Baixei a ISO do CachyOS e ao testar pelo Ventoy, para entrar no sistema está pedindo Usuário e Senha, chutei “live” como usuário, ele aceitou e partiu para a senha, tentei essas, mas sem sucesso:
live
user
1234
cachyos
Não encontro em canto algum da WEB essa informação, nem mesmo no site oficial deles, caso alguém já o tenha testado, por favor informe aqui.
Em uma discussão no Reddit alguém comentou que as imagens mais recentes não estão com esse problema de pedir senha. Sugiro baixar uma nova imagem de data mais recente possível e testar novamente.
Opa, obrigado pelo retorno, mas é estranho isso, pois baixei essa ISO na segunda feira passada, do site oficial deles, contudo, irei baixar novamente.
Admiro muito os seus vídeos e abordagens, sucesso a toda equipe do Diolinux!
Então, ele aceita o user como live e esqueci de informar que também tentei a senha em branco, mas amanhã irei tentar sua sugestão e darei retorno.
Obrigado, mas agora fiquei pensando aqui, apesar dos comentários lá no regedit de que as novas ISOs não pede mais a senha, mesmo assim não sabemos ao certo qual seria a senha correta
Edit.: Então, como eu disse anteriormente ao eddiecsilva, baixei novamente, dessa vez pelo link direto, e única diferença é que já veio setado o usuário como: liveuser, mesmo deixando a senha branco, como você sugeriu, não entra no sistema.
Estou pensando em criar um tópico apresentando todas as frustrações e representando a grande maioria dos usuários que estão tentando sair do Windows para usarem o Linux, no seu dia-a-dia .
Tentei editar minha resposta, mas por três vezes dá o mesmo erro ao Salvar a edição, mas apenas aqui no seu perfil.
Edit.: Ontem mesmo a noite, baixei novamente a ISO pelo site oficial, dessa vez pelo link direto, e não pelo SoucerForge, e ao que parece as ISOs não são as mesmas, pois nessa, já veio marcado o User como: liveuser, e o problema da senha continua.
Acabei de baixar o CachyOS, joguei no ventoy, TPM ativo na BIOS (mesmo que não seja recomendado), escolhi para dar boot em normal mode no ventoy e escolhi NVIDIA e em nenhum momento me foi solicitado login/senha. Deve ser algo na criação do seu pendrive bootavel
Também estou usando o Ventoy e também dei boot em normal mode, mas aparece uma tela de login do próprio CachyOS, mas já percebi uma coisa, no Linux o boot nunca é sempre igual, ele muda de acordo com algumas situações, tipo, se estou num SSD, HD ou como já aconteceu, em outra máquina aqui, um i5 3470 e para confirmar isso, farei o teste com a mesma ISO no mesmo pen drive nesse i5 3470 e depois darei retorno aqui.
Edit.: Aqui estão as fotos, como prova do que eu falei.
Percebem agora o porque das dificuldades dos novos usuários no mundo Linux?
Uma vez que mesmo os mais entendidos querendo ajudar, podem estar falando linguagens diferentes, uma vez que um mesmo pen drive de boot, se comporta diferente em máquinas diferentes, pelo que sei esse tipo de coisa não acontece no Windows, e agora entendo porque o símbolo do openSUSE é um camaleão, e porque ele é um dos poucos que roda em qualquer máquina, antiga ou nova.
Viu minha última postagem?
Como se explica o mesmo pen drive dando boot numa máquina, a Distro pedir senha e na outra máquina não?
Será que os Devs saberiam explicar sobre isso?
@eddiecsilva considerando que o Cachy é terminal-centric não faria mais sentido recategorizar para Avançado/Terminal ou só Linux ? Estar na categoria Iniciantes passa uma ideia errada de indicação do Cachy pra quem é de fora
Justifico, na própria home do projeto já presume que o usuário saiba o que é um scheduler de baixo nível e até algumas opções “off-grid” como EEVDF, sched-ext, ECHO e RT
Não consegui acompanhar toda a discussão, mas, mesmo que do nosso ponto de vista pareça tudo igual, não é tão simples assim comparar processadores de gerações tão diferentes.
Há muito tempo vem sendo gradualmente removido do kernel e de outros projetos importantes o suporte “ativo” a hardwares obsoletos, um dos objetivos é diminuir o esforço de manutenção do kernel. E também, ao diminuir o suporte a hardware legado fica mais fácil otimizar o kernel para se beneficiar de recursos presentes em hardwares modernos.
Se você comparar os dados técnicos desse Core 2 Duo (2008) com o i5 3470 (2012), vai perceber que está comparando coisas muito diferentes em termos de engenharia.
Migrar de qualquer sistema operacional para Linux é um momento complicado e vão aparecer muitas pedras no caminho, algumas vamos conseguir empurrar pro lado e outras (como usuários que somos) só nos resta sentar em cima e esperar para ver se os Devs em algum momento lidam com o problema.
Uma tendência é que cada vez menos distros “modernas” lidem bem com hardware antigo, fazendo com que a maioria das pessoas que dependem desses equipamentos precise optar por distros de nicho para poderem seguir utilizando o equipamento.
Isso é off-topic, mas apenas para não deixar sem resposta: a categoria está correta porque se trata da dúvida de um usuário iniciante sobre um sistema que ele escolheu. O sistema ser adequado ou não para esse cenário não faz parte do escopo do nosso fórum.