Emulação de CD-ROMs Multimídia de antigos Windows em Linuxes modernos

Não foi tão fácil quanto eu pensei a princípio, mas também não foi algo que exigiu muita configuração. Testei com o CD-ROM “The Way Things Work” (Windows 3.1 - 1994), um famoso CD educativo gringo que explica(va) a engenharia de coisas do dia a dia, desde abridores de garrafa até guindastes.

Resultado final:

Procedimento:

1. Monte a imagem do disco, seja como for: usando o botão direito no Ubuntu, udisksctl no terminal, etc. Daí ative ela no gerenciador de arquivos.
  2. Crie a unidade virtual do CD. Aí que vem a pegadinha: além de criar a unidade, apontando para a pasta onde o gerenciador de arquivos pôs os conteúdos do CD (como você faria na maioria dos casos), é necessário também clicar e Mostrar Avançado, definir o tipo da unidade como CD-ROM e em dispositivo por a ISO (para o Wine reconhecer o nome da mídia e o número de série). Exemplo aqui: image. Caso não reconheça o número de série logo de cara, fechar e reabrir o winecfg depois de aplicar vai funcionar.
  3. Prossiga normalmente, faça a instalação e se houver necessidade, Winetricks (acho que um gdiplus cairia bem com aquele texto de fundo errado). Acho que a maior parte dos CDs daquela época têm como único mecanismo antipirataria o serial, rótulo e conteúdo do disco. Todos os três são reproduzidos com a ISO. Caso haja mecanismos antipirataria mais complexos… acho improvável achar o crack para A Bíblia Edição Multimídia 1999. Um CD-ROM a menos será preservado.

Enfim, é isso, caso tenha CD-ROMs apodrecendo na dispensa e esteja nostálgico, eis como.

2 curtidas