Como instalar e configurar plataformas.
Não tenho a mínima ideia.
O único que instalei foi o steam, mas não tenho ideia de como mexer.
Aonde fica os jogos, se tem como mudar o armazenamento e etc…
Como instalar e configurar plataformas.
Não tenho a mínima ideia.
O único que instalei foi o steam, mas não tenho ideia de como mexer.
Aonde fica os jogos, se tem como mudar o armazenamento e etc…
Olá! Tudo bem contigo?
Aqui no fórum e no blog temos artigos que cobrem o básico e alguns elementos avançados também.
Tem alguma dúvida em específico?
O funcionamento básico da Steam é bem similar a qualquer lojinha de apps de smartphones:
Os jogos por padrão ficam dentro da home do seu usuário e você pode sim adicionar ou mudar onde eles serão instalçados.
![]()
Obrigado.
Vou ler os artigos.
Todos os jogos que aparecem são compatíveis com o Linux?
Não necessariamente, você pode criar um filtro para mostrar jogos homologados para o Steam Deck - o que por consequência trará jogos compatíveis, porém, existem muitos jogos compatíveis que não são homologados para o Steam Deck vão acabar ficando de fora.
Atualmente uma grande parte dos jogos da Steam usam o Proton para rodar no Linux, então eles não são nativos de fato. Apenas usam essa camada de compatibilidade para ter acesso aos recursos de hardware do Linux que precisam para funcionar.
Minha sugestão é: se estiver interessado em algum jogo, entre na página dele e veja as informações de compatibilidade. Se quiser uma validação extra, pesquise pelo jogo no ProtonDB.
Role a página até quase o final.
A interface do ProtonDB é bem simples é só pesquisar normalmente. Na maioria dos jogos tem informações sobre ajustes de desempenho ou dicas para melhorar a estabilidade.
![]()