Arch Linux Duvidas para migrar

Bem Amigos meu Uso no Linux começou la em meados de 2005 com aqueles discos do Ubuntu que a canonical enviava, fui usuário Ubuntu ate o dia que a canonical decidiu ir para o Gnome novamente (sim eu amava o Unity) e também pelas atitudes não muito legais da Canonical, então em meados 2016 migrei para o Fedora, onde fiquei maravilhado de como tudo funcionava bem fluido e sem quebras, esse ano decidi experimentar algo novo, e fui para o OpenSuse e gostei muito do sistema e da estabilidade dele mesmo na versão TW, a qual se matem estavel ate os dias de hoje porem, devido a valve estar migrando para o Arch e ser um sistema que eu sempre tive curiosidade e respeito, decidi em uma das minhas maquinas migrar para o Arch… porem antes ai vem as duvidas

Quão rapido é o Pamac em relação ao DNF APT ou mesmo Zypper…

De fato os repositorios do Arch tem tudo? quando digo tudo Microsoft Edge, Brave, steam etc

E como fica a questão de privacidade no arch

Irei migrar para o Arch via o Arch Gui Install ou vocês acham melhor pegar uma distro baseada em Arch

Abraços a todos que responder por aqui

Nunca usei Arch, mas usei o Manjaro e pode ser que dê uma ajuda:

Sinceramente nunca fiz uma comparação, uso o OpenSuse TW no momento e o zypper é bem rápido e bonito (bem mais que o pamac)

O AUR sim.

Talvez seja melhor uma distro baseada no Arch para começar, como o próprio Manjaro ou o EndeavourOS.

Tópico triplicado?

não sou a melhor pessoa para falar a respeito do arch Linux, mas vou responder com um mês de experiência que tenho com ele.

eu acho o pacman super rápido, principalmente quando vc ativa os downloads em paralelo.

o que não tem nós repositórios oficiais vc encontra no AUR e em repositórios de terceiros. o pessoal recomenda ter cautela com o AUR (e tem que ter mesmo) mas qual a graça do arch sem o AUR?

em que sentido?

eu sinceramente prefiro o arch puro do que esses arch bases pq eles são uma bagunça e vem cheio de tranqueira que eu não uso.

2 curtidas

bem amigos migrei para o Arch por meio da Iso do Arch Gui ,instalação insanamente rapida e a inicialização do sistema e muito mas muito rapida, parece que fiz raid do meu ssd…

Instalei o Pamac e simplismente é lindo ta tudo la Snaps, Flats e o AUR, e pela primeira vez numa distro linux ate o momento não precisei recorrer ao browser para instalar algo que eu precise, tudo consigo no Pamac de maneira simples e rapida… e meu deus como os pacotes baixam rapido

4 curtidas