Zorin OS, som mudo / ¨dummy output / saída de falsa" nas configurações

Meu laptop é um Dell Inspiron 7567 com a configuração acima. Secure boot desativado, usando Zorin Desktop E NÃO Wayland, e a última versão disponível do firmware / BIOS da Dell, atualizado ainda com o Windows 10. Instalei o Zorin 18.1 Pro, que comprei com o intuito de ajudar, depois de muito pesquisar compatibilidade e opções. E depois que a Microsoft decidiu que essa belezinha perfeitamente funcional havia virado sucata.

O problema é esse dummy output / saída de falsa nas configurações de som. Tentei, mais de uma vez, todas as soluções que o Zorin enumera neste tópico do site de suporte , e as recomendações do suporte deles foram basicamente as mesmas. O problema é que FUNCIONA, o som volta após reiniciar o audio server, usar os comandos de terminal descritos na seção ¨PCI/intenal sound card not detected (dummy output)” do link da página de suporte acima, E reiniciar o laptop. PORÉM, ou após reiniciar ou após desligar novamente, o problema ¨dummy output” volta.

PulseAudio istalado, e Alsamixer consultado várias vezes. não tenho o intuito de floodar o tópico, mas vou postar a seguir algumas capturas para dar informações.

UMA OBSERVAÇÃO que não sei se está relacionada ao problema, mas sabidamente o retorno de estados de suspensão sempre foi causa de problemas diversos inclusive no Windows: após voltar de suspensão, quando a tela liga chegaram a aparecer algumas mensagens que consegui fotografar, e vou postá-las também. MAS o único problema que constatei foi no som.

Mais uma vez, desculpas pela quantidade de informação, mas creio ser o único modo de ajudar a me ajudarem. Muito obrigado.

Aguardando alguma pessoa caridosa que possa trazer luz a esse problema, e não que eu não continue tentando resolver sozinho…

Desisti. É provável que alguma solução arrevesada e complexa desse conta do problema, mas passar mais de dez dias pesquisando e digitando comandos no terminal, reiniciar dezenas de vezes, e verificar que o som voltou apenas para sumir de novo após um reinício ou volta da suspensão, se tornou um consumo de tempo além do razoável.

Eu reservei esse tempo para isso, porque afinal, se eu não era um usuário avançado de Linux, também não era um usuário comum. Serviu para me familiarizar de vez com o terminal, a ponto de agora me ver abrindo-o em vez de procurar algo na interface gráfica. Instalei o Pop! OS, e ele apenas funcionou. Apanhou para detectar a placa de vídeo dedicada, uma Geforce GTX 1050 TI, mas não precisei fazer nada - ignorei o problema e o sistema simplesmente arrumou a bagunça sozinho depois de alguns reinícios.

Não achei a interface do Pop! tão polida quanto a do Zorin, mas fica pouca coisa atrás. E usa o Wayland por padrão; não possuo conhecimento específico para julgar, talvez esse e outros detalhes que notei queiram dizer que, tecnicamente, o Pop! está alguns passos à frente do Zorin.

Rapaz, que excelente notebook! Salvar esse Dell Inspiron 7567 da obsolescência programada da Microsoft foi a melhor escolha que você fez. É uma máquina fantástica e perfeitamente capaz.

Poxa, vi seu post só agora e não dava para deixar uma dúvida tão bem detalhada quanto a sua ficar sem resposta por aqui. Parabéns pela quantidade de informações e capturas, isso ajuda demais a diagnosticar o problema!

Sabe aquela sua observação final sobre as mensagens que aparecem na tela logo após voltar da suspensão? Você matou a charada! É exatamente aí que está o problema. O que está acontecendo não é que o seu som está quebrado, mas sim que o driver de áudio da Intel (snd_hda_intel) entra em estado de economia de energia profunda quando o laptop suspende, e na hora de “acordar”, o Kernel falha em reativar os pinos físicos da sua placa Realtek. Como o sistema não encontra a placa ativa no barramento PCI após o wake-up, ele joga o áudio para o “Dummy Output” (Saída Falsa) por segurança.

Como as soluções temporárias do suporte do Zorin funcionam mas somem quando reinicia, nós precisamos deixar a correção definitiva salva no sistema.

Separei os dois métodos mais eficazes no ecossistema Ubuntu/Zorin para resolver esse comportamento em notebooks Dell. Tente primeiro o Método 1, que é o mais certeiro:

:hammer_and_wrench: Método 1: Desativar a economia de energia do Driver de Áudio (Definitivo)

Vamos dizer ao Kernel para nunca desligar completamente o chip de áudio quando o sistema entrar em repouso. Isso impede que ele se perca ao voltar da suspensão.

