Eu sempre usei partição Swap em todas as distros que instalo… não tenho mto conhecimento a respeito, mas acredito que ela fará diferença se vc tiver pouca ram, permitindo usar mais aplicações… o lado ruim é que de forma bem mais lenta… acho que vem daí o paradoxo do desempenho rsrs.
Até semana passada meu note tinha só 4gb de ram + 2 de swap e o Manjaro Gnome rodava liso… agora com 8gb de ram ocupa menos a partição swap. Certeza q não foi a falta de swap que fez a diferença na sua máquina, pelo contrário, acho que pode dar uma melhorada com ela.
A questão então é saber o que eu não tenho pra saber se vou querer usar hehehe
gnome, kde e i3… Para mim são os 3 extremos. Para mim vc vai lembrar do windows, no outro do android e na ultima você vai reaprender a usar o computador
Depende do caso, não adianta eu recomendar o KDE pra uma pessoa que tenha um PC fraco. Preciso conversar com a pessoa antes e tentar entender o que levará ela a trocar de interface.
Rapidinha essa tua VM, né? Bom, eu não marco o tempo de boot no Boxes aqui, mas como uso HD mecânico, pra mim deve demorar mais mesmo. Mas o Arch que instalei aqui nele carrega bem rápido mesmo… coloquei KDE e DDE, pra dar uma fuçada. KDE eu ainda não gosto, e o DDE é bem bonito, mas como é em Qt, sei lá, não curto, me acostumei com GTK…
É que assim… o foco da questão é interfaces gráficas distintas para ter experiências diferentes independente da capacidade da máquina…
Ademais, não acho KDE pesado… ao menos pra minha máquina que é de entrada, nunca foi, ainda mais com KDE Neon… ainda mais economizando na ativação de recursos e efeitos… roda liso! Se for falar de um Unity ou Gnome… ae sim, dependendo da distro a coisa pega.
Eu também não acho o KDE pesado, mas pode existir computadores fracos o suficiente para não conseguir rodar essa interface, mesmo com o compositor desativado. Isso se deve porque Linux é “vendido” como um “sistema para computadores antigos”.
É verdade. Uma grande falha da coisa, é que vendem o Linux como um sistema para computadores fracos ou velhos, ou falam, que é um sistema limitado e ruim.
Meu note é bem básico, e rondou muito bem o Cinnamon, XFCE, KDE, Mate, a do Deepin e do Elementary (que não sei os nomes, perdão); quando falamos de Gnome, o negócio até começou bem, mas com duas semanas de uso, o lance desandou, então eu acho que quando pensamento em interfaces/distros, é necessário que se levem em consideração as limitações técnicas do hardware, e que se enalteça as infinitas possibilidades de ajustes ou escolhas “predefinidas” que o usuário pode ter para o seu tipo de máquina.