Olá! Sou um usuário novo de linux e resolvi testar o Zorin OS no meu notebook com uma placa de vídeo Nvidia.
Fiz a instalação do Zorin utilizando a opção de detectar automaticamente os drivers da Nvidia
O que funcionou, eu acho, pois no painel de drivers parece estar tudo correto
Mas no “sobre o sistema” a placa identificada é a integrada do processador
Imaginei que seria por que por padrão o notebook estava utilizando o gráfico integrado e só mudaria para a placa dedicada caso algum programa precisasse, o que não ocorre, tenho obtido um péssimo desempenho em programas de edição gráfica e tembém em jogos como o CS2 e Minecraft (esse, inclusive, mostra que a placa utilizada é a integrada, através da tecla F3)
Como posso resolver esse problema
*Essa é a segunda vez que instalo o Zorin OS no meu notebook, da primeira vez tive o mesmo problema e consegui resolver, só não lembro como
Gráficos híbridos precisam de algum trabalho manual para funcionarem corretamente, no fórum do Zorin OS tem várias discussões com os passos necessários para ter uma boa experiência.
A troca entre GPUs integrada e dedicada não é “automágica”, você precisará configurar quais aplicações irão usar uma ou a outra.
Você também pode usar o tutorial da System76 como base e adaptar os passos para sua versão do Zorin.
Abra o painel de controle da Nvidia e verifique se a opção do PRIME está selecionada no modo “on demand” (sob demanda). Dessa forma, o chip gráfico dedicado irá funcionar quando for solicitado pelo usuário.
Para abrir um programa usando o chip dedicado, clique com o botão direito e selecione “iniciar com placa de vídeo dedicada”.
Ele adiciona ao menu rapido do gnome uma opção para escolher como quer rodar o notebook, trocando para integrada aumenta a bateria consideravelmente, trocando para hibrida libera o uso da placa de video quando necessario
tentei as soluções que proporam aqui e nos sites indicados e não consegui resolver
mas notei uma coisa, em um dos posts sobre isso no forum do Zorin os algum usuário compartilhou uma print do Nvidia Settings que aparecia assim:
já no meu notebook aparece dessa forma:
poderia ser que o driver não esteja funcionando corretamente?
nesse meio tempo tentei reinstalar o zorin pois não estava conseguindo alterar o driver na tela da segunda print da mensagem anterior, e quando fiz isso percebi que no modo live direto do pendrive bootavél ele reconhecia minha placa dedicada no “sobre o sistema”
De fato a instalação do driver parece ter dado erro. Ontem mesmo eu fui tentar trocar a versão do driver no Zorin e passei por isso. Acabei formatando e resolveu.
Na ferramenta de drivers, qual versão está instalada? Ainda é a 535?
Na tela de login, aparece a engrenagem no canto inferior direito para selecionar a sessão entre X11 ou Wayland? Qual está selecionada?