1. Abra o seu Terminal (Ctrl + Alt + T) e copie e cole o comando abaixo para editar o arquivo de configuração do ALSA (ele vai pedir sua senha):

Bash

sudo nano /etc/modprobe.d/alsa-base.conf

2. Vá até o final do arquivo usando as setas do teclado e adicione estas duas linhas lá embaixo:

Plaintext

options snd-hda-intel power_save=0
    options snd-hda-intel power_save_controller=N

3. Salve o arquivo apertando Ctrl + O e depois Enter. Saia do editor com Ctrl + X.

4. Reinicie o notebook para o Kernel aplicar a regra.

Isso costuma resolver em 90% dos notebooks Dell Inspiron que perdem o som pós-suspend.

:hammer_and_wrench: Método 2: Forçar o reconhecimento do Codec da Dell

Se o Método 1 não segurar o som após o reboot, significa que o Zorin precisa de um empurrão extra para mapear as saídas de som da Dell corretamente.

1. Abra o terminal novamente:

Bash

sudo nano /etc/modprobe.d/alsa-base.conf

2. Remova as linhas do teste anterior se não funcionaram, e adicione esta aqui no final do arquivo:

Plaintext

options snd-hda-intel model=dell-headset-multi

3. Salve (Ctrl + O, Enter) e saia (Ctrl + X).

4. Reinicie o computador.

:light_bulb: Uma dica sobre o Servidor de Áudio atual (Zorin 17 / 18)

Nas versões mais recentes, o Zorin migrou o gerenciamento de som do antigo PulseAudio para o PipeWire (gerenciado pelo WirePlumber). Se o som sumir após a suspensão e você não quiser reiniciar o PC inteiro, em vez de usar os comandos antigos de PulseAudio, teste rodar esse comando simples no terminal do seu usuário:

Bash

systemctl --user restart pipewire wireplumber

Isso reinicia a camada de som moderna instantaneamente e costuma trazer o áudio de volta sem precisar dar reboot.

Tenta o Método 1 primeiro e me conta se ele manteve o som ativo mesmo após você suspender e reiniciar o laptop. Estamos aqui para fazer essa máquina rodar 100% no Linux! :penguin::rocket:

Xiiiii agora lascou :grin: Instalei o Pop! OS. O Zorin, pelo menos por enquanto, dançou, embora eu mantenha o direito de baixar o 18 versão Pro.

Muito obrigado por seu tempo e sua gentileza, Danilo, não é em vão porque afinal essa solução sofisticada deve servir para várias outras distribuições. Eu pesquisei muito nesses dias, e esses conflitos resultando em Dummy Output são relatados no Ubuntu, e consequentemente no Zorin e no Mint, no Fedora, no Debian, e inclusive também no Pop!. (que também é derivado do Ubuntu).

Deveria ter testado sem instalar, a partir do pendrive, mas confiei demais na pesquisa de compatibilidade que fiz antes de me decidir pelo Zorin. Antes de instalar o Pop! fiz esse teste, e todos os sistemas funcionaram. Na verdade é estranho, porque o Pop! também é Ubuntu, para se ver o quanto diferentes visões de desenvolvimento e implementação influenciam o comportamento de uma distro em máquinas específicas.

Quanto à obsolescência forçada imposta pela MS, achei revoltante. A maioria das pessoas não está nem aí, mas eu não paguei barato por essa máquina e considerei um absurdo a decisão da empresa. Sabe POR QUE a máquina não atualizou para o Windows 11, que aliás se tornou uma porcaria de sistema? Não é por causa de chip TPM, o 7567 tem. Foi por causa do processador, a MS decidiu de modo arbitrário que os processadores Intel Core só seriam aptos para o W11 da oitava geração em diante, e o Kaby Lake Core i7-7700 HQ é de 2017, sétima geração.

Vou salvar sua elegante solução em minha documentação, tks.

Rapaz, que reviravolta! Mas olha, você não errou em nada. O Pop!_OS é uma baita escolha, a System76 faz um trabalho fantástico otimizando o sistema para laptops, modificando bastante a base do Ubuntu (especialmente no gerenciamento de energia e drivers). Isso explica o porquê de ele ter se comportado melhor no seu hardware do que o Zorin logo de cara. No Linux é assim: a gente testa até achar a nossa casa.

E você tocou no ponto exato sobre a Microsoft. Barrar um i7 de 7ª geração (Kaby Lake), que é um baita processador parrudo, por pura linha arbitrária de mercado é uma palhaçada sem tamanho. É a obsolescência programada na nossa cara, empurrando um Windows 11 pesado e cheio de telemetria.

Fico muito feliz que a máquina tenha ganhado vida nova com o Pop!_OS e que as dicas de áudio tenham ficado salvas na sua documentação para o futuro — no mundo Linux, conhecimento nunca é desperdiçado.

Aproveita o novo sistema e parabéns por não aceitar que transformassem o seu Dell em sucata! Se precisar de qualquer coisa no Pop!, tamos junto! :penguin::rocket:

em primeiro lugar, cite qual sua placa de áudio:

lspci | grep Audio

sem isso não dá para começar nada.

00:1f.3 Audio device: Intel Corporation CM238 HD Audio Controller (rev 31)

Mas ressalto que o problema foi “solucionado na verdade foi feito um workaround trocando a distro. De qualquer modo agradeço!