Age Of Mithology no Linux

Olá pessoal.

Tem como instalar Age Of Mithology e Age of Empires 2 com os CDs no Linux? E Need For Speed Undercover, também é possível?

Eu tenho esses dois jogos aqui e me deu vontade de jogar novamente.

Obrigado.

Tente seguir a parte 1 (tem uma parte 0 sobre lojas, que não vêm a esse caso):

No caso, seguir mais ou menos como está aí, mas montar o CD (ou uma imagem extraída dele) e rodar o setup.exe dentro dele no passo do “Run EXE inside Wine Prefix”.

Bom também conferir a AppDB do Wine pra ver se tem algum winetricks/winecfg necessário.

1 curtida

Valeu.

Eu estava assistindo um vídeo do Diolinux Como Jogar no Linux em 2020 - Guia Completo (+Dicas Avançadas) - YouTube sendo que não achei muito desorganizado.

Eu não entendi a diferença entre Proton e Lutris. Se é preciso ou não Wine…

In the bare bones:

Wine é base de todos os três, é o projeto que tenta criar um ambiente no qual programas de Windows possam rodar sem modificações no Linux.

Com isso, o Lutris usa o Wine para poder gerenciar e rodar jogos de Windows que o usuário tenha instalado (ele é mais famoso por isso, mas também pode gerenciar jogos nativos e emuladores de consoles).

O Proton é basicamente o Wine empacotado junto da Steam, para você não precisar criar manualmente uma (ou várias!) instalação de Steam do Windows.

Os dois últimos escondem um pouco as coisas porque eles baixam o Wine do próprio site (em vez de contar com o Wine do sistema) e o Wine que eles baixam contém várias modificações específicas para jogos.

Bom, caso os jogos forem da Steam, você pode dá uma olhada no protondb pesquisa o nome do game e verifica a compatibilidade.

https://www.protondb.com/

AOM está na Steam, acredito que rode tranquilo no GNU/Linux.

Está como Gold no protonDb
https://www.protondb.com/app/266840

É um pouco diferente aqui já que ele quer instalar a partir do CD da época.

De qualquer jeito, o CD original também é Gold no AppDB do Wine. O único problema era que algumas texturas era exibidas incorretamente em placas Intel, e o conserto era:

• Na pasta gfxconfig da instalação do jogo, mova ou remova i845.gfx e coloque uma cópia do geforce3.gfx no lugar.
1 curtida

No caso então é só eu inserir o CD e montar e pedir para executar do CD pelo Wine, correto?

1 curtida

Isso.

Em alguns casos (vi esse comportamentos em ISOs de CD-ROMs multimídia dos anos 90), tem uma “proteção contra cópia” em que os conteúdos do CD se recusam a rodar se não estiverem num CD com um número de série apropriado. Documentei isso aqui:

Se essa for a única proteção, acho que com esse passo-a-passo dá para contornar ela.:

• Inserir o disco e montar no gerenciador de arquivos.
  • Abrir o Wine configuration e ir em Unidades. Geralmente já aparece uma nova letra do Windows com a pasta apropriada então só dar OK e partir para a instalação.
  • Se não, adicione uma letra nova, bote a pasta onde está montado o CD como caminho, e o /dev/cdrom ou /dev/sr0 (dependendo da distribuição) do CD como dispositivo, aplique e OK.
1 curtida

Você consegue acessar os arquivos do CD pelo gerenciador de arquivos??
Já instalei um jogo a partir de um arquivo .iso
Fiz a montagem e segui o tutorial para Windows, executando o arquivo de instalação pelo Wine.