3 interfaces gráficas distintas... quais você indicaria?

Agora, fiquei com vontade de testar rs. Vou fazer isso por Live USB ou VM. Vamos ver!

Quando eu quero experimentar uma distro nova, eu faço por meio do live-usb. Mas confesso que só consigo sentir a real experiencia da coisa, quando faço de fato a instalação.

Meu note tem uma configuração básica, que mesmo com um SSD, eu sinto gargalar quando estou usando Gnome. Eu sempre tive dúvida em saber se todo Gnome é pesado. Todas as vezes que instalei Gnome, foi por meio do Ubuntu, que no início é até bacana, mas depois de uns dias começa apresentar uma certa lentidão.

Me lembro desse vídeo, e por conta dele não me aventurei no Manjaro.

Eu uso com HD mecânico e lap antiguinho… pra mim não engasga a não ser numa tarefa mais pesada (quando estou com algo na VM comendo minha RAM e faço uso da Swap) ou renderizando algo no Kdenlive. No mais, roda suavíssimo.
Com algumas coisas abertas aqui, ele usa pouco mais da metade dos meu 8 GB…
image
(Tô com a VM aberta e 2 GB reservada pra ela e tá tudo bem)

Po, tá bem bacana mesmo.
O importante é isso. Funcionar da maneira que a gente gosta, e para isso não tem muita receita.

O lance é a gente simpatizar pelo sistema, explorar e ajustar da forma que a gente gosta.

Olha, tanto o Gnome quanto o KDE seriam secundárias e a Xfce principal… daí tem as “não oficiais” que são mantidas pela comunidade e que seguem um padrão interessante ao meu ver. Bom… sobre o review do Diolinux, acho que poderia fazer sentido na época que ele fez, pois na versão atual não vejo nada de desorganizado e falta de cuidado… com exceção de alguns apps desnecessários que vem por padrão e que se desinstalar, tira junto pacotes necessários. Se preocuparam bastante em oferecer o app Layouts a fim de satisfazer diferentes necessidades de interação com o desktop, dando ao Gnome uma ar de Unity e até MATE.
Eu não me canso de dizer que o Gnome no Manjaro é mega fluido, ao menos pra mim… é como se conseguisse um digníssimo aproveitamento de hardware.

Hahahahaha… são meus mesmos sentimentos!

Acho que eu tava numa vibe igualzinha a sua antes de “descobrir” o Manjaro Gnome… resistente, mas curioso… daí lasquei ele na partição e a combinação Gnome + pamac foi a perfeição!

Depois responde dizendo o que achou!

Tive o mesmo problema na minha máquina que tinha 4 de ram e a experiência do Gnome no Manjaro foi bem diferente e melhor… hoje estou com 8 e lasquei extensões em tudo hehehe. Testa aí e depois nos diga sua experiência. Juro que estou curioso pra saber se isso tudo é real ou uma sorte só minha kkk

Pode deixar.
Depois eu vou considerar fazer esse teste e te digo como que rolou por aqui.

Ontem eu testei pelo live USB o Elementary.
Foi bacana, mas tem que ser bem desbravador. Mas o funcionamento do sistema foi excelente.

Rapaz, tô testando aqui o Manjaro Gnome. Tô abismado com a diferença de desempenho em relação ao Gnome do Ubuntu e do Pop OS! Que leveza. Há tempos não vejo um gnome tão leve. Sinceramente… Tô instalando em uma partição extra, se continuar assim, podem ter ctz que se tornará minha distro principal! Obrigado por abrirem minja mente!

Olha só… então não é devaneio meu kkk. Dizem que o Gnome decola usando Wayland, mas o Manjaro usa Xorg, sendo assim, o servidor gráfico não deve ser o segredo… a chave deve estar na programação do Arch talvez? Quem sabe? Se a galera do Manjaro for esperta, vão usar isso como argumento pra “vender” a versão Gnome da distribuição… ao menos deveriam… pq pra mim não faz mto sentido ter o Xfce como interface principal. Se quiserem um analista de mkt e vendas eu me disponho kkkk.

O XFCE só é a versão principal do Manjaro porque é a favorita do líder do projeto kkk

Erro grave de marketing… onde eu mando meu currículo? huahuahuahua

O manjaro vem com serviços básicos ativados…

É só rodar o comandos enabled ( serviços habilitados na inicializaçào que podem ser desativados) , static ( serviços habilitados, que só podem ser desativados mascarando)

systemctl list-unit-files --state enabled
systemctl–user list-unit-files --state enabled
systemctl list-unit-files --state static
systemctl–user list-unit-files --state static

no manjaro e depois no ubuntu, você verá a diferença.

O problema que uma grande parte das distros já ativa tudo, não que saber se é notebook ou desktop. Se tem ou não o recurso.

O manjaro e derivados, coloca o básico. O usuário que tem que inserir ou não se quiser o serviço.

E quais as funções desses serviços que vem desativados por padrão no Manjaro? Pelo visto, não são nem um pouco essenciais pq não senti falta de nada rs.

depende…

segue alguns
como irqbalance, haveged, cpupower,lvm, raid,auditd, appArmor , e entre outros

https://wiki.archlinux.org/index.php/laptop
https://wiki.archlinux.org/index.php/Improving_performance
https://wiki.archlinux.org/index.php/AppArmor

Sinceramente teria que ver…
Não tenho essa informação.

mas vc verá que no manjaro inicia 17 no máximo ( não lembro) e no ubuntu , fedora, opensuse e etc,… 50 para cima

Tenha em mente que os serviços e recursos são os mesmos. E serviço de inicializaçào é o mesmo , systemd. Diferente do passado que cada um usava um.

Nos testes que fiz das, distros com Gnome, usei o comando Free -h para verificar o consumo de RAM de cada distro. No Pop (campeão de comilança de RAM) foram aproximadamente 2,5 Gb de RAM sendo consumidos sem nem um app aberto ou rodando, no Ubuntu 1,5 a 1,9 e no Manjaro, 900 e poucos MB. Achei bem impressionante.

Seja como for, acredito que essa medida seja bem inteligente, visto que uma distro grande como o Manjaro não sacrificaria recursos importantes… e se fizesse a diferença mesmo, já estaria na boca do povo rs.

E não só isso… notei que mesmo chegando a uns 90% da ram, o Manjaro Gnome não tomba… engasga, mas tombar não rs.

Você usa partição Swap @dannuper? Li alguns comentários na Internet falando que o Swap em muitos casos mais atrapalha do que ajuda no desempenho, que é algo ultrapassado e desnecessário, chamaram até de gambiarra. Fiz um teste e não tô usando dessa vez. Será que teria algo a ver também na melhoria do desempenho? (não tirando o mérito do trabalho do Manjaro na performance, claro).

PS. : Só tenho 4 GB de RAM.

A questão não é ser ou não importante, mas sim o que vc vai usar…

Por exemplo

irqbalance é bom para notebooks para economizar energia