As frustrações de quem vem para o Linux

Lembra que eu comentei lá no outro tópico: CachyOS pede senha no Live CD - #5 de jricslima que um mesmo pen drive de boot tem diferença de máquina para máquina, pois aí está, antes que diga não quero cooperar passando as informações, isso para você entender, que o que você vê na sua máquina, pode ser visto de um modo diferente na máquina de outro usuário.

Boot no Core 2 Duo (o do problemático em questão)

Boot no i5 3470 (apenas para comparação)
Nesse todos os Live CD funcionam normalmente, por ser melhor que o anterior.

Tá aí o que pediu.

No caso do i5 3470, não é pelo TAB e sim pela letra “e”

1 curtida

Testei a pouco o Peppermint nos 2 PCs, no Core 2 Duo E8400 e no i5 3470, mas antes mesmo de testar, pensei ter descoberto o problema, depois de ler isso no site deles:
A diferença mais significativa entre Debian e Devuan é o init sistema:

• Debian usa systemd como seu sistema init padrão
  • Devuan foi criado especificamente para evitar systemd, oferecendo alternativas como SysV init, OpenRC e runit

Foi quando ao pesquisar sobre o Devuan, que achei ter descoberto a causa do problema:

O que é o Devuan?

Devuan é uma distribuição Linux que deriva do Debian, mas sem o systemd instalado por padrão.

Objetivos

• Proporcionar uma distribuição sem o systemd
  • Respeitar a liberdade do usuário
  • Manter um sistema sem systemd
  • Permitir aos usuários recuperar o controlo sobre o seu sistema

História

• O Devuan foi iniciado em 2014
  • O Debian 8 release “Jessie” causou polarização entre desenvolvedores e usuários Debian, devido à adoção do projeto systemd como padrão de inicialização
  • Um grupo de usuários ligados ao sysv e contrários às desvantagens do systemd iniciaram o Devuan

Características

• O Devuan é um sistema open source
  • O Devuan pode ser instalado em máquinas mais antigas e em computadores mais fracos
  • O Devuan permite aos usuários recuperar o controlo sobre o seu sistema

Então baixei as duas ISOs:

PeppermintOS-Debian-64_loaded

PeppermintOS-devuan_64_xfce

E partir para os testes, todo animado que já poderia dar como encerrado esse tópico.

1- Testei primeiro a ISO do Debian, já sabendo que ia parar na tela com listras verdes, e não deu outra.

Chegou a aparecer o logo do Debian, ficou quase dois minutos nessa tela, e dispensa aqui colocar a tela com listras verdes novamente.

2- Fui todo confiante testar com a ISO do Devuan, que mostou o logo dele e também ficou quase 2 minutos para virar a tela

Só que…, tela com listras verdes também.

Então com o mesmo pen drive, fui testar no i5 3470, pelo menos para poder conhecer o sistema

Só pela tela de boas vindas, já me fez lembar do meu fidedigno OpenSUSE Liep 15.6

E ao dar uma boa fuçada no Peppermint, pude perceber que realmente também é um ótimo sistema, mesmo sendo leve e rápido, a sensação que tive que o OpenSUSE é mais ainda.

Dessa forma, embora eu tivesse feito de tudo, para usar o Debian nesse PC, acabei, de tanto testar Distros, descobrindo o OpenSUSE, e trocando o apt pelo zypper :sweat_smile:, sem contar que o Yast2, te dá tantas facilidades, que tem vezes que até esqueço que estou usando o Linux.

Creio que quando um novato no Linux se sente assim, é sinal que encontrou a Distro certa, da mesma forma que você diz já estar casado com o Peppermint, no momento estou em união estável e Lua de Mel com o OpenSUSE, kkk…

Com isso, estou saindo daquela fase de ficar testando um monte de Distros, do mesmo jeito quando se procura por várias namoradas, kkk…

Agora falando sério, tenho 99,99% de certeza, que se eu colocar uma placa de vídeo offboard merreca, tipo uma AMD R5 230, esse problema acaba, mas eu é que não vou pagar para ver, kkk…

1 curtida

No meu PC tenho 3 distros: Fedora, Linux mint e o chefe Peppermint
Tenho em mãos os melhores da tecnologia em sistemas operacionais.
Fedora tem como base o RHEL, Linux mint tem a base do Ubuntu e o Peppermint a base do Debian. Pai, mãe e filho uma família completa.

O seu OpenSUSE não fica atrás já que ele é baseado no núcleo central do Linux, domine-o e terá o melhor sistema da atualidade.

Eu criei um tópico testando o wine 10.1 no peppermint e o resultado foi extraordinário.

Nesse Core 2 Duo, tenho no SSD o condenado avô Windows 10 e o fidedigno OpenSUSE e no HD, numa partição estava o falecido bisavô Windows 7, deixei vazio a espera de um Debian, e na outra partição estava o Descontinuado LXLE, depois instalei no lugar dele um baseado no Debian, que nem lembro mais qual foi, que consegui rodar pelo Live CD no modo “Safe”, mas depois de instalado, não entra o sistema, fica na famigerada tela com listras verdes.

Resumindo, 2 sistemas no SSD e 1 sistema inoperante no HDD, sendo que dos 3, não domino nenhum deles :sweat_smile:

1 curtida

Dominar uma distro não é da noite para o dia, eu fiquei um ano no peppermint pra conseguir isso e ainda estou aprendendo com o sistema, o mesmo vai acontecer com você pois você não está sozinho, você tem o Diolinux pra te ajudar.
Um dia você pode pegar emprestado uma gpu offboard pra testar.

A versão que uso não é essa, essa é a mais recente e a minha é a versão Flagship

Famoso artefato na placa de vídeo :thinking: :thinking: :thinking:

O HW esta OK? Parece ser problema de RAM, placa de video ou placa-mãe.

Core 2 Duo E8400 3.0Ghz Lga Socket 775 com 8GB de RAM e placa gráfica onboard numa Gigabyte GA-Q35M-S2

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.