Essa aí é uma viagem
Ba dum tss.
Eu estou usando uma agora chamada Open Mandriva. Focada em KDE, sem censura e wokismo, e comunidade ativa e receptiva. Tem sido bem agradável usar. Falta pouca coisa pra ficar perfeita pra mim, isso por causa do meu uso específico, mas no restante, funciona perfeitamente.
O visual original eu não gosto, mas pode ser alterado.
Consigo digitar com acentos usando outro teclado (us alt. Inter.) e um arquivo XCompose.
Não preciso do Carla por que o VST de piano funciona via Lutris como standalone.
O audio não fica dando aqueles pops e clicks do pipewire por conta de um arquivo que já vem feito e configurado, dois na verdade, em /etc/security/limits.d.
Slow rolling, bem estável. O time de desenvolvimento é pequeno, mas entregam um produto legal. Diria que é pra usuários intermediários, que estão dispostos a fuçar um pouco. Se vir polido out of the box é uma necessidade, vá de Ubuntu.
Ps: ah, tem uma versão point release também que é a ROCK. Essa rolling release se chama ROME, que é a qual eu me referia acima. Eles estão no processo de upar um novo sistema agora, e assim que acabar os testes poderemos fazer o upgrade. Pretendo continuar usando a ROME, mas a ROCK é uma boa alternativa pra quem quiser algo mais estável e que sofra menos updates. Apesar disso, a ROME atende bem.
É isso aí rapaz, o importante é ser feliz com a distro escolhida e que ela te realize todos os propósitos que você deseja sem se preocupar com o amanhã, igual a mim que escolhi a minha distro amada como sistema principal na alegria e na diversão até que o Debian nos separe.
é bem facinho customizar. Eu já fiz customização tranquilo e sem quebrar (sou iniciante e normalmente faço cagada, especialmente no kde kk)
BigLinux/BigCommunity
Andei há usar duas novas distros Linux, recentemente.
A primeira é o Tiger OS. brasileiro com KDE Plasma 6x. Apesar de não vir com todo aquele “poder” de configuração gráfica do KDE. Achei ele muito bem resolvido simples e prático. O sistema é completo de tudo. Um usuário comum não precisa instalar mais nada depois de instalar o sistema. E tudo, por aqui, funcionou com boa fluidez sem perder a beleza e aumentar o consumo. Gostei bastante do Tiger OS.
A sua base é Ubuntu e isso eu achei bem prático.
A outra disto é o Anduin OS, feito por um engenheiro da Microsoft (vejam que curioso). Apesar de ser bem limitado em termos de configurações visuais, tendo Gnome como a interface gráfica, ele é um jeitão de Windows 11 “puro” eu achei muito interessante para quem está migrando do Windows atualmente.
A sua base é Ubuntu e tem duas versões:
- LTS - que utiliza como base o 24.04
- Normal - que utiliza como base o 25.04
Em linhas gerais eu até gostei bastante, pois é um sistema extremamente leve e com certa beleza. Fazendo com que o usuário, meio que, se sinta utilizando um Windows.
Ambas as distros que cito funcionaram bem em hardwates mais antigos e/ou mais fracos.