Gosto muito do Elementary OS também. É produtivo, fácil, prático… acho que Pantheon e Gnome não me desfaço tão cedo… agora estou me decidindo pela terceira DE. Tentando Budgie, mas ainda não sei rsrs…
A MATE se enquadraria em qual ambiente gráfico?
Acho que ele está lado a lado com o Gnome 
KDE Plasma, Gnome e DDE (Deepin).
Acho que o MATE se encaixa como meio irmão do Cinnamon, Xfce, KDE, LXQt e primo distante do Windows rsrs.
Caramba, primo distante do Windows?
Eu não acho tanto…
Cara, me amarrei. Parabéns!
Eu tbm sou usuário do MATE e gosto demais dessa interface.
Foi a que eu quis ficar.
MATE como “primo distante do Windows” não faz muito sentido. O MATE (GNOME 2) segue um paradigma completamente diferente.
Deve ser porque ele é o GNOME 2, antecessor do atual GNOME.
Show de bola.
O Manjaro é melhor do que o Ubuntu, no Gnome?
“melhor” que o Gnome do Ubuntu em que sentido?
Se realmente estiver interessado em brincar com coisas diferentes:
Enlightment, i3wm e XFCE.
![]()
Pro meu hardware, sim, está bem melhor. Mas isso depende tanto do usuário quanto da máquina - ou seja, do teu nível de conhecimento de Linux e do comportamento da máquina. Sugiro sempre testar, em live-USB e em VM
Qdo disse isso, quis me referir a aparência e familiaridade… não é a toa que o Mint insiste com Cinnamon, MATE e Xfce que são bem parecidas e com isso ganha mto em popularidade qdo o quesito é linux para “iniciantes” ou imigrantes do Windows.
Te falar uma coisa… tentei Gnome por várias vezes e cai apaixonado nele manifestado no Manjaro… parece bem mais fluida e ainda com o pamac que raramente faz vc caçar aplicativos pela net… dá uma combinação prática e eficiente.
Vi um vídeo do Dio falando do Manjaro com Gnome, e a análise não foi tão satisfatória. Acabei me desanimando em usá-lo. Parecia, meio zoado, desorganizado e meio sem cuidado por parte da, equipe do Manjaro. Até pq é a terceira opção de Interface do Manjaro. Confere?
Olha, pra mim não. Uso e me parece organizado, limpo e rápido. O principal defeito que vejo é comum a todos os Gnome, aquilo de não aparecer o nome inteiro do programa no menu de aplicações, mas há uma extensão que resolve. No mais, prefiro o Gnome do Manjaro ao do Ubuntu, de longe
Eu gosto muito do Manjaro, de vdd. Mas realmente não consigo usar ele com as 2 primeiras interfaces principais que são XFCE e KDE. O primeiro é uma bala de rápido, mas é meio feio, meio Windows anos 90, e o KDE Tb é lindo e rápido, mas é Windows demais. Gosto do Gnome por fugir desse padrão Windows e ter personalidade própria, ser diferente de todos, mas me influenciei pelo vídeo do Dio e acabei não instalando o Manjaro Gnome.
Bicho, testa em VM ou em live-USB. Tá, eu dei uma customizada de leve no meu, mas mesmo assim, ele vem bem bonito e usável. Tem Bloatware? Sim, mas as principais distros tem. E, olhando com calma o PAMAC, tem como limpar o que quiser. OpenSUSE tbm tem um Gnome limpo e suave, pretendo testar algum dia numa máquina real, ele me deixou impressionado pelo refinamento do sistema. Mas, neste momento, o Manjaro Gnome é a distro que quero deixar no meu lap por muito tempo…


