Ajuda de mudança para Linux

Depois de ver vários vídeos no canal do Diolinux e percebendo que meu computador da positivo estava travando demais com o Windows eu decidir mudar para o Linux. Estava utilizando o tutorial do diolinux labs até chegar na bios e bom não consigo botar o zorion para funcionar kskskskksk meio que empaquei, consegui tirar s security boot achei qual era meu pen drive mudei o id para Linux pq achei que esse poderia ser o problema e nada o máximo que consegui foi uma tela preta. Vídeo que eu falei (https://youtu.be/M92XLb7rkqw) se alguém conseguir me ajudar por favor (edição: achei o modelo do meu notebook e um Positivo Motion Gray Q464C. Não sei se isso ajuda mais tá ai) (Edição2: taquei tudo na ia ela falou para tentar o Mint que talvez eu não tivesse conseguido o zorion os por conta do “bootia32.efi (para UEFI 32-bit) ← seu notebook precisa DESTE” bom tentei o mint deu o mesmo problema tentei mudar para gpt também e nada não sei oq fazer)

Desliga o Fastboot, Cria pendrive de boot usando o ventoy ou balenaEtcher.

Qualquer duvida: Install Zorin OS - Zorin Help

1 curtida

Desativei o fastboot mais agora fiquei com a logo da positivo e não sai disso inclusive eu fiz todas as etapas do Rufus igualmente o vídeo mandou então eu tô com um pendrive de boot sim. Obg pela sua ajuda:)

Olá. :waving_hand:

Às vezes, em alguns hardwares, é necessário fazer uns ajustes para instalação.

Esse parece ser o caso do seu hardware: Positivo Motion Gray Q464C.

Não é difícil encontrar casos de gente pedindo ajuda pra fazer funcionar alguma coisa nesse dispositivo (som, touchpad, wi-fi,…).

(( Algumas pessoas, aparentemente, obtiveram êxito - segundo o Hardware Data Base. ))

Aqui no fórum postaram um tutorial (bastante referenciado):

… vê se funciona pra você também.

2 curtidas

provavelmente vc n conseguirá instalar o linux nele. ele não é um NoBo mas um tablet.

mas não custa nada tantar.

será que te ajuda? https://www.youtube.com/watch?v=hSy1dpq10Vg

1 curtida

Acabei de acordar vou testar e faça uma atualização qualquer coisa muito abrigado amigo

2 curtidas

Tentei mais acho que vou desisti até consegui formatar o pendrive para EXT4 mais não consigo formatar a ISO para lá acho que o Linux só não pega no PC mesmo

1 curtida

Eu pesquisei pelo modelo do notebook e no site da Positivo ele é vendido com Linux.

Você tá usando qual aplicativo pra fazer o pendrive bootavel do Linux?

Tô usando o Rufus para transformar o pendrive em pendrive bootavel. e bom quando ele chegou na minha mão ele tava com windows 10.

Também utilizei o ventoy e todos eles não da boot fica preso na tela da positivo/logo. Também vi esse vídeo aqui https://youtu.be/6iQ3UfOA0fI mais a BIOS desse cara é v2.17.1249 a minha tá na v2.18.1263, e não tem nem metade doque a dele têm.

Seguindo o guia que mandaram mais cedo, não teve diferença no erro? É bom reiniciar a BIOS pro padrão de fabrica e tentar de novo, como você estava seguindo um guia de IA, as configurações podem ter ficado bagunçadas.

Eu já tentei na bios nem aparece o pendrive se eu colocar ele nesse formato e pior como só tenho esse Pc em casa não consigo tacar a ISO lá dentro e extrair ou qualquer coisa do tipo porque o Windows não lê também.

Assim como eu disse ele antes tava dando tela preta apenas agora ele fica na logo da positivo eu sinceramente não sei oq fazer o pior que ele tem uma opção de alguma coisa id Linux que até ativei mais mudou nada

Fui ler aqui o guia com mais calma, e vi uns vídeos no YouTube também sobre o caso. Simplesmente não compensa instalar Linux nesse notebook, se a intenção era migrar pra melhorar o desempenho, talvez compense mais usar um Windows 10 LTSC (isso se funcionar).

Cara acho que meu problema tá sendo tanto o desempenho quanto o armazenamentos o Windows tá comendo o armazenamento dele inteiro

Se você realmente quiser tentar, é basicamente por aquele guia ali.

Inclusive, as duas distros que você tentou não são compatíveis, como tá escrito lá, só vai rodar se for baseado em Debian e KDE, tipo um Kubuntu da vida.

1 curtida

Lá no post original, teve um usuário que disse que rodou a Q4OS com mínimos problemas também.

1 curtida

Eu já tentei o kde do Fedora também esqueci de colocar lá mais foi tudo com o Rufus e sempre o mesmo problema.que Inveja tenho de quem conseguiu segundo o site que o mano mandou ( Positivo Q464C Notebooks )

Fedora e Debian são duas distros totalmente diferentes, não vai rodar mesmo. Essas duas aí que eu falei são baseadas em Debian.

1 curtida