Vou tentar resumir aqui minha experiência, que creio ser bem parecida com a da grande maioria dos usuários tentando trocar o Windows pelo Linux, quero deixar bem claro que minha intenção não é desmerecer e muito menos exaltar uma e outra, cada SO, seja lá qual for, sempre terá suas vantagens e desvantagens e particularidades próprias, o foco aqui é listar algumas situações que desmotivam e fazem a grande maioria dos usuários, sem ou com poucos conhecimentos técnicos, retornarem para, ou manterem em dual boot o Windows na máquina, lembrando que é muito comum isso acontecer também em relação a quem só usa o Linux e ao tentar usar outra Distro, sempre acaba voltando para a anterior ou fazendo também um dual boot.
1-Suporte a máquinas antigas
Vou usar como exemplo uma de minhas máquinas antiga, de 16 anos atrás, um Core 2 Duo E8400 3.0Ghz Lga Socket 775 com 8GB de RAM e placa gráfica onboard numa Gigabyte GA-Q35M-S2
As Distros que conseguem rodar de boa o Live CD e instalar são:
antiX
LXLE (descontinuada)
Pupy
Bodhy
Kamarada (variante do openSUSE
openSUSE Liep 15.6
openSUSE Tumbleweed
Até quase um ano atrás, eu conseguia testar todas as variantes do Debian e Distros atuais pelo pen drive e cheguei a instalar numa partição do HD o Lubuntu, o tal da água viva, até que após uma atualização e ao reiniciar, o sistema não entrou, aparecendo pela primeira vez uma tela com listras verdes, o mesmo acontecendo com qualquer dos sabores do Mint e demais variantes do Debian, creio que foi por essa época que deixaram de dar suporte a arquitetura de 32 bits, cheguei a pensar ter sido isso a causa do problema, porém vi que não, pois essa máquina em questão é de 64 bits, a prova disso é eu já ter instalado até o Windows 11 nela e outras Disros 64 bits também, resumindo, tive que deixar o Lubuntu de lado e a partir daí, comecei uma marotona de testes de Distros de todos os tipos, embora minha preferência sempre foi pelo Debian.
2-As frustrações
antiX
Embora seja leve, rápido e com muitos aplicativos e diversas ferramentas pré-instaladas, mesmo selecionando o idioma e teclado corretos, o “ç” e acentos não funcionam como o esperado, segundo orientação de um canal dedicado, eu deveria pedir ajuda no Fórum deles.
LXLE
Também uma ótima Distro, leve e funcional, mas quem vai querer ficar usando uma Distro descontinuada?
Não fosse isso, estaria usando ela agora.
Pupy
Super leve porque carrega todo o sistema na memória, mas para instalar não é amigável, para os que vieram do Windows
Bodhy
Leve e bonita, mas nem tanto amigável para os novatos,
Debian (todos os sabores)
Mint (todos os sabores)
Ubuntu (todos os sabores)
Zorin
Arch
Não conseguem prosseguir no boot, após clicar tanto na primeira linha quanto na segunda opção “Safe mode”, ao iniciar o letreiro do boot, entra a tela com listras verdes.
O Debian consegue-se instalar, mas ao reiniciar após a instalação, entra na tela verde do mesmo jeito.
3-A salvação da Lavoura
Restaram apenas esses:
Kamarada (variante do openSUSE)
openSUSE Liep 15.6
openSUSE Tumbleweed
Eles possuem um poderoso reconhecimento de Hardware, rodam sem problemas no Live CD e instalam normalmente, são intuitivos, leves, rápidos e fáceis de usar.
Resumindo, enquanto muitos dizem por aí que no Windows você só tem duas opções, o 10 e o 11 e que no Linux são dezenas ou centenas, na prática isso pode não ser uma verdade para uma máquina antiga, em relação ao Linux, o qual se deverá fazer uma vasta pesquisa e testes, até descobrir qual irá cair bem na sua máquina.
Fica ai a dica para quem tem um Core 2 Duo E8400 3.0Ghz Lga Socket 775 com 8GB de RAM e placa gráfica onboard numa Gigabyte GA-Q35M-S2
Edit.: Já ia esquecendo da mais última frustração, que foi o motivo desse post.
Na segunda-feira passada, baixei o CachyOS pelo site oficial na opção SourceForge, mais o Live CD pede Usuário e Senha, que não é informado no site, isso fez eu criar esse post: CachyOS pede senha no Live CD e seguindo as orientações dadas nas respostas, baixei ontem a noite uma nova ISO, também pelo site oficial, dessa vez usando a opção “Link direto”, e a única diferença, é que nessa já vem marcado o Usuário como “liveuser”, mas o problema da senha continua, não se acha em canto algum da WEB.
São esses tipos de coisas que frustram os recém-chegados no mundo Linux.
Atualizado em 12/02/2025 12:06