2024 será finalmente o ano do Wayland?

Achei interessante o seu post e me fez lembrar algumas distros baseadas no Gentoo, que por sua vez, ainda usam rc init hehe Fiquei pensando agora aqui o gentoo usando wayland kkkkkkk piadas a parte mas isso me deixa meio com medo de usar qualquer distro com wayland! Eu sou da seguinte opinião, que agora não seria a hora do KDE mudar para wayland, talvez daqui uns 5 anos. Acho que a equipe e muitos usuários que não tem ideia sobre wayland, vão sofrer bastante em 2024!

Espero que sim :pray:

Uai…

Na minha instalação do Redcore (Gentoo), com OpenRC init, aparece a opção de usar Wayland:

No Void, com Runit, também.

No MX Linux e no Slackware, com SysV init, também.

Acho que o init não é obstáculo para usar Wayland.

Eu é que prefiro X11 em todas as distros. – Só uso Wayland no Fedora, para vigiar o que eles andam aprontando.

Não era bem isso que eu quis dizer ehehe e sim manter um X com atual KDE no Wayland! Porque há distros que mantem até hoje várias coisas “antigas” e que fazem os usuários ainda estarem nela!

1 curtida

Verdade!

(Tinha entendido outra coisa, ha ha)

Talvez este fosse o momento certo, mesmo.

Esse “alpha” vai congelar amanhã, vai virar beta – e terá 90 dias só para corrigir bugs, até o lançamento final em 28 Fevereiro (salvo algum adiamento). – A multidão de “testadores” está passando pente-fino, e os desenvolvedores correndo para corrigir.

Depois, haverá quase 2 meses para a turma da Canonical resolver se inclui ou não no Kubuntu LTS a ser lançado em Abril. – Infelizmente, não acompanho mais o Kubuntu “daily-build” (development branch), então não sei como anda.

A comunidade do Debian terá quase 2 anos, até o lançamento do 13 Trixie.

Sempre que mudam as configurações, tem discussão no blog do Nate kkk. Coisas que não fazem sentido está no mesmo local, coisas que fariam mais sentido estarem logo na página inicial e etc. Não sei como tá agora, mas ele queria por as configurações de rede no topo, enquanto o pessoal achava que deveriam se manter as configurações de temas.

1 curtida

Tempo terá, e a comunidade parece está muito ansiosa e receptiva, o que não faltarão são testes e correções de bugs.

Já se mudou o cronograma de lançamento do Plasma para que justamente isso acontecesse. Que as principais distribuições, dentre elas o próprio Kubuntu enviasse sempre o Plasma mais recente nos seus lançamentos; ninguém suportar mais ter que esperar ou por ppa pra toda nova versão.

1 curtida
3 curtidas

Estava acompanhando essa noticia e acho engraçado o comportamento da comunidade. A galera não cansa de atear fogo no X.org por ser um campo minado na questão de segurança, vira e mexe aparece um CVE e esse ano já foram vários, mais bastou a Red Hat anunciar que vai remover o X.org da do Red Hat Enterprise 10 ( mantendo o Xwayland na versão Workstation) que aparecem defensores do xorgs como um enxame de abelhas.

Sei que uma boa parte é puro hater da RH mais me soa engraçado.

3 curtidas

Acho que pra bater os haters da RH só a Canonical… tudo que vier da Canonical ou RH o haiterismo é nível hard.

4 curtidas

Cara a mesma coisa acontece com quase tudo no linux, apenas aceita e ignora porque não tem solução, até porque se vc levantar qualquer argumento não faz diferença. Bem como você, disse é engraçado.

Sei que não acontece só no Linux, mas enfim… Eu tenho minhas criticas ao Wayland, mas na minha opinião, é o caminho, independente dos seus defeitos, especialmente porque tem solução, sendo que muitas coisas só tem como remendar no Xorg.

1 curtida

Compreendo que será uma briga eterna já que o haterismo é alimentado porque são empresas privadas por trás desses projetos e até mesmo em projetos comunitários ocorres essas tretas como quando a equipe do Debian resolveram aderir ao systemd ou quando eles decidiram incluir firmware non-free na ISO principal.

Wayland é um caminho a seguir, mesmo ainda não estaja 100% e que alguns projetos ou programas não o suportem isso não deve ficar assim por muito tempo, o movimento da Red Hat talvez veja o melhor maneira de prepará-lo.

2 curtidas

Usando Wayland faz 1 ano no arch, super estável, nem lembro mais como é usar Xorg.

3 curtidas

Estável sim, funcional não hehehe São duas coisas beem diferentes!

1 curtida

Do Wayland, por si só, também posso dizer isso:

Na transição para o Fedora 34, a “sessão padrão” mudou, “do nada”, de X11 para Wayland.

O gnome-screenshot não funcionou – e acho que isso foi definitivo.

Apresentou umas “tremidas nervosas” no Conky. – Isso foi corrigido tempos depois – mas não sei quando, pois voltei para o X11, e não acompanhei a evolução do Wayland naquela época.

Na transição para Fedora 35, manteve X11. – Só fui testar o Wayland algum tempo depois, por livre e espontânea vontade – “só pra ver”.

De início bagunçou todas as minhas janelas (Size, Position), mas foi possível corrigir.

Criei para o KDE Spectacle os mesmos 4 atalhos que eu usava para o gnome-screenshot, graças à dica de um colega aqui no Fórum – e foi o que me salvou desse problema. – Foi por um tris!.. porque…

… um mês depois, a seção “Custom Shortcuts” foi eliminada do KDE System Settings – só no Fedora! – e se eu não tivesse criado aqueles 4 atalhos naquele momento, no outro mês não poderia mais criar.

Esses foram os percalços que tive com Wayland no Fedora. – Resolvido isso, funciona muito bem, até hoje. – Não me acostumei, porque continuo usando X11 nas outras distros (principalmente Arch), e quase não uso o Fedora.

Agora, no Plasma 6 (alpha, beta 1) do KDE Neon Unstable, os tropeços e percalços são bem mais numerosos.

3 curtidas

Tem razão nisto, eu por exemplo quero mudar para Wayland, mas eu não vou fazer isso, vou esperar a equipe da distro que estou usando fazer isso para mim, isso porque eu não quero ter dor de cabeça para mudar um servidor gráfico, eu estou de boa.

4 curtidas

Aqui tbm o Arch KDE, totalmente estável e solid-rock.
PC ligado 24/7, sem lag e sem travamento.

1 curtida

Essa é a melhor decisão. Geralmente quando a equipe da distro muda de forma automática para uma nova tecnologia, é (geralmente) sinal que já está bem estável para uso.

1 curtida

É só isso que me entristece :pensive: mas aguardarei pacientemente :hourglass_flowing_sand:

Tenho testado e gostado de usar o Waydroid, e para contornar usando o XFCE, já que só funciona com Wayland, uso o Cage.

É… ano passado até dava para usar, mas rolava uns bugs irritantes, principalmente com os widgets.

1 curtida

Tentei instalar o KDE Neon unstable no Virtualbox mas o instalador tá quebrado e não inicia, queria testar o Plasma 6 :sob:, alguém teve o mesmo problema?