Testei a pouco o Peppermint nos 2 PCs, no Core 2 Duo E8400 e no i5 3470, mas antes mesmo de testar, pensei ter descoberto o problema, depois de ler isso no site deles:
A diferença mais significativa entre Debian e Devuan é o init sistema:
- Debian usa systemd como seu sistema init padrão
- Devuan foi criado especificamente para evitar systemd, oferecendo alternativas como SysV init, OpenRC e runit
Foi quando ao pesquisar sobre o Devuan, que achei ter descoberto a causa do problema:
O que é o Devuan?
Devuan é uma distribuição Linux que deriva do Debian, mas sem o systemd instalado por padrão.
Objetivos
- Proporcionar uma distribuição sem o systemd
- Respeitar a liberdade do usuário
- Manter um sistema sem systemd
- Permitir aos usuários recuperar o controlo sobre o seu sistema
História
- O Devuan foi iniciado em 2014
- O Debian 8 release “Jessie” causou polarização entre desenvolvedores e usuários Debian, devido à adoção do projeto systemd como padrão de inicialização
- Um grupo de usuários ligados ao sysv e contrários às desvantagens do systemd iniciaram o Devuan
Características
- O Devuan é um sistema open source
- O Devuan pode ser instalado em máquinas mais antigas e em computadores mais fracos
- O Devuan permite aos usuários recuperar o controlo sobre o seu sistema
Então baixei as duas ISOs:
PeppermintOS-Debian-64_loaded
PeppermintOS-devuan_64_xfce
E partir para os testes, todo animado que já poderia dar como encerrado esse tópico.
1- Testei primeiro a ISO do Debian, já sabendo que ia parar na tela com listras verdes, e não deu outra.
Chegou a aparecer o logo do Debian, ficou quase dois minutos nessa tela, e dispensa aqui colocar a tela com listras verdes novamente.
2- Fui todo confiante testar com a ISO do Devuan, que mostou o logo dele e também ficou quase 2 minutos para virar a tela
Só que…, tela com listras verdes também.
Então com o mesmo pen drive, fui testar no i5 3470, pelo menos para poder conhecer o sistema
Só pela tela de boas vindas, já me fez lembar do meu fidedigno OpenSUSE Liep 15.6
E ao dar uma boa fuçada no Peppermint, pude perceber que realmente também é um ótimo sistema, mesmo sendo leve e rápido, a sensação que tive que o OpenSUSE é mais ainda.
Dessa forma, embora eu tivesse feito de tudo, para usar o Debian nesse PC, acabei, de tanto testar Distros, descobrindo o OpenSUSE, e trocando o apt pelo zypper
, sem contar que o Yast2, te dá tantas facilidades, que tem vezes que até esqueço que estou usando o Linux.
Creio que quando um novato no Linux se sente assim, é sinal que encontrou a Distro certa, da mesma forma que você diz já estar casado com o Peppermint, no momento estou em união estável e Lua de Mel com o OpenSUSE, kkk…
Com isso, estou saindo daquela fase de ficar testando um monte de Distros, do mesmo jeito quando se procura por várias namoradas, kkk…
Agora falando sério, tenho 99,99% de certeza, que se eu colocar uma placa de vídeo offboard merreca, tipo uma AMD R5 230, esse problema acaba, mas eu é que não vou pagar para ver, kkk…