O melhor dia para começar algo novo é hoje! Conheça 3 distros Linux excelentes para iniciantes e transforme sua experiência digital sem custos e aprendendo muito!
Vou de RegataOS nesse ano de 2025.
Tiger OS, motivo? Pra começar a barreira de entrada é praticamente nula, tem todas as vantagens do Zorin e é BR
Só uma observação: A versão lite do Zorin não existe mais. Apenas a versão core (gratuita) e a pro (paga).
Optei pelo Arch para esse ano. Motivo? Rolling Release, desafios e eu já estava usando o Crystal que é baseado nele.
Mas se eu estivesse iniciando, provavelmente eu iria de Mint. Ou se quisesse algo brasileiro, iria de TigerOS.
Eu gosto do Void e pretendo usá-lo, mas agora estou no Ubuntu Sway Remix. Estou gostando.
Usaria Arch/Crystal sem problemas. Funcionando, tá bom.
Mint usaria de novo, principalmente o Cinnamon. Acho o mais completo, mas o MATE também é interessante, pra evitar as mistura de CSD com SSD (server side decoration).
O TigerOS eu quero gostar, mas por mais que seja um sistema que entrega uma base sólida e perfeitamente utilizável, ele é um pouco travado na questão dos looks e aparência. O usuário não consegue mudar, e eu creio que isso seja intencional. Aliás, deve dar pra mudar, só não é fácil.
Preciso fazer um review dele ainda, encaminhar ao desenvolvedor, etc.
As vezes me pergunto qual o potencial de uma distribuição non-systemd kkkkkk fico com receio de usar devido as possibilidades principalmente as marretadas pra fazer funcionar
Amigo, eu entendo. Quase tudo usa systemd, então por que deve ter algo diferente? Será que funciona? São possíveis perguntas que podem surgir. Mas vamos lá. Existem vários outros init systems, dos quais o Runit (o que o Void usa) é apenas mais um. Existem alguns argumentos contra o systemd que eu não vou expressar aqui, mas no geral, eu prefiro usar software que não tenha dependências pesadas nele.
O Runit funciona muito bem. Você pode testá-lo no Artix Linux (Arch, sem systemd), no Devuan (Debian sem systemd) ou no Void Linux (que é o que eu recomendo mais). Eu tenho vários scripts para isso, são simples de seguir e usar, e se você acha legal aprender Linux pelo Arch que é uma distro do tipo faça-você-mesmo, você vai gostar dele.
Vou deixar alguns dos meus tópicos sobre isso, para tu checar caso tiver interesse.
Aliás, vou voltar pro Void já já.
rapaz, nem sabia que esse spin existia. vou dar uma espiada no ytb.
Pode testar em live mode também. Se tiver placa amd/intel, é sossegado.
Devuan testei na VM e deu uma surra de diferença no Debian lxde que tenho tbm em VM
Fora que a maioria dos apps funcionou “fora da caixa” usando sysVint, não sei se e o mais compatível com o systemd
Mas ver o jeito que e fazer o pipewire funcionar desanima
Eu posso te fazer um script que faz o Void com LXQT, se for o caso. Eh que eu nao uso essa DE.
Particularmente eu prefiro o Runit ao SysV. Tambem acho o SysV pesado igual o SysD, soh nao eh SysD.
Ah, tambem acho que Pipewire soh vai vir pro Debian no 13, Trixie, por padrao. O ruim do Debian eh isso; as instrucoes pra ele nao sao como a maioria das distros por que todos os pacotes sao datados e os diretorios sao todos em outros lugares. Nesse sentido, sai melhor ir pro Arch/Artix/Void.
PS: Ou voce espera sair a proxima versao do Devuan baseada no Trixie
se o Mint não fosse tão feinho, eu usava! é incrível como ele detecta bem qualquer hardware, e eu achei bem mais estável que o Zorin.
claro que devem haver várias formas de mudar a aparência dele, mas eu sou preguiçoso kkkkkk
Só baixar temas de ícones e gtk no cinnamon-look
O Debian não fica atrás em termos de “beleza”, mas aí eu instalo o tema yaru do ubuntu via synaptic e fica melhorzinho.
Comprei uma máquina com GPU Nvidia que agora tem como jogar. Estudei algumas distros pra esse fim mas decidi continuar com o Arch e tive ZERO problemas. Tanto pros jogos quanto pra Nvidia no wayland.
Este ano vou de Fedora… Gnome no Desktop e KDE no Notebook, então dá pra aproveitar o melhor dos 2 mundos… pode parecer impressão mas acho a execução dos apps mais ágil (mesmo usando EXT4)… me adaptando ainda, já que venho de anos de base debian, mas ta valendo o desafio
Mint uso só no pendrive do Ventoy como sistema de emergencia p/ recuperar dados e etc, não uso mais no dia a dia por conta de demoras nas implementações… ex. Wayland ainda é experimental
Zorin eu usei por pouco tempo, mas nunca tive confiança na distro… atualizam quando querem, descontinuaram a versão XFCE (que é a que eu usei) enfim…
PopOs pra mim é um futuro incerto nessa tentativa de reinventar a roda… entendo que eles querem atender os clientes deles… os que compram o hardware deles… mas na minha visão tanto o Gnome como o KDE são interfaces maduras e cheias de recursos ja mastigados, então a menos que na versão final eles apresentem algo inovador e de extrema importancia que não exista nessas duas… não vejo sentido em usar
Essas 3 distros são exatamente a minha trindade de recomendações de distros, principalmente pra quem tá conhecendo ou migrando para o mundo Linux.
Zorin OS e Linux Mint se quiser algo mais familiar ao Windows. Pop!_OS se quiser algo mais diferente. Porém, as 3 igualmente ótimas pra iniciantes ou mesmo pra quem não é iniciante, mas que quer instalar e ter a distro praticamente pronta pra uso sem muitas alterações.
Inclusive, tô bem ansioso para o novo COSMIC e para o que ele pode se tornar. O Pop é a que utilizo e até agora tô gostando do rumo que estão tomando.
bem!!! nós ultimos anos tenho testado varias distritos entre indas e vindas com Windows. Hoje, estou usando o Manjaro ao qual sinto tranquilidade e paz, ele me atende muito bem, mas se tivesse um hardware intermediario. Eu iria para o Fedora.
Essa é uma distro que tenho curiosidade em usar. Mas a base Arch está me atendendo bem.