Instalando Linux na linha Motion da Positivo

Requisitos:

• Pendrive formatado em EXT 4
  • Secure Boot desativado
  • Fastboot desativado
  • Amor pelo KDE Plasma (outras DEs não funcionam)
  • Base Debian (REHEL, SUSE e Arch travam no boot)

Configuração de boot

1. Pressione Delete enquanto liga
  2. Ative a guia “Advanced”
  • Em ACPI deixe tudo disabled, em ACPI Sleep State escolha “Suspend Disabled”
  1. Em Chipset
  • South Bridge > Audio Configuration, Deixe LPE Audio ACPI mode
  1. Em Security
  • Secure Boot > Disabled

F10 pra salvar, agora em Boot, escolha seu pendrive e prossiga a formatação normalmente

Essas são as configurações que você tem que fazer pro sistema reconhecer os drivers e poder suspender o notebook

Pós instalação

WiFi

O Linux reconhece o driver WiFi com a configuração errada, isso deixa o WiFi lento, corrija com:

echo "options rtl8723bs 11n_disable=1?" | sudo tee /etc/modprobe.d/blacklist-wifi-positivo.conf 

Som e webcam

Webcam não funciona por causa o driver de som da Intel

echo "blacklist snd_hdmi_lpe_audio" | sudo tee /etc/modprobe.d/blacklist-audio-positivo.conf 

Desempenho

Esses notebooks usam a linha Intel Mobile uma das mais afetadas pelas correções das falhas Meltdown e Spectre siga esse tutorial para recuperar o desempenho, seguindo esse guia você vai poder usar pelo menos 4 abas em HD no YouTube simultaneamente no Chrome (o que convenhamos é bem impressionante dado o porte do bichinho)+10 abas do Diolinux Plus

Problemas prováveis:

• Microfone não funciona: Sem solução ainda
  • Beep longo após alguns segundos tocando música ou vídeo:
echo "options snd_sof sof_debug=1" | sudo tee -a  /etc/modprobe.d/alsa-base.conf

Outras soluções aqui

• Touchpad não funciona:
sudo nano "/etc/default/grub"

Navegue até a linha começando por #GRUB_TIMEOUT e troque ela por

GRUB_TIMEOUT=1

Use Ctrl+O pra salvar
Se não resolver, ative o login com senha
Se não resolver, simplesmente feche a tampa do notebook após o login e abra de novo

Conclusão

Isso resolve a maioria dos problemas, mas aí você pode se perguntar: Por que esse trabalho todo? E a resposta é simples: oficialmente esses notebooks só suportam o Windows 10 21H2 o que é um problema grave já que o sistema perdeu suporte e pior mina na faixa de 70% do desempenho do notebook, com Linux dá até pra editar vídeo (básico mais dá) ou seja evita o descarte prematuro de hardware, a natureza agradece :slight_smile:

13 curtidas

o usuário linux é, antes de tudo, um guerreiro! :stuck_out_tongue_winking_eye:

5 curtidas

Onde e quando aplicá-las? Depois de a distro ser instalada?

1 curtida

Concordo que ficou confuso, eu reeditei

1 curtida

Eu não tenho permissão para editar o tópico mas aqui vai uma atualização:

WiFi

Com o mostrado no post a internet já fica perceptivelmente muito melhor, mas tem mais um truque, desativar o IPv6:

# Ativa o terminal em modo root
sudo su

Copia e cola isso:

(
  echo "net.ipv6.conf.all.disable_ipv6 = 1"
  echo "net.ipv6.conf.default.disable_ipv6 = 1"
  echo "net.ipv6.conf.lo.disable_ipv6 = 1"
  echo "net.ipv6.conf.tun0.disable_ipv6 = 1" 
) >> /etc/sysctl.conf

Para finalizar, vá em cada rede Wi-Fi nas Configurações, (Conexões, Escolha a conexão, Aba IPv6, em Método coloque desabilitado), exemplo:

E desative o IPv6, após reiniciar o WiFi vai estar estar com uma resposta muito mais rápida

Touchpad

Uma atualização corrigiu o problema no touchpad, usando o “Antigo e velho” driver Synaptics você deve conseguir resolver os problemas do touchpad com:

sudo apt install --upgrade xserver-xorg-input-synaptics
4 curtidas

desative o ipv6 tb no grub:

