Eu recentemente queimei minha placa de video e como não tô com grana e o processador não tem video integrado, comprei uma gt210 para pelo menos conseguir usar o pc.
Uso atualmente Ubuntu 20.04 mas vire e mexe o vídeo congela e tenho que reiniciar o pc. Queria uma alternativa de ambiente gráfico mais leve, vi que tem o i3wm mas não sei se vai ser tão fácil me acostumar com ele já que nunca usei. Estou cogitando usar o Xubuntu porque já usei antes, mas gostaria de saber vossas opiniões e sugestões.
Você pode testar outra DE sem precisar trocar de distro, se quiser testar algo leve e com um paradigma bastante diferente do GNOME, sugiro você dar uma olhada nos dois tópicos abaixo.
Algumas das sugestões são “tiling window managers” que ao invés de organizar as janelas dos programas em “janelas” adotando um esquema de “recortes” fatiando o espaço da tela. Este texto fala um pouco sobre TWM e tem links para conteúdos que podem te ajudar.
Já opções como o IceWM são ambientes gráficos alternativos que possuem suas próprias características, mas usam o esquema normal de janelas para organizar os programas.
mas é deles que estou falando fedora mate chega a consumir 600 a 800 mb!
enquanto no Debian é de 240 mb
xfce, lxqt e até o lxde também o consumo é bem acima
Não mencionei o Fedora MATE até porque a combinação com o Compiz o deixa mais pesado. O Fedora e o OpenSUSE, no geral, “puxam” um pouco mais de RAM, até por se instalarem por padrão em btrfs, e parece que os benefícios do btrfs têm como contrapartida uma “puxada” a mais de RAM. Mas vale observar que as últimas versões do Ubuntu MATE, do Lubuntu e até do MX Linux XFCE estão mais pesadinhas.
Testei o Debian em MATE recentemente, e carregava consumindo, de cara, entre 500 e 600 Mb de RAM.