resolution: 1280x800~60Hz
OpenGL: renderer: Mesa DRI Intel 965GM (CL) v: 2.1 Mesa 20.0.8
Network:
Device-1: Broadcom and subsidiaries BCM4312 802.11b/g LP-PHY driver: wl
Device-2: Broadcom and subsidiaries NetLink BCM5787M Gigabit Ethernet PCI
Express
driver: tg3
Drives:
Local Storage: total: 149.05 GiB used: 15.91 GiB (10.7%)
Info:
Processes: 171 Uptime: 1h 27m Memory: 2.91 GiB used: 1.96 GiB (67.2%)
Shell: bash inxi: 3.0.38

Isso só começou a acontecer com a versão 20, com a versão 19.3 isso não acontecia.

Se o notebook e o sistema estão funcionando, e o problema é apenas uma mensagem de erro durante a tela de inicialização do sistema, eu em seu lugar ignoraria isto, pois pode ser apenas uma mensagem que começou a ser exibida para o usuário a partir da versão 20 um provável erro que talvez sempre ocorreu, mas não era exibido na versão 19.

Caso você queira “esconder” essa mensagem de erro, sugiro que faça um teste, experimentando acrescentar um parâmetro ao arquivo do GRUB (Leia e faça com atenção):

1. Este comando fará backup do Grub para a sua Pasta Pessoal (arquivo oculto):

cp /etc/default/grub /home/$USER/.grub.bkp

1. Este comando irá abrir seu arquivo Grub:

sudo nano /etc/default/grub

Localize a linha “GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=”, e adicione as informações “quiet” e “splash”, como no exemplo abaixo:

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=“quiet splash”

Ctrl+X para sair, S para salvar, ENTER para concluir.

1. Agora atualize o Grub com o seguinte comando:

sudo update-grub2

Reinicie, e veja se a mensagem de erro foi ocultada.

1 Curtida

Se por algum motivo você quiser retornar as configurações padrões do GRUB, você pode alterar o arquivo manualmente, ou, se preferir, retornar o arquivo original, aquele que criamos um backup oculto na sua Pasta Pessoal.

1. Para retornar o arquivo original de backup ao sistema, execute:

sudo cp /home/$USER/.grub.bkp /etc/default/grub

1. Agora atualize o Grub com o seguinte comando:

sudo update-grub2

Reinicie.

1 Curtida

Muito obrigada por responder!! Eu to faz dias procurando sobre esse “problema”, hoje cansei de ver esse erro e formatei novamente, para a versão 19.3 que não mostrava esse erro. Aconteceu vários depois que formatei kkkk. Apareceu isso no inicio:

demorou um pouco mas iniciou normal e então quando eu fui instalar os codecs de multimidia acabou aparecendo isso:

mas pesquisei na internet e achei o comando pra instalar e deu certo.
Mas agora, quando desliguei o notebook pra ver se algum erro ia acontecer, apareceu isso:

Started bpfilter
[4764.287392] [drm:drm_atomic_helper_wait_for_flip_done [drm_kms_helper]] ERROR [CRTC:43:pipe B] flip_done timed out
[4774.523359] [drm:drm_atomic_helper_wait_for_dependencies [drm_kms_helper]] ERROR [CRTC:43:pipe B] flip_done timed out

e mais um que não deu tempo de tirar foto. O erro que relatei no post não aparece mais quando eu ligo o note, mas agora pra desligar aparece isso aí que falei, e depois disso ele desliga normal. Por quê isso está acontecendo agora?

Leia esta matéria, e diga se resolve o teu problema:

1 Curtida

DEU CERTO! Muito obrigada!! Quando fui adicionar video=SVIDEO-1:d percebi que já estava escrito quiet splash, então é realmente algo que já acontecia mas estava “escondido” e que acaba aparecendo na versão 20.

Hoje faz uma semana que sou nova usuária de Linux, e esses erros assustam muito kkkk. Muito obrigada pela sua ajuda, procurei em tudo que é lugar sobre aquele erro do post e ninguém me ajudava. Salvou minha vida, sério, muito obrigada!

Agora quando ligo o note só aparece um tipo de tela de login com tty1 se não me engano, e então depois aparece a parte de login mesmo pra colocar a senha, mas isso não é algo que me incomode e talvez seja até normal, não sei kk. E enquanto o sistema tá sendo carregado a parte do papel de parede fica preta e depois que carrega os ícones do painel daí sim que aparece o wallpaper, novamente, não é algo que me incomode, só queria informar mesmo.

1 Curtida

No início é natural ficar com um pouco de medo, é um novo ambiente, e o desconhecido assusta rsrs, mas com o tempo você vai pegando o jeito.

Essa tela preta de tty1 é normal, ela é visível enquanto o ambiente ainda está sendo carregado.

Em relação à demora para carregar ícones e wallpaper, isso pode ser algo normal do LinuxMint, pois também acontecia comigo quando usei ele uns 5 anos atrás, claro que a velocidade do HD também influencia no carregamento das coisas, talvez até mesmo diferentes interfaces gráficas carregam temas em velocidades diferentes.

Sempre que surgir dificuldades, pode publicar aqui no fórum, aqui todo mundo se ajuda.

Dica: Sempre anote em algum lugar seguro os comandos que resolvem seus problemas, seguidos com explicações para você não ficar perdida quando for ler no futuro, pois um dia estes rascunhos poderão te poupar tempo e dor de cabeça.

Não se esqueça de marcar aquela minha resposta como “Solução”, isso ajuda muito futuros iniciantes que tiverem o mesmo problema.

1 Curtida

Farei isso sim! Agora que tudo foi resolvido estou mais tranquila. Muito obrigada por toda sua ajuda!

1 Curtida