As frustrações de quem vem para o Linux

Vou tentar resumir aqui minha experiência, que creio ser bem parecida com a da grande maioria dos usuários tentando trocar o Windows pelo Linux, quero deixar bem claro que minha intenção não é desmerecer e muito menos exaltar uma e outra, cada SO, seja lá qual for, sempre terá suas vantagens e desvantagens e particularidades próprias, o foco aqui é listar algumas situações que desmotivam e fazem a grande maioria dos usuários, sem ou com poucos conhecimentos técnicos, retornarem para, ou manterem em dual boot o Windows na máquina, lembrando que é muito comum isso acontecer também em relação a quem só usa o Linux e ao tentar usar outra Distro, sempre acaba voltando para a anterior ou fazendo também um dual boot.

1-Suporte a máquinas antigas

Vou usar como exemplo uma de minhas máquinas antiga, de 16 anos atrás, um Core 2 Duo E8400 3.0Ghz Lga Socket 775 com 8GB de RAM e placa gráfica onboard numa Gigabyte GA-Q35M-S2

As Distros que conseguem rodar de boa o Live CD e instalar são:

antiX
LXLE (descontinuada)
Pupy
Bodhy
Kamarada (variante do openSUSE
openSUSE Liep 15.6
openSUSE Tumbleweed

Até quase um ano atrás, eu conseguia testar todas as variantes do Debian e Distros atuais pelo pen drive e cheguei a instalar numa partição do HD o Lubuntu, o tal da água viva, até que após uma atualização e ao reiniciar, o sistema não entrou, aparecendo pela primeira vez uma tela com listras verdes, o mesmo acontecendo com qualquer dos sabores do Mint e demais variantes do Debian, creio que foi por essa época que deixaram de dar suporte a arquitetura de 32 bits, cheguei a pensar ter sido isso a causa do problema, porém vi que não, pois essa máquina em questão é de 64 bits, a prova disso é eu já ter instalado até o Windows 11 nela e outras Disros 64 bits também, resumindo, tive que deixar o Lubuntu de lado e a partir daí, comecei uma marotona de testes de Distros de todos os tipos, embora minha preferência sempre foi pelo Debian.

2-As frustrações

antiX

Embora seja leve, rápido e com muitos aplicativos e diversas ferramentas pré-instaladas, mesmo selecionando o idioma e teclado corretos, o “ç” e acentos não funcionam como o esperado, segundo orientação de um canal dedicado, eu deveria pedir ajuda no Fórum deles.

LXLE

Também uma ótima Distro, leve e funcional, mas quem vai querer ficar usando uma Distro descontinuada?
Não fosse isso, estaria usando ela agora.

Pupy

Super leve porque carrega todo o sistema na memória, mas para instalar não é amigável, para os que vieram do Windows

Bodhy

Leve e bonita, mas nem tanto amigável para os novatos,

Debian (todos os sabores)

Mint (todos os sabores)

Ubuntu (todos os sabores)

Zorin

Arch

Não conseguem prosseguir no boot, após clicar tanto na primeira linha quanto na segunda opção “Safe mode”, ao iniciar o letreiro do boot, entra a tela com listras verdes.

O Debian consegue-se instalar, mas ao reiniciar após a instalação, entra na tela verde do mesmo jeito.

3-A salvação da Lavoura

Restaram apenas esses:

Kamarada (variante do openSUSE)
openSUSE Liep 15.6
openSUSE Tumbleweed

Eles possuem um poderoso reconhecimento de Hardware, rodam sem problemas no Live CD e instalam normalmente, são intuitivos, leves, rápidos e fáceis de usar.

Resumindo, enquanto muitos dizem por aí que no Windows você só tem duas opções, o 10 e o 11 e que no Linux são dezenas ou centenas, na prática isso pode não ser uma verdade para uma máquina antiga, em relação ao Linux, o qual se deverá fazer uma vasta pesquisa e testes, até descobrir qual irá cair bem na sua máquina.

Fica ai a dica para quem tem um Core 2 Duo E8400 3.0Ghz Lga Socket 775 com 8GB de RAM e placa gráfica onboard numa Gigabyte GA-Q35M-S2

Edit.: Já ia esquecendo da mais última frustração, que foi o motivo desse post.

Na segunda-feira passada, baixei o CachyOS pelo site oficial na opção SourceForge, mais o Live CD pede Usuário e Senha, que não é informado no site, isso fez eu criar esse post: CachyOS pede senha no Live CD e seguindo as orientações dadas nas respostas, baixei ontem a noite uma nova ISO, também pelo site oficial, dessa vez usando a opção “Link direto”, e a única diferença, é que nessa já vem marcado o Usuário como “liveuser”, mas o problema da senha continua, não se acha em canto algum da WEB.

São esses tipos de coisas que frustram os recém-chegados no mundo Linux.

Atualizado em 12/02/2025 12:06

Queria poder por as mãos nesse hardware, pra poder corrigir os problemas para o TigerOS

Esse também já testei e dá o mesmo problema no boot, de tela com listras verdes.

Pra conseguir corrigir o problema, é mais fácil estando com o hardware em mãos.

Sim, já tentei de tudo, o BIOS está atualizado e cheguei a suspeitar de problemas nas memórias e até mesmo no vídeo onboard, mas logo descartei essas hipóteses pelo fato do openSUSE rodar no Live CD e instalar de boa, ao que parece o problema está mesmo na Distro raíz, tipo o Debian, que faz com que todas as variantes dele, herdem o mesmo problema.

