3 interfaces gráficas distintas... quais você indicaria?

Tenho 3 partições para 3 distros e estou tentando escolher 3 interfaces gráficas que ofereçam experiências desktop bem distintas… quais me sugeririam? Gnome acho que já é uma escolha certa.

KDE Plasma e Budgie.

1 curtida

Gnome, KDE e DDE

2 curtidas

A) Gnome: uma experiência desktop única. Acredito ser a mais original de todas

B) KDE, Cinnamon, Xfce, LXQt: são muito similares, pois baseiam-se na premissa do Windows.

C) DDE e Pantheon: similares ao ambiente Mac

D) Budgie: na linha Gnome com algumas particularidades interessantes, mas no fim das contas não difere na experiência em geral.

E) Awesome, bspwm, i3, Openbox: só sei que essas são bem peculiares, mas não conheço nada nem que grande diferencial elas podem me oferecer.

Fazendo essa análise, pra ter o melhor aproveitamento dos ambientes Linux, uma combinação interessante seria umas das categiruas A, C e E… ou , A, B e E… :face_with_monocle:

1 curtida

O KDE é um dos ambientes gráficos mais diferenciados de todos, já que dá pra deixar o visual dele parecido com um mac ou um Windows, e talvez até um Gnome

2 curtidas

Depende dos seus objetivos: quer apenas instalar e suar, no máximo trocando wallpaper e ícones (instalando programas)?

Ou quer fazer personalizações profundas?

De tudo um pouco. Ter uma distro principal para tarefas diárias (talvez o Gnome) e outras para experimentar funcionalidades mais peculiares… pra tentar exemplificar… o i3 tem o tiling, algo único que posteriormente o Pop!_OS fez um fork da função.

Mint com Xfce, pois combina leveza e ainda assim, é personalizável.

Agora pra fuçar e aprender, optaria por KDE Plasma e Cinnamon.

1 curtida

Eu iria de Plasma (Kubuntu), Pantheon (ElementaryOS), GNOME (Ubuntu).

1 curtida

Só mencionei duas, pois tu disse que o Gnome seria uma escolha certa :laughing:

1 curtida

Eram essas as minhas 3 até 30min atrás kkk… substitui o KDE Neon pelo Solus Budgie, mas não consegui iniciá-lo no grub… e tô sem paciência agora de buscar comando pra ativar kkk

Top! KDE é uma das minhas preferidas, mas queria sair da “casinha” rs. Tô pensando em Budgie com Solus, mas não funfou… acho que vou pelo Ubuntu, apesar que eu queria sair um pouco do mundo Canonical.

1 curtida

Eu sugeri o Budgie, mas não cheguei a usá-lo pra valer. Só em VM, mesmo.
O Pantheon é legal também.
Mas acho que me achei no GNOME.

1 curtida

Já que você quer extremos…

Plasma: familiar e ao mesmo tempo bem diferente

Manjaro Webdad JADE: Essencialmente levam a questão “desktop” (mesa de trabalho) ao pé da letra

Awesome: Essa é a mais diferente, os apps não ficam mais em janelas flutuantes, é a mais “doce” das TWM

Eu não recomendaria: GNOME, não é diferente nem único, é uma colcha de retalhos contra intuitiva

1 curtida

Eu colocaria umas aspas aí…

1 curtida

Tive que pesquisar. Admito não conhecia. O visual me lembrou um pouco o MAD Linux.

Tbm nunca ouvi falar, acho que não está na aba Comunidade do site do Manjaro, está?

Além do Gnome, Plasma e i3wm

1 curtida

Eu já tinha conferido algo desse DE. Pelo que entendi, é um desktop em constante experimentação. Não tem um formato padrão, nem um foco principal. Pelo que entendi o desenvolvedor está sempre adicionando e tirando funcionalidades, modelando e reinventando a fim de experimentar mesmo.
Não sei se quero instalá-lo agora, mas estou certo que logo mais eu vou!

1 curtida

Pantheon (Elementary OS) mais produtiva pro trabalho, leveza e simplicidade, Cinnamon (Linux Mint) pela personalização, grande numero de ferramentas e apps, e o bom e Velho Gnome (Ubuntu, Pop_OS, Fedora, e várias outras) pela experiencia de uso diferenciada, mas tem que ter uma máquina razoavel, pq ao meu ver está cada dia mais pesada.

1 curtida