O openSUSE Argon seria um “KDE Neon” do Suse; pois traria uma base estável (digamos LTS) mas com o mais recente do desktop Plasma, KDE apps e KDE Frameworks
Já o openSUSE Kripton (excelente nome, por sinal) seria um Neon " Developer Edition"
… por ser baseado no Leap, de “lançamento fixo”. – Há diferenças, claro, pois acho que o Leap costuma ser mais atualizado do que o Ubuntu LTS (lançado a cada 2 anos).
Mas esse outro paralelo, acho que não é tão válido:
… porque todas as opções do KDE Neon são baseadas no Ubuntu-LTS – por exemplo, um yt-dlp defasado, que falhou ao tentar baixar 5 vídeos, um após outro (tive de voltar ao Arch Linux, cujoyt-dlpatualizado conseguiu baixar de imediato). – É por essas e outras que me sinto cada vez menos à vontade com o KDE Neon, Mint, Butus-LTS em geral, Debian stable, e outras distros de “lançamento fixo”. (Só o MX Linux, tem o hábito de trazer versões atualizadas dos aplicativos mais usados, inclusive oyt-dlp).
Neste caso – o Krypton – é baseado no Tumbleweed, rolling-release.
Não tem pra onde fugir, os novos projetos tem foco total no Wayland.
A nota de lançamento frisa:
Experiência 100% Wayland
Quer você seja um entusiasta do KDE ou um amante do GNOME, o Fedora Asahi Remix vem pronto para uso com um ambiente 100% Wayland , trazendo a você as mais novas tecnologias de desktop e servidor de exibição, que são uma combinação perfeita para o hardware Apple. Você obterá uma área de trabalho suave e amanteigada, sem rasgos ou falhas, assim como no macOS. Experimente suporte HiDPI contínuo em nossas versões KDE Plasma, mesmo em vários monitores com diferentes escalas de exibição.
E com as próximas melhorias no ecossistema Wayland, poderemos oferecer suporte a novas tecnologias, como HDR e entalhes de tela, bem como calibração adequada da tela. Tem alguns aplicativos X11 para executar? Não se preocupe, o XWayland está disponível e é totalmente suportado como uma ponte para aplicações legadas.
Migrei ontem meu Notebook para Ubuntu com Wayland. Resultado: 100% dos meus apps do dia a dia funcionando sem problemas. É acho q é hora (pra mim pelo menos) de deixar o X11 no passado.
A atualização anterior (10 Dezembro) alterou o comportamento do Kwin:
Acima: - As sub-janelas agora abrem no mesmo tamanho e posição da janela principal. – (Arrastei um pouco a sub-janela, para documentar o também a janela principal).
No caso específico do Synaptic, achei boa essa mudança. – Já estava enjoado de precisar, sempre, redimensionar aquelas sub-janelinhas, para poder ver melhor as coisas.
Fui ver como estavam as configurações do Kwin para o Synaptic e, “para variar”, apenas sumiram as especificações de tamanho e posição que eu costumava usar:
Importante: – Faz muito tempo, alguns pacotes “Qt6” vêm sendo instalados em quase todas as distros, embora permaneçam com Plasma 5 e inúmeros pacotes “Qt5”.
Idem, a não ser pelo Windows kkkk, uso o Arch a há pelos menos 17 anos, não vou deixar ele de ladopor causa do wayland, qualquer coisa ativo o rollback e fico com X11. Mas acredito que o X11 ainda fique com o KDE ai pelo menos mais uns 5 anos, o wayland não está pronto. Muitos dizem que está, mas de verdade? Não! O fato é que os app que estão com o wayland em seu código, tiveram que retirar e capar muita coisa pra fazer funcionar bem. E devagar vão incrementando. E uma coisa é fato, se você joga no Linux, diga adeus a nvidia do jeito que é hoje, porque o nvidia-open, é apenas pra levantar o X ( ou no caso wayland) porque de resto! vish!
""Olha, se eu dissesse: “O Linux quebra o Photoshop; você deveria continuar usando o Windows!” Eu sei como você responderia, certo? Você diria “Espere um minuto, o problema é que o Photoshop não suporta Linux!” E você está certo. É uma diferença sutil, mas importante, que coloca a responsabilidade no lugar certo. Porque não há nada que o Linux possa fazer para “desconstruir” o Photoshop; a Adobe precisa portar seu software, e eles simplesmente não o fizeram. ainda assim.
E é praticamente o mesmo com o X11 e o Wayland. O Wayland não foi projetado para ser um substituto imediato do X11, assim como o Linux não foi projetado para substituir o Windows. As expectativas precisam ser ajustadas para refletir o fato de que algumas mudanças podem ser necessário ao fazer a transição de um para o outro."
“Neste contexto, “quebrar tudo” é outra forma talvez menos precisa de dizer “nem tudo está totalmente portado ainda”. Esta portabilidade é necessária porque o Wayland foi projetado para atingir um futuro que não inclui 100% de compatibilidade imediata com tudo o que fizemos no passado, porque acontece que muitas dessas coisas não fazem mais sentido. Para aqueles que fazem, uma camada de compatibilidade (XWayland) já é fornecida, e qualquer coisa que precise de uma integração mais profunda do sistema geralmente tem um caminho adiante (protocolos Portals e Wayland e PipeWire) ou está sendo trabalhado ativamente. Está tudo acontecendo!”
Nate Graham - Desenvolvedor KDE
traduzido via Google Tradutor
Estou acompanhando e publicando meus testes com a fase beta do KDE Plasma 6 no Kinoite, até agora está bem estável, no sentido que não tive nenhum crash crítico da interface ou coisa do tipo (bem diferente de quando testei no 5 a anos atras) estou usando direto no meu notebook com amd apu, testando coisas multimídia, gravação de tela, jogos etc…
Todo mundo falando bem do Kinoite frente ao Fedora Spin com KDE… eu usei o Fedora na Spin com KDE, tive alguns problemas de consumo e desempenho; no grupo do Telegram do KDE Brasil vi que não era só eu kk.
Eu me interessei pelo Fedora pelo Kinoite, mas quando cheguei aqui no fórum, me desencorajaram a usar essa versão kkk.
kinoite um dos melhores sistemas que ja usei, eu encorajo a fazer o teste, n continuo nele pq ainda n me adaptei a ostree, amo fuçar onde n deve kkk, eu sempre tive bugs com kde , e la passei liso, inclusive eu me comprometi de esse ano usar kde a força kkk, por ser usuário de fedora, optei pelo nobara, fiz uns ajustes finos na interface e estou usando aqui
Sistema interessante; mas eu quero deixar de ser um SDA kk.
Troquei meus dois notebooks para o TuxedoOS agora no fim do ano; não me atiça a curiosidade e desejo de formatar de novo
pois é kkkk, pra mil largar o jeito de SDA agora estripulo metas de quanto tempo passarei no sistema kkk e as vezes mesmo assim a ansiedade me mata kkkk
Então, quando eu instalei no impulso… a primeira coisa que veio a mente " dia 28/02/2024 tem o lançamento do Plasma6", se o TuxedoOS ainda está no X11 por padrão, e ser de uma empresa que distribui hardware, eles não irão atualizá-lo para o Plasma6 assim de imediato kk.