O sistema chega a carregar o desktop?

Chega até nas opções do menu de boot, ao clicar, a tela vira e chega a mostrar a imagem do logotipo inicial do Debian por exemplo, após um tempinho, ao virar a tela, chega a mostrar as primeiras linhas do boot, para iniciar o sistema, mas logo aparece a tela com listras verdes, em outras Distros, o Live CD funciona se eu for na segunda opção do menu de boot, “Safe mode”, mas ao instalar e após reiniciar, acontece o mesmo problema da tela com listras verdes e para por aí, mudando as vezes para listras cinza e marrom.

Então o “safe mode” funciona? Poderia mandar uma foto de:

1. Inicie o live cd
  2. Selecione com as setas sem pressionar Enter
  3. pressione “E” no teclado

Por gentileza?

Sim, em alguns casos, em algumas Distros, o “Safe mode” funciona, mas como eu disse, depois de instalado e reiniciar o sistema, o boot para numa tela com listras verdes,

No momento estou de Home Office, no PC da sala, um i5 3470, e no ar-condicionado, rs e esse Core 2 Duo está no momento desligado lá no calorão do quarto, assim que der eu mando as fotos por aqui.

Manda uma foto seguindo os passos por gentileza quando puder e aí eu trabalho numa correção pro tiger

Boa tarde rapaz, você acabou de dizer que sua intenção não é desmerecer e muito menos exaltar uma e outra mas o seu texto diz outra coisa, a meu entender você está jogando praticamente toda a responsabilidade do linux a 1 hardware em específico. Bom você pode dizer que não mas prepare-se pois os outros que entrarem em seu tópico vai dizer mais coisas.

Caso esteja curioso, aqui está o link com informações de todos os processadores que passaram na mão do pinguim.
https://br-linux.org/linux/compatibilidade-linux-processadores

O seu processador não tá na lista exceto o Core 2 Duo E6600
Vale ressaltar que as vezes o vídeo onboard em pcs antigos podem não ter muito suporte ao pinguim exceto os de hoje cujo recurso é feito pelo processador 2 em 1 GPU e CPU

Não é com a ISO do Tiger, mas acontece do mesmo jeito com a maioria das ISOs, exceto com a do openSUSE

Linux para desktop é um correr por fora, uma rota alternativa, e isso tem um preço: a indústria de hardware não prioriza as distribuições, e os problemas de compatibilidade com equipamento vão acontecendo… Felizmente, essa questão melhorou muito na última década, e continua melhorando.

De todo modo, fiquei encafifado com o fato de o “ramo Debian e Ubuntu” ter começado a ter problemas com essa máquina, mas antiX e Bodhi Linux não. Afinal, antiX é baseado diretamente no Debian, e o Bodhi tem base no Ubuntu (tal qual o finado LXLE — rest in Peace).

No mais, se o ramo OpenSUSE atende bem, não há nada perdido. É um ótimo ramo de distribuições.

No Bunsenlabs o modo fail-safe funciona? Isso é inicia o sistema? Se funcionar, manda mais uma foto:

Sem o enter vai até “fail-safe” e aperta TAB

Obrigado pelas informações, mas lamento se interpretou errado, assim como muitos outros que virão, como você mesma disse, mas não estou aqui para debater, apenas para expor e tentar descobrir os motivos do problema e você acabou de contribuir com as suas informações.

Obrigado mais uma vez.

Sim, algumas variações do Debian, se mostram mais compatíveis que o próprio Debian, eu também gostaria de entender isso melhor.

Edit.: Lembrando que minha preferência sempre foi o Debian, há e lembrei agora, consegui sim instalar o Debian com XFCE, mas como eu estava com adaptador Wi-Fi da TP-Link, ele não reconheceu e instalou sem rede cabeada, e para configurar isso depois, é uma dor-de-cabeça para novos usuários, coisa que as derivadas facilitam, entende?

Atualizado em 12/02/2025 16:21

Mas eu já te respondi isso lá atrás:
“Sim, em alguns casos, em algumas Distros, o “Safe mode” funciona, mas como eu disse, depois de instalado e reiniciar o sistema, o boot para numa tela com listras verdes,”

O Bunsenlabs e todo sos sabores do Debian, são exemplos disso.

Isso me parece problema de compatibilidade com a versão do Kernel, pois o Busenlabs Boron, que é baseado no Debian 12 que usa o Kernel na versão 6.1, e o OpenSUSE Leap se não me engano, usa o 5.15. Então pelo fato de seu processador ser relativamente antigo(2008), o melhor seria utilizar distribuições que ainda dão suporte ao 5.xx.

Já tentou o boot com “nomodeset”?

O kernel do openSUSE Leap 15.6 é o Linux Kernel 6.4. e é o que estou usando nesse Core 2 Duo E8400 em Dual boot com o Windows 10

Não entendo por que o Lubuntu funcionava antes e depois de uma atualização e de lá para cá não funciona mais?

Mesmo que eu instale uma versão antiga dele, basta atualizar e ao reiniciar entra a tal tela com listras verdes, é isso que eu queria entender.
É como se algum suporte ao vídeo onboard dessa máquina, tivesse sido retirado.

Acho que matei a charada, quando pararam de dar suporte ao 32 bits, fizeram uma limpeza e nessa o suporte que havia antes para a minha máquina se foi junto, por ser antiga, mesmo sendo ela de 64 bits