O Heroic Games Launcher é um lançador de jogos capaz de acessar nativamente suas bibliotecas nas plataformas GOG, Epic Games e Amazon Games. O MangoHud é uma ferramenta que permite monitorar o hardware do computador em tempo real na forma de um gráfico flutuante em jogos no Linux, bem similar ao MSI AfterBurner no Windows.
O problema é que fazer esses dois caras funcionarem juntos pode não ser muito simples em muitos sistemas baseados em Linux. Juntando informação aqui e ali, consegui identificar um “modo padrão” para fazer os dois trabalharem em harmonia de forma mais simples.
Mangohud is enabled, but mangohud executable could not be found on $PATH
Essa mensagem de erro é bem famosa, durante minhas pesquisas encontrei dezenas de entradas em fóruns e no Discord do Heroic. A solução, na verdade, é bem simples e uma mensagem de erro um pouco mais clara no Heroic, iria facilitar muito a vida dos usuários.
Esse problema acontece porque a versão mais atual do Heroic Games Launcher (no momento da escrita desse artigo) suporta a versão 23 do runtime do Flatpak, então, tudo o que precisa ser feito é instalar a versão correta do MangoHud.
Os exemplos que vou citar foram testados no Fedora 41 com o Heroic Launcher instalado via Flatpak.
flatpak install mangohud
Agora selecione a opção com a versão correta do runtime, neste exemplo, seria a opção 5 e pressione enter.
No Heroic Launcher, você pode ativar o MangoHud para todos os jogos entrando em “Settings/Game Defaults” e marcando a opção “Enable Mangohud”.
Ou, você pode ativar o Mangohud apenas em jogos específicos, clicando no ícones de configurações e na tela seguindo, acessando a aba de “Other”. Agora basta marcar a opção “Enable Mangohud”.
Com isso, o MangoHud será exibido em todos os jogos que forem suportados.
Evitando possíveis problemas
Aqui vai uma coleção de avisos sobre outros fatores que podem fazer o MangoHud não funcionar corretamente no Heroic Games Launcher.
- Se você tiver qualquer outra versão do MangoHud instalada no sistema, o Heroic vai se perder e não vai conseguir identificar a correta.
- Instalar o Goverlay quebra o MangoHud no Heroic, porque ele instala uma versão diferente.
- A Steam usa uma versão própria do MangoHud que não é compatível com o Heroic.
- Em alguns ambientes é indicado adicionar uma permissão extra para o Heroic usando o Flatseal, em meus testes essa variável não ajudou na solução do problema.
- Nenhuma versão do MangoHud dos repositórios das distros funcionou com o Heroic em Flatpak nos meus testes.
Espero que esta documentação ajude outras pessoas a utilizar o MangoHud com mais tranquilidade no Heroic Launcher em suas máquinas.
![]()







