3 interfaces gráficas distintas... quais você indicaria?

Eu sempre usei partição Swap em todas as distros que instalo… não tenho mto conhecimento a respeito, mas acredito que ela fará diferença se vc tiver pouca ram, permitindo usar mais aplicações… o lado ruim é que de forma bem mais lenta… acho que vem daí o paradoxo do desempenho rsrs.
Até semana passada meu note tinha só 4gb de ram + 2 de swap e o Manjaro Gnome rodava liso… agora com 8gb de ram ocupa menos a partição swap. Certeza q não foi a falta de swap que fez a diferença na sua máquina, pelo contrário, acho que pode dar uma melhorada com ela.

A questão então é saber o que eu não tenho pra saber se vou querer usar hehehe

gnome, kde e i3… Para mim são os 3 extremos. Para mim vc vai lembrar do windows, no outro do android e na ultima você vai reaprender a usar o computador :sweat_smile:

Depois coloco aqui como exemplo uma instalação vm do gnome e a que uso com vários serviços que o opensuse habilita…

Se o pessoal achar interessante crio alguns tópicos por etapa de como otimizar o gnome e o systemd

Talvez eu crio depois… tenho que ver como vou fazer esta divisão

QUEREMOS! Hehehehehe

Blz… vou ver se faço…

No modo virtualização

O gnome com o básico sobe em 8 segundos, nada mal.

Pelo systemd o tempo até iniciar o gdm é de 3 segundos, também nada mal.

Lógico isso no arch

Depende do caso, não adianta eu recomendar o KDE pra uma pessoa que tenha um PC fraco. Preciso conversar com a pessoa antes e tentar entender o que levará ela a trocar de interface.

Rapidinha essa tua VM, né? Bom, eu não marco o tempo de boot no Boxes aqui, mas como uso HD mecânico, pra mim deve demorar mais mesmo. Mas o Arch que instalei aqui nele carrega bem rápido mesmo… coloquei KDE e DDE, pra dar uma fuçada. KDE eu ainda não gosto, e o DDE é bem bonito, mas como é em Qt, sei lá, não curto, me acostumei com GTK…

Tentei usar o kde por um tempo, mas não consegui ficar ele por muito tempo…

Até que vc consegue personalizar tudo, mas acho o visual fraco.

Sobre aplicativos até que é bom, mas depende…

Tem aplicativo com tanta coisa que acabo achando inútil.
E no geral tem tanta configuração que confunde.

Meu problema é a cara de Windows. Por isso comecei com MATE e daí fui pro Gnome…

Arrasou amigo, perfeito!

É que assim… o foco da questão é interfaces gráficas distintas para ter experiências diferentes independente da capacidade da máquina…
Ademais, não acho KDE pesado… ao menos pra minha máquina que é de entrada, nunca foi, ainda mais com KDE Neon… ainda mais economizando na ativação de recursos e efeitos… roda liso! Se for falar de um Unity ou Gnome… ae sim, dependendo da distro a coisa pega.

Eu também não acho o KDE pesado, mas pode existir computadores fracos o suficiente para não conseguir rodar essa interface, mesmo com o compositor desativado. Isso se deve porque Linux é “vendido” como um “sistema para computadores antigos”.

É verdade. Uma grande falha da coisa, é que vendem o Linux como um sistema para computadores fracos ou velhos, ou falam, que é um sistema limitado e ruim.

Meu note é bem básico, e rondou muito bem o Cinnamon, XFCE, KDE, Mate, a do Deepin e do Elementary (que não sei os nomes, perdão); quando falamos de Gnome, o negócio até começou bem, mas com duas semanas de uso, o lance desandou, então eu acho que quando pensamento em interfaces/distros, é necessário que se levem em consideração as limitações técnicas do hardware, e que se enalteça as infinitas possibilidades de ajustes ou escolhas “predefinidas” que o usuário pode ter para o seu tipo de máquina.

Bem pessoal, acabei o segundo tópico.
Vai ser uma série de 3 tópicos…

2 deles devo adicionar no fórum ainda hoje.

Até

Ukui, mistura de mac os com Windows

Ela é instalável fora do universo *Buntu? Acho que é o mesmo problema do Unity, só nas distros baseadas no Ubuntu mesmo, mas posso estar enganado

Disponível no arch Linux e no manjaro

Tem um link aí? Pq na Wiki do Manjaro não consta…

Neste momento fiquei interessado em 3 DE
O ukui, a dde e o kde plasma
Não posso fazer nenhuma comparação porque a dde é o ukui ainda esta evoluindo

https://pt.osdn.net/projects/manjaro-community/storage/ukui/20.1-pre1/