Vantagens em usar o Arch Linux

Perfeitamente…

Numa distro de propósito geral, a finalidade é subjetiva.

1 curtida

Eu também utilizo o Arch na minha máquina “ganha pão” e me atende perfeitamente. Ter pacotes atualizados está, de fato, longe de ser um “fetiche”, muito pelo contrário, é uma necessidade da grande maioria das pessoas que estudam ou trabalham com desenvolvimento.

Enfim, há benefícios em pacotes atualizados, assim como também há benefícios em pacotes estáveis. Vai depender sempre do propósito do usuário, voltando, assim, a subjetividade uhsahusaa. Eu falo que esse tipo de “discussão” é perda de tempo husauhhusaa.

2 curtidas

Ah, agora entendi. Enfim, coisas da nossa língua. De fato, o Arch não se encaixa em um categoria específica, por assim dizer.

1 curtida

3 curtidas

Estou usando o Arch há 3 semanas, depois de uma instalação bem sucedida. SO muito bom, leve, rápido, com ótimo desempenho, consumidor de menos memória, muita documentação disponível e comunidade participativa. Cito apenas uma “desvantagem”, em relação ao Ubuntu e Deepin que usava antes (ainda uso…) que é o consumo da bateria: bem maior. Estou estudando para ver como consigo resolver isso, mas como exemplo, quando em uso pelo Ubuntu a bateria estava durando 1:30 horas e no Arch não chega a 50 minutos.
Obrigado.

leu isso
https://wiki.archlinux.org/index.php/TLP

1 curtida

Olá!
Li sim. Muito completo o artigo.
Efetuei todos os passos descritos, instalado com sucesso. Rodando no modo AUTO, demais configurações feitas etc. Inicializando com o sistema, tudo certo. Depois de reiniciar a máquina, ficou na bateria e durou exatos 37 minutos. Fiquei sem entender.
Saberia dizer quais as possíveis causas?
Obrigado :vulcan_salute:

Estranho…

Depois vejo a configuração

Acho que também tem este para otimizar

https://wiki.archlinux.org/index.php/Powertop

2 curtidas

Fiz a instalação do pacote, com sucesso.
Fiz o calibrate, também com sucesso.
Reiniciei a máquina sem o cabo de força e a bateria durou exatos 29 minutos.

Desinstalei o powertop, sem chances.

estranho

segue alguns links difrentes do arch wiki

TLP

POWERTOP

VEJA SE FUNCIONA…
Normalmente são estes aplicativos instalados em outras distros..

1 curtida

Faço parte da comunidade Arch, também faço parte das traduções de algumas pages, tipo não acho a comunidade tóxica, é pq como dito ae preservamos muito a archwiki lá tem muita informação e queremos que o usuário aprenda.

Gostei do artigo muito bom mesmo.
Gosto dessa liberdade do arch e de distribuições com esse mesmo estilo.

1 curtida

Bom Dia!

Infelizmente tudo continua na mesma com TLP e o Powertop na vi mais vantagens.
Muito Obrigado
:vulcan_salute:

vc já viu o cpupower?
https://wiki.archlinux.org/index.php/CPU_frequency_scaling
.

1 curtida

para mim a principal desvantagem do arch é a COMUNIDADE.

é impossível criticar o arch, não pode apontar defeito nem nada que vem um evangelista “irado” defender e mostras como a pessoa está equivocada e o arch é o melhor sistema.

é só mais um sistema, relaxem.

Ah, se a gente parar para pensar, toda comunidade de qualquer tema tem esse tipo de pessoa que adora encher o saco só porque ouviu/leu o que não queria.

O Arch Linux tem me chamado a atenção, mas por hora estou satisfeito usando o Manjaro que me permitiu instalar vários programas ao mesmo tempo, coisa que me agradou muito e que me fez deixar o mint.

1 curtida

Essa possibilidade já está no pacman na versão de teste.

Fiz a instalação, com sucesso, editei o grub_cmdline_linux_default, consultando as frequências encontrei boost não suportado e frequências 33999 MHz Max onde era esperado 25000.
E consultando o status, aparece como inativo.
Tentei usar o stacer para subir o serviço mas sem sucesso.

E no Ubuntu roda normal.

Não consigo entender, e com isso minha bateria dura muito pouco.

o cpupower não envolve o grub, e sim o cpupower (o binário)
pra isso melhorar, em teoria, seria só fazer:

sudo pacman -Syu cpupower
sudo nano /etc/default/cpupower #alterar para o governor que parece ser melhor
sudo systemctl enable --now cpupower

e desfrutar da sua possível bateria “nova” !

1 curtida

Toxicidade realmente não é problema específico do Arch. É uma realidade para qualquer outra distribuição ou mesmo qualquer outra coisa. Contudo, confesso que também tenho a impressão disso ser mais pronunciado na comunidade do Arch.

Eu acho a proposta do Arch bem interessante, mas ainda meio fora do meu alcance. E acho que não tenho o perfil… Se eu for deixar o Ubuntu, será pelo Manjaro.

1 curtida

Efetuei conforme documentação, inclusive instalando o cpupower-gui.
Mas o thermald não inicializa, a RPM fica na casa dos 4080 e a bateria, em condições normais de uso (internet , terminal e conky) durou exatos 23:22:53 minutos.

Muito louco isso,

1 curtida