Aceleração de Hardware (Browsers)

Por algum motivo, as distros linux nunca rodam os vídeos do youtube em 720p no navegador Brave, no meu pc, e depois de alguns tópicos aqui no Diolinux Plus e algumas pesquisas, descobri que mesmo instalando diversos pacotes para ativar a aceleração do hardware, o mesmo não ativa, e pelo que parece, só dá para fazer isso nas versões 88 do chromium.
O problema é que mesmo usando o pacote downgrade presente no AUR, eu simplesmente não consigo testar o chromium nessa versão por erros de libs. Tem algum jeito de ativar essa aceleração de hardware?

chrome://gpu

Graphics Feature Status

  • Canvas: Hardware accelerated
  • Canvas out-of-process rasterization: Disabled
  • Compositing: Hardware accelerated
  • Multiple Raster Threads: Disabled
  • Out-of-process Rasterization: Disabled
  • OpenGL: Enabled
  • Rasterization: Software only. Hardware acceleration disabled
  • Skia Renderer: Enabled
  • Video Decode: Software only. Hardware acceleration disabled
  • Vulkan: Disabled
  • WebGL: Hardware accelerated
  • WebGL2: Hardware accelerated

Informações do PC:

1 curtida

Dá uma olhada nesse site. Eu fiz as configurações indicadas para o Chrome e o Firefox e tudo funcionou bem. Espero que te ajude.

Esse tutorial faz uso de pacotes deb, e como estou numa distribuição baseada no Arch, provavelmente não vai funcionar, mas muito obrigado por enquanto

Eu indiquei pelos comandos necessários para a aceleração de hardware. Imaginei que eles poderiam ser úteis. Eu uso o Arch e tenho como navegador principal o Chrome, mas eu uso o Xorg no Gnome por ter um notebook com processador Intel e placa dedicada Nvidia. Eu não sei quais ou se há pacotes específicos para um processador e GPU AMD para a aceleração de hardware nos navegadores.

Eu habilitei as seguintes flags no navegador:

chrome://flags/

  • Override sofware rendering list

  • GPU rasterization

  • Out-of-process 2D canvas rasterization

Para iniciar o Chrome com a aceleração de hardware ativada eu executo no terminal

google-chrome-stable --use-gl=desktop --enable-features=VaapiVideoDecoder

O site indica o mesmo para o Brave

brave-browser --use-gl=desktop --enable-features=VaapiVideoDecoder

chrome://gpu do meu navegador:

image

2 curtidas

Sabe me dizer se sua placa suporta VA-API?

1 curtida

Bem lembrado. Esqueci disso. Peço desculpas.

Eu não tenho certeza, mas quando executei o comando que o henriqueffc sugeriu, no chrome://gpu apareceu Video Decode: Hardware accelerated. Vou verificar se o desempenho melhorou.

Você poderia testar o Brave em Flatpak? Ele funciona normalmente apesar de usar o repositório Beta do Flathub, e ele também recebe as atualizações regulares do nativo.

Adicione o repositório Beta:

flatpak remote-add flathub-beta https://flathub.org/beta-repo/flathub-beta.flatpakrepo

Depois instale o Brave:

flatpak install com.brave.Browser

Se quiser repassar os arquivos do Brave nativo ao do Flatpak, basta copiar ou criar um link da pasta ~/.config/BraveSoftware para ~/.var/app/com.brave.Browser/config/.

Quanto ao Chromium, eu recomendo a mesma coisa, use a versão Flatpak:

flatpak install flathub org.chromium.Chromium

Sem dizer que no repositório Beta do Flathub você também tem o Chrome! Funciona tão bem quanto e também recebe as atualizações regulares! Segue:

flatpak install com.google.Chrome

1 curtida

Vou fazer o resumão:
1 - Atualmente nenhum navegador (popular) base Chromium suporta decodificação de video via GPU no Linux. Ex: Chrome, Edge, Opera, Brave e Vivaldi.
2 - O que vc pode ativar é a rasterização via GPU pela flag: gpu rasterization
3 - Se vc precisa de decodificação via GPU use o Firefox, pois ele funciona plenamente, bastando ativar o webrender (já é ativado por padrão em ambientes Gnomes e KDE) e as flags: egl-force e as duas flags de vaapi em about:config.

1 curtida

Amigo, você parece entender desse assunto, pode dar uma ideia no meu post? Talvez tenha algo relacionado a esse.
Esse aqui: https://plus.diolinux.com.br/t/queda-de-frames-firefox-no-twitter-flatpak

O gfx.x11-egl.force-enabled já funciona bem para quem possui Nvidia?

Em about:config, pesquise por layout.frame_rate e coloque o valor do seu monitor. O meu tem o valor de 60. Se testar e funcionar, por favor, avise aqui.

https://www.reddit.com/r/firefox/comments/65h2k3/layoutframe_rateprecise/

O valor atual está como -1.

Você deve visto o post completo, e o problema AO QUE PARECE era relacionado a algo que envolvia o FFMPEG, mas confesso que não sei nada disso.

Eu desinstalei a runtime pra testar depois sem ela, e realmente era isso que faltava!

Isso faz algum sentido para você? E porque só o Twitter?

Eu agradeço tua dica, vou guardá-la, obrigado.

Por algum motivo, os vídeos no youtube rodam bem lisinhos no Microsoft Edge Stable, sendo que eu não tava com nenhuma flag ativa

2 curtidas

habilitou no chromium e brave flatpak, deve funcionar no chrome também…
Captura de tela de 2021-11-03 20-05-10
Captura de tela de 2021-11-03 20-04-47

1 curtida

mas segundo informações…parece que é mentira…diz que habilitou mas fica no processamento via software ainda…isso no Linux!

O mesmo ocorre com o Firefox?

Oi! Sabe dizer se essa ativação da aceleração do hardware diminui a vida útil dele?

Pelo q sei ainda n. Mas parece q isto está sendo trabalhado para funcionar já na próxima versão (acho q a 95) do Firefox.

Vi que vc marcou seu post como resolvido. Enfim, se quiser usar a aceleração de vídeo no Firefox certifique que webrender esteja ativado e as seguintes flags em true: ffmpeg.vaapi (ativa as duas flags), egl-force-enable e caso o webrender não esteja ativado ative pela flag webrender.all (deixando em true).

1 curtida