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=”ipv6. disable=1″

4 curtidas

Obrigado pelo complemento, todas as manipulações de driver dariam pra ser passado via parâmetro de boot, eu optei por não passar para a pessoa não confundir com o link para desativar as correções spectre/meltdown, a linha completa (até agora):

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash rtl8723bs.11n_disable=1 modprobe.blacklist=snd_hdmi_lpe_audio mitigations=off snd_sof.sof_debug=1 ipv6.disable=1"
4 curtidas

eu que agradeço pois tem comando aí que desconhecia. vivendo e humildemente aprendendo.

2 curtidas

Opa, bom dia, esse tutorial me salvou, Seguir todas as dicas e instalei o lubuntu, o problema do audio parou ( graças ao tutorial da cpu), percebi que o video travava e começava o beep. Ate o momento ta sendo possivel utilizar o youtube e algumas outras abas abertas.

3 curtidas

Depois de muito tempo fuçando descobri como fazer funcionar, por algum motivo o ALSA desativa microfones digitais, a solução é extremamente simples: ativar

echo 'amixer controls | grep "DMIC.*Enable"                    \
                      | cut -d= -f2                            \
                      | cut -d, -f1                            \
                      | sed "s|^|amixer cset numid=|;s|$| on|" \
                      | sh' >> ~/.profile

Resumindo o que esse comando faz:

• Lista os controles de microfones digitais
  • Extrai o identificador
  • Monta um script shell que define o valor “on” para cada identificador dos controladores
  • Executa esse shell script

Tudo isso salvo no arquivo .profile na sua home, então o comando roda sempre que você fizer login

4 curtidas

Pessoal, apos testar varias distros, a que melhor se adaptou foi a Q4OS Aquarius, Trinity, 64bit . Não precisei fazer nenhuma dessas configurações acima ( o que tive que fazer no lubuntu), O vlc estava travando ao reproduzir videos. Instalei o smplayer e agora roda videos em 1080p sem travar, testei varios navegadores e o melhor foi o google chrome , que deu pra abrir youtube + visual studio code e torrent junto. O notebook agora é outro, esta usavel.

4 curtidas

Criei um script no My Awesome Linux:

Tem quase tudo menos a parte do Spectre e Meltdown

1 curtida

Já Agradecendo ao Natanael

Após roda os script o microfone não funcionou para min, o resto ficou tudo milll maravilha

seu puder atualizar o script para que o mic funcione (eu falo porem não capta o audio)

o meu notebook é o positivo motion com intel atom x5-Z8350

estou usando o zorin OS 18.

Agradeço desde já pela ajuda

Infelizmente vai ter que usar o terminal, dá um jeito por favor de enviar o arquivo controles.txt, infelizmente tem que usar o terminal:

amixer controls > controles.txt
1 curtida

Não encontrei mais essa página no Github.

Cara, agradecido demais, me salvou muito em um trampo esse tutorial. Só em relação ao wifi que tive uma dor de cabeça para resolver. Além da conf que você passou para o drive tive que configurar para algumas coisas a mais no meu caso.

A questão aqui é que o wifi aparece, ele acha as redes e tudo mais, mas na hora de conectar não vai de jeito nenhum. Acredito que o chip não tá sustentando a parte de criptografia, logo adicionei essa configuração ao driver:

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet rtl8723bs 11n_disable=1 swcrypto=1 modprobe.blacklist=snd_hdmi_lpe_audio mitigations=off snd_sof.sof_debug=1 ipv6.disable=1"
  • swcrypto=1: Serve para desabilitar a aceleração de criptografia por hardware da placa de rede, fazendo com que toda a criptografia dos dados Wi-Fi seja processada diretamente pela CPU do computador (via software).

E além disso instalei o iwd (Intel Wirelles Daemon) para gerenciar a rede do sistema.

sudo apt update && sudo apt install iwd -y

Crie o arquivo para colocar a configuração:

sudo nano /etc/NetworkManager/conf.d/wifi-backend.conf

Agora cole a configuração:

[device]
wifi.backend=iwd

Depois disso é só você reiniciar o NetworkManager ou reiniciar o sistema inteiro logo.

sudo systemctl restart NetworkManager