Como instalar o MangoHud corretamente no Heroic Games Launcher

O Heroic Games Launcher é um lançador de jogos capaz de acessar nativamente suas bibliotecas nas plataformas GOG, Epic Games e Amazon Games. O MangoHud é uma ferramenta que permite monitorar o hardware do computador em tempo real na forma de um gráfico flutuante em jogos no Linux, bem similar ao MSI AfterBurner no Windows.

O problema é que fazer esses dois caras funcionarem juntos pode não ser muito simples em muitos sistemas baseados em Linux. Juntando informação aqui e ali, consegui identificar um “modo padrão” para fazer os dois trabalharem em harmonia de forma mais simples.

Mangohud is enabled, but mangohud executable could not be found on $PATH

Essa mensagem de erro é bem famosa, durante minhas pesquisas encontrei dezenas de entradas em fóruns e no Discord do Heroic. A solução, na verdade, é bem simples e uma mensagem de erro um pouco mais clara no Heroic, iria facilitar muito a vida dos usuários.

Esse problema acontece porque a versão mais atual do Heroic Games Launcher (no momento da escrita desse artigo) suporta a versão 23 do runtime do Flatpak, então, tudo o que precisa ser feito é instalar a versão correta do MangoHud.

Os exemplos que vou citar foram testados no Fedora 41 com o Heroic Launcher instalado via Flatpak.

flatpak install mangohud

Agora selecione a opção com a versão correta do runtime, neste exemplo, seria a opção 5 e pressione enter.

No Heroic Launcher, você pode ativar o MangoHud para todos os jogos entrando em “Settings/Game Defaults” e marcando a opção “Enable Mangohud”.

Ou, você pode ativar o Mangohud apenas em jogos específicos, clicando no ícones de configurações e na tela seguindo, acessando a aba de “Other”. Agora basta marcar a opção “Enable Mangohud”.

Com isso, o MangoHud será exibido em todos os jogos que forem suportados.

Evitando possíveis problemas

Aqui vai uma coleção de avisos sobre outros fatores que podem fazer o MangoHud não funcionar corretamente no Heroic Games Launcher.

  • Se você tiver qualquer outra versão do MangoHud instalada no sistema, o Heroic vai se perder e não vai conseguir identificar a correta.
  • Instalar o Goverlay quebra o MangoHud no Heroic, porque ele instala uma versão diferente.
  • A Steam usa uma versão própria do MangoHud que não é compatível com o Heroic.
  • Em alguns ambientes é indicado adicionar uma permissão extra para o Heroic usando o Flatseal, em meus testes essa variável não ajudou na solução do problema.
  • Nenhuma versão do MangoHud dos repositórios das distros funcionou com o Heroic em Flatpak nos meus testes.

Espero que esta documentação ajude outras pessoas a utilizar o MangoHud com mais tranquilidade no Heroic Launcher em suas máquinas.

:vulcan_salute:

6 curtidas

Adicionalmente, o mesmo para o gamecapture e gamescope, assim instala já os 3 na runtime atual usado pelo Heroic:

flatpak install flathub \
  org.freedesktop.Platform.VulkanLayer.MangoHud//23.08 \
  org.freedesktop.Platform.VulkanLayer.OBSVkCapture//23.08 \
  org.freedesktop.Platform.VulkanLayer.gamescope//23.08

Para adicionar permissão ao diretório de config do Mangohud via Flatseal:

E a cereja do bolo, para configurar o MangoHUD conheço o Goverlay e o FastHUD.

2 curtidas

testei o goverlay via distrobox e o appimage, funcionou para mudar o perfil do mangohud, aparentemente.. se refere ao pacote .deb / .rpm?

Instalei a versão dos repositórios no Fedora 41 e no CachyOS, em ambas, o Heroic não conseguiu carregar o MangoHud corretamente. Nos dois sistemas não existe nenhuma personalização ou configuração “fora da curva”, uso os repositórios padrão de cada distro e alguns pacotes flatpak.

:vulcan_salute:


é que o Goverlay usa o mangohud como dependencia para fazer o “preview” com o vkcube, e o Heroic Flatpak nem enxerga o Mangohud instalado via rpm, só o Flatpak, então não era para conflitar, como não conflitou aqui. Tenho Mangohud instalado como .rpm e o flatpak e o jogo via heroic aí… (só que o mangohud usado no heroic da print é o via flatpak, claro…)

1 curtida

Adoraria poder dar uma mega explicação técnica cheia de traces e logs, mas, da forma como eu descrevi, foi o único jeito que funcionou. :smiley:

P.S.: Só por curiosidade, você testou isso em outras distros além do Silverblue?

:vulcan_salute:

1 curtida