Ambiente gráfico ou distro já pronta com ambiente gráfico leve

Boa galera,

Eu recentemente queimei minha placa de video e como não tô com grana e o processador não tem video integrado, comprei uma gt210 para pelo menos conseguir usar o pc.
Uso atualmente Ubuntu 20.04 mas vire e mexe o vídeo congela e tenho que reiniciar o pc. Queria uma alternativa de ambiente gráfico mais leve, vi que tem o i3wm mas não sei se vai ser tão fácil me acostumar com ele já que nunca usei. Estou cogitando usar o Xubuntu porque já usei antes, mas gostaria de saber vossas opiniões e sugestões.

Valeeeu!

Tem alternativas como o XFCE, LXDE e também os WM, como o i3wm.org, bspwm, awesome window manager etc.

Eu particularmente sinto-me confortável com o bspwm. Sistema de janelas em árvore ficou sensacional.

1 curtida

Olá @Almir_Neto tudo bem contigo.

Você pode testar outra DE sem precisar trocar de distro, se quiser testar algo leve e com um paradigma bastante diferente do GNOME, sugiro você dar uma olhada nos dois tópicos abaixo.

https://plus.diolinux.com.br/t/um-script-que-deixa-o-i3wm-pronto-como-num-passe-de-magica/39503?u=eddiecsilva

:vulcan_salute:

3 curtidas

tenta o icewm

2 curtidas

Valeu, vou ler os tópicos e testar esses ambientes!

1 curtida

Qual a diferença entre todos esses WM? Velocidade, compatibilidade, configurabilidade ou é só gosto mesmo kkk?

Sou bem leigo mesmo com relação a WM.

Algumas das sugestões são “tiling window managers” que ao invés de organizar as janelas dos programas em “janelas” adotando um esquema de “recortes” fatiando o espaço da tela. Este texto fala um pouco sobre TWM e tem links para conteúdos que podem te ajudar.

Já opções como o IceWM são ambientes gráficos alternativos que possuem suas próprias características, mas usam o esquema normal de janelas para organizar os programas.

:vulcan_salute:

4 curtidas

Distros já com ambiente gráfico leve:

• Bodhi Linux, a versão mais leve do Ubuntu. Seu ambiente gráfico é uma variação do Enlightment.
  • Trisquel Mini, uma variação do Ubuntu em LXDE e só com software livre.
  • AntiX, o sistema mais leve que conheço sem ser minimalista. Usa o iceWM e é baseado no Debian.
  • O próprio Debian, ou o Mageia, ou um dos Fedora spins, ou qualquer sistema que possa ser instalado direto em LXDE.
  • O OpenSUSE em iceWM (pode ser instalado direto com ele).
  • O Q4OS com a interface Trinity. (O PCLinuxOS também pode ser instalado direto com essa interface.)
3 curtidas

fedora é o menos leve

Mas há Fedora disponível em XFCE, LXQt e, até, LXDE e i3.

mas é deles que estou falando fedora mate chega a consumir 600 a 800 mb!
enquanto no Debian é de 240 mb
xfce, lxqt e até o lxde também o consumo é bem acima

Não mencionei o Fedora MATE até porque a combinação com o Compiz o deixa mais pesado. O Fedora e o OpenSUSE, no geral, “puxam” um pouco mais de RAM, até por se instalarem por padrão em btrfs, e parece que os benefícios do btrfs têm como contrapartida uma “puxada” a mais de RAM. Mas vale observar que as últimas versões do Ubuntu MATE, do Lubuntu e até do MX Linux XFCE estão mais pesadinhas.

Testei o Debian em MATE recentemente, e carregava consumindo, de cara, entre 500 e 600 Mb de RAM.