2024 será finalmente o ano do Wayland?

Tenta outras distros, o @frc_kde deve saber o porque o Neon dá muito problema na ISO.

As opções para testar o Plasma 6 incluem o seguinte:

2 curtidas

Caramba, como essa iso do opensuse é pequena.

2 curtidas

Dá para você testar com o Arch, basta colocar o repositório Unstable do KDE como prioridade. Só seguir esse vídeo aqui:

2 curtidas

Vivendo e aprendendo…

Uso openSUSE desde 2017 (primeiro Leap, agora Tumbleweed), e nunca tinha ouvido falar desse Krypton.

Fui pesquisar, encontrei essa descrição oficial; e essa receita oficial para transformar um openSUSE já instalado.

1 curtida

Vamos vê se eu entendi…

O openSUSE Argon seria um “KDE Neon” do Suse; pois traria uma base estável (digamos LTS) mas com o mais recente do desktop Plasma, KDE apps e KDE Frameworks

Já o openSUSE Kripton (excelente nome, por sinal) seria um Neon " Developer Edition"

Seria isso?

Também pensei nesse paralelo com o KDE Neon:

… por ser baseado no Leap, de “lançamento fixo”. – Há diferenças, claro, pois acho que o Leap costuma ser mais atualizado do que o Ubuntu LTS (lançado a cada 2 anos).

Mas esse outro paralelo, acho que não é tão válido:

… porque todas as opções do KDE Neon são baseadas no Ubuntu-LTS – por exemplo, um yt-dlp defasado, que falhou ao tentar baixar 5 vídeos, um após outro (tive de voltar ao Arch Linux, cujo yt-dlp atualizado conseguiu baixar de imediato). – É por essas e outras que me sinto cada vez menos à vontade com o KDE Neon, Mint, Butus-LTS em geral, Debian stable, e outras distros de “lançamento fixo”. (Só o MX Linux, tem o hábito de trazer versões atualizadas dos aplicativos mais usados, inclusive o yt-dlp).

Neste caso – o Krypton – é baseado no Tumbleweed, rolling-release.

1 curtida

Não tem pra onde fugir, os novos projetos tem foco total no Wayland.

A nota de lançamento frisa:

Experiência 100% Wayland

Quer você seja um entusiasta do KDE ou um amante do GNOME, o Fedora Asahi Remix vem pronto para uso com um ambiente 100% Wayland , trazendo a você as mais novas tecnologias de desktop e servidor de exibição, que são uma combinação perfeita para o hardware Apple. Você obterá uma área de trabalho suave e amanteigada, sem rasgos ou falhas, assim como no macOS. Experimente suporte HiDPI contínuo em nossas versões KDE Plasma, mesmo em vários monitores com diferentes escalas de exibição.

E com as próximas melhorias no ecossistema Wayland, poderemos oferecer suporte a novas tecnologias, como HDR e entalhes de tela, bem como calibração adequada da tela. Tem alguns aplicativos X11 para executar? Não se preocupe, o XWayland está disponível e é totalmente suportado como uma ponte para aplicações legadas.

1 curtida

Migrei ontem meu Notebook para Ubuntu com Wayland. Resultado: 100% dos meus apps do dia a dia funcionando sem problemas. É acho q é hora (pra mim pelo menos) de deixar o X11 no passado.

2 curtidas

Enquanto tiver lento comparado com o X11 eu não penso nem em chegar perto, se obrigarem o Windows já vai estar instalado

Notei algumas coisas, no último Domingo, 17 Dezembro:

No KDE Neon “comum” (User Edition) – ainda com Plasma 5:

A atualização anterior (10 Dezembro) alterou o comportamento do Kwin:

1. Acima: - As sub-janelas agora abrem no mesmo tamanho e posição da janela principal. – (Arrastei um pouco a sub-janela, para documentar o também a janela principal).

No caso específico do Synaptic, achei boa essa mudança. – Já estava enjoado de precisar, sempre, redimensionar aquelas sub-janelinhas, para poder ver melhor as coisas.

Infelizmente, a subjanela “Applying changes” só aumentou na largura:

Fui ver como estavam as configurações do Kwin para o Synaptic e, “para variar”, apenas sumiram as especificações de tamanho e posição que eu costumava usar:

Ótimo na sub-janela “Histórico”:

Isso não tinha acontecido com o Synaptic no KDE Neon Unstable, com Plasma 6.

Infelizmente, não lembrei de verificar as sub-janelas do Dolphin, Kate etc. no KDE Neon “comum”.

Depois disso, fiz upgrade do Fedora 38 para Fedora 39 – que continua com Plasma 5. – Única distro em que venho usando Wayland com Plasma 5.

Acima - Me parece que o comportamento da sub-janela se alterou… mas teria de examinar zilhões de prints, para conferir.

