Emulação de CD-ROMs Multimídia de antigos Windows em Linuxes modernos

Pesquisando por CD-ROMs multimídias antigos no The Internet Archive me veio a pergunta: Seria possível emular essas mídias clássicas em distros modernas? Se sim como?

Talvez criando um loop device/unidade virtual e configurando o drive E: do Wine para apontar para o CD Rom. Daí instalar para o .wine se necessário.

Esse post atiçou minha curiosidade. Apesar de eu não ter mais nenhum CDRom multimídia que eu tinha no meio dos anos 2000 (a não ser que esteja largado aqui em casa), vejo se pego uma cópia de algum dos anos 90 e vejo se o meu plano dá certo.

1 curtida

Se possível tente sim, eu achei o questionamento válido em épocas de preservação da memória.

Não foi tão fácil quanto eu pensei a princípio, mas também não foi algo que exigiu muita configuração. Testei com o CD-ROM “The Way Things Work” (Windows 3.1 - 1994), um famoso CD educativo gringo que explica(va) a engenharia de coisas do dia a dia, desde abridores de garrafa até guindastes.

Resultado final:

Procedimento:

  1. Monte a imagem do disco, seja como for: usando o botão direito no Ubuntu, udisksctl no terminal, etc. Daí ative ela no gerenciador de arquivos.
  2. Crie a unidade virtual do CD. Aí que vem a pegadinha: além de criar a unidade, apontando para a pasta onde o gerenciador de arquivos pôs os conteúdos do CD (como você faria na maioria dos casos), é necessário também clicar e Mostrar Avançado, definir o tipo da unidade como CD-ROM e em dispositivo por a ISO (para o Wine reconhecer o nome da mídia e o número de série). Exemplo aqui: image. Caso não reconheça o número de série logo de cara, fechar e reabrir o winecfg depois de aplicar vai funcionar.
  3. Prossiga normalmente, faça a instalação e se houver necessidade, Winetricks (acho que um gdiplus cairia bem com aquele texto de fundo errado). Acho que a maior parte dos CDs daquela época têm como único mecanismo antipirataria o serial, rótulo e conteúdo do disco. Todos os três são reproduzidos com a ISO. Caso haja mecanismos antipirataria mais complexos… acho improvável achar o crack para A Bíblia Edição Multimídia 1999. Um CD-ROM a menos será preservado.

Enfim, é isso, caso tenha CD-ROMs apodrecendo na dispensa e esteja nostálgico, eis como.

2 curtidas

Parabéns, vou até salvar a página aqui!