3 distros para migrar para o Linux em 2025

Até o momento 4 distros me atenderam muito bem como suporte, entretenimento, produtividade, segurança e diversão e bota diversão nisso.
Biglinux, Ubuntu, Linux mint e Peppermint
Em breve duas dessas 4 distros ocuparam meu novo PC Ryzen5 5600X que são o Biglinux (braço direito) e o peppermint (como chefe=“THE BIG BOSS”)
Também darei oportunidades para algumas distros que não estão nessa lista que poucos conhecem como o Pearl OS e o AcorOS irmão do peppermint

Uma boa tarde a todos!!!

1 curtida

:sob:

[/brincadeira]

Quero saber de um Void nessa maquina ai.

Olá rapaz.
Eu poderia colocar o LM22 no lugar do biglinux mas aí seria trocar seis por meia dúzia pois o peppermint é baseado no debian e o linux mint baseado no ubuntu que também é baseado no debian, nossa “trio beco sem saída”
A nova versão do mint22 não sei se ainda tem alguns bugs contra partições “ntfs” como teve no início, se já foi corrigido beleza enquanto que a versão antiga 21.2 continua um amor de sistema. O ubuntu continua sendo um ótimo sistema tanto o 22/24 com o LTS bem longo.
O biglinux tem três versões diferentes de kernel 6.1/6.6/6.12 justo a 6.6 que estou usando. Poh rapaz, sei que você é contra mas ele tá rodando bem no meu FX não tenho do que reclamar a não ser o 6.12 que foi um desastre no FX assim como o “Lingmo OS” com kernel 6.10
O peppermint aos poucos tá tomando o espaço do biglinux no meu FX na steam e outros recursos gerais. Então no 5600x pode ser o Big ou Ubuntu como sistema secundário no dual boot para acompanhar o peppermint que este sou fã e leal.

Vou de Ubuntu

Debian Bookworm.

Consegui me livrar do distro hopping, to bem satisfeito com o Arch, mas vem ai o desktop hopping, 2025 é ano de migrar pro Cosmic ou Hyprland (com nwg-shell)

2 curtidas

Nao tenho pira em hyprland, mas parece que eh o WM mais bem feito e funcional ate agora, e ainda parece ser bom nos looks. Eu acredito que ficarei no Plasma mesmo, mesmo se o Cosmic sair. Mas sei la, vai que eu canso do Qt e decido tentar o Rust.

1 curtida

Faltou dar uma chance pro pai de todos, o eterno Debian!

1 curtida

Indo fazer meu Décio primeiro ano no fedora , me sentindo velho kkkkk mas comecei usar com 13 anos, o tempo voa.

3 curtidas

Bom dia rapaz.
Eu já estava pensando nisso mas o debian já está me ajudando muito dando suporte semanal a atualizações para o meu peppermint.

Passei vários anos com arch, bateu vontade de testar algo diferente agora em 2025 e instalei o mageia. E já estou gostando :smile:

Mas sempre recomendo essas três distros pra iniciantes.

1 curtida