Importante: – Faz muito tempo, alguns pacotes “Qt6” vêm sendo instalados em quase todas as distros, embora permaneçam com Plasma 5 e inúmeros pacotes “Qt5”.

1 curtida

Idem, a não ser pelo Windows kkkk, uso o Arch a há pelos menos 17 anos, não vou deixar ele de ladopor causa do wayland, qualquer coisa ativo o rollback e fico com X11. Mas acredito que o X11 ainda fique com o KDE ai pelo menos mais uns 5 anos, o wayland não está pronto. Muitos dizem que está, mas de verdade? Não! O fato é que os app que estão com o wayland em seu código, tiveram que retirar e capar muita coisa pra fazer funcionar bem. E devagar vão incrementando. E uma coisa é fato, se você joga no Linux, diga adeus a nvidia do jeito que é hoje, porque o nvidia-open, é apenas pra levantar o X ( ou no caso wayland) porque de resto! vish!

2 curtidas

E lá vamos nós apagar incêndio :fire: com gasolina :fuelpump:

""Olha, se eu dissesse: “O Linux quebra o Photoshop; você deveria continuar usando o Windows!” Eu sei como você responderia, certo? Você diria “Espere um minuto, o problema é que o Photoshop não suporta Linux!” E você está certo. É uma diferença sutil, mas importante, que coloca a responsabilidade no lugar certo. Porque não há nada que o Linux possa fazer para “desconstruir” o Photoshop; a Adobe precisa portar seu software, e eles simplesmente não o fizeram. ainda assim.

E é praticamente o mesmo com o X11 e o Wayland. O Wayland não foi projetado para ser um substituto imediato do X11, assim como o Linux não foi projetado para substituir o Windows. As expectativas precisam ser ajustadas para refletir o fato de que algumas mudanças podem ser necessário ao fazer a transição de um para o outro."

“Neste contexto, “quebrar tudo” é outra forma talvez menos precisa de dizer “nem tudo está totalmente portado ainda”. Esta portabilidade é necessária porque o Wayland foi projetado para atingir um futuro que não inclui 100% de compatibilidade imediata com tudo o que fizemos no passado, porque acontece que muitas dessas coisas não fazem mais sentido. Para aqueles que fazem, uma camada de compatibilidade (XWayland) já é fornecida, e qualquer coisa que precise de uma integração mais profunda do sistema geralmente tem um caminho adiante (protocolos Portals e Wayland e PipeWire) ou está sendo trabalhado ativamente. Está tudo acontecendo!”

Nate Graham - Desenvolvedor KDE
traduzido via Google Tradutor

2 curtidas

Pra quem ainda achou que os avanços do Wayland estão demorando, 2023 foi um ano muito promissor.

1 curtida

Estou acompanhando e publicando meus testes com a fase beta do KDE Plasma 6 no Kinoite, até agora está bem estável, no sentido que não tive nenhum crash crítico da interface ou coisa do tipo (bem diferente de quando testei no 5 a anos atras) estou usando direto no meu notebook com amd apu, testando coisas multimídia, gravação de tela, jogos etc…

2 curtidas

Todo mundo falando bem do Kinoite frente ao Fedora Spin com KDE… eu usei o Fedora na Spin com KDE, tive alguns problemas de consumo e desempenho; no grupo do Telegram do KDE Brasil vi que não era só eu kk.

Eu me interessei pelo Fedora pelo Kinoite, mas quando cheguei aqui no fórum, me desencorajaram a usar essa versão kkk.

1 curtida

kinoite um dos melhores sistemas que ja usei, eu encorajo a fazer o teste, n continuo nele pq ainda n me adaptei a ostree, amo fuçar onde n deve kkk, eu sempre tive bugs com kde , e la passei liso, inclusive eu me comprometi de esse ano usar kde a força kkk, por ser usuário de fedora, optei pelo nobara, fiz uns ajustes finos na interface e estou usando aqui

1 curtida

Sistema interessante; mas eu quero deixar de ser um SDA kk.
Troquei meus dois notebooks para o TuxedoOS agora no fim do ano; não me atiça a curiosidade e desejo de formatar de novo :rofl: :rofl: :rofl:

pois é kkkk, pra mil largar o jeito de SDA agora estripulo metas de quanto tempo passarei no sistema kkk e as vezes mesmo assim a ansiedade me mata kkkk

1 curtida

Então, quando eu instalei no impulso… a primeira coisa que veio a mente " dia 28/02/2024 tem o lançamento do Plasma6", se o TuxedoOS ainda está no X11 por padrão, e ser de uma empresa que distribui hardware, eles não irão atualizá-lo para o Plasma6 assim de imediato kk.

Aí vai eu querer usar o Neon novamente kkkk

n sei a veracidade, mas acho q eles bebem do repo de neon

1 curtida