Se você usa Linux há algum tempo, provavelmente já ouviu falar do Arch Linux.
A ISO do Arch Linux oferece, basicamente um Shell ZSH para instalar e configurar o SO manualmente.
Nesta etapa, geralmente os usuários iniciantes já pulam fora. A instalação do Arch é bem complicada para quem não entende do assunto, as vezes até seguindo tutoriais dá pra quebrar o SO e não conseguir iniciá-lo.
Enfim, para isso existem scripts que auto-configuram o SO, ou mesmo instaladores gráficos como o ZenInstaller.
Mas qual a real vantagem em usar um SO que demora muito para instalar, e que necessita de scripts externos caso você não saiba o que está fazendo? Por que não só instalar o Ubuntu ou o Linux Mint?
Pois então, criei este tópico para citar e debater as reais vantagens de usar o Arch Linux. Que começe então a minha lista:
- Controle total sobre o sistema operacional
Esta instalação complicada possibilita uma coisa: você pode controlar exatamente o que vai ou não estar no seu SO logo na instalação. Por mais que se faça isso em qualquer outro, na instalação do Arch, seu sistema já sai liso e rodando exatamente como você quiser. Por exemplo, o Mint pode até já sair pronto para uso, mas uma coisa eu te garanto: você não vai usar tudo o que vem lá.
Lá existe muita redundância (aplicativos que fazem a mesma coisa), o que principalmente para quem tem pouco armazenamento faz diferença, além de consumir menos memória.
- Muitos programas disponíveis
Por mais que o Arch não seja uma referência em facilidade de instalação de programas, seus repositórios Extra, Community e AUR são imensos, com quase todos os programas existentes disponíveis lá. Você pode instalar qualquer interface gráfica no Arch sem maiores problemas, ou por exemplo instalar vários programas que têm um acesso mais difícil por meio do AUR-helper
yay
.
- Sistema sempre atualizado na última versão
O Arch Linux adota um modelo de distribuição rolling-release. Isso significa que todos os pacotes sempre estarão na última versão. Mas qual a vantagem nisso? O seu SO sempre contará com os últimos recursos, correções de bugs e etc. Por exemplo, vamos supor que você usa o GNOME 3.34.2 no Arch Linux e ao mesmo tempo no Ubuntu (fixed-release). Então, a The GNOME Foundation lança o GNOME 3.36, com otimizações, melhorias e recursos que te interessam. No Arch, com um
sudo pacman -Syu
e uma reinicialização, você já terá a versão mais recente do GNOME e de tudo que o acompanha, enquanto no Ubuntu você terá que esperar a próxima release, por exemplo a 20.04 para ter as melhorias do GNOME 3.36.
- Comunidade e documentação
Por mais que a comunidade do Arch seja bem tóxica (Warning: não chegue na comunidade Arch falando que instalou por script) ela é bem prestativa, com usuários experientes que na maioria das vezes sabem o que tá acontecendo e como resolver.
Além disso, a Arch Wiki posssui muita documentação que ajuda desde com a instalação até com a manutenção.
E você? Quais você acha serem as vantagens (ou desvantagens) em usar o Arch? Comente aí em baixo