Zorin OS não reconhece a placa Nvidia do meu Notebook

Olá! Sou um usuário novo de linux e resolvi testar o Zorin OS no meu notebook com uma placa de vídeo Nvidia.
Fiz a instalação do Zorin utilizando a opção de detectar automaticamente os drivers da Nvidia
image

O que funcionou, eu acho, pois no painel de drivers parece estar tudo correto

Mas no “sobre o sistema” a placa identificada é a integrada do processador
image

Imaginei que seria por que por padrão o notebook estava utilizando o gráfico integrado e só mudaria para a placa dedicada caso algum programa precisasse, o que não ocorre, tenho obtido um péssimo desempenho em programas de edição gráfica e tembém em jogos como o CS2 e Minecraft (esse, inclusive, mostra que a placa utilizada é a integrada, através da tecla F3)

Como posso resolver esse problema

*Essa é a segunda vez que instalo o Zorin OS no meu notebook, da primeira vez tive o mesmo problema e consegui resolver, só não lembro como

2 curtidas

Olá @Alessand.ro, tudo bem contigo?

Gráficos híbridos precisam de algum trabalho manual para funcionarem corretamente, no fórum do Zorin OS tem várias discussões com os passos necessários para ter uma boa experiência.

A troca entre GPUs integrada e dedicada não é “automágica”, você precisará configurar quais aplicações irão usar uma ou a outra.

Você também pode usar o tutorial da System76 como base e adaptar os passos para sua versão do Zorin.

:vulcan_salute:

1 curtida

Abra o painel de controle da Nvidia e verifique se a opção do PRIME está selecionada no modo “on demand” (sob demanda). Dessa forma, o chip gráfico dedicado irá funcionar quando for solicitado pelo usuário.

Para abrir um programa usando o chip dedicado, clique com o botão direito e selecione “iniciar com placa de vídeo dedicada”.

3 curtidas

Instale supergfx e a extensão dele para gnome
https://extensions.gnome.org/extension/5344/supergfxctl-gex/

Ele adiciona ao menu rapido do gnome uma opção para escolher como quer rodar o notebook, trocando para integrada aumenta a bateria consideravelmente, trocando para hibrida libera o uso da placa de video quando necessario

1 curtida

tentei as soluções que proporam aqui e nos sites indicados e não consegui resolver
mas notei uma coisa, em um dos posts sobre isso no forum do Zorin os algum usuário compartilhou uma print do Nvidia Settings que aparecia assim:
image
já no meu notebook aparece dessa forma:

image
poderia ser que o driver não esteja funcionando corretamente?
nesse meio tempo tentei reinstalar o zorin pois não estava conseguindo alterar o driver na tela da segunda print da mensagem anterior, e quando fiz isso percebi que no modo live direto do pendrive bootavél ele reconhecia minha placa dedicada no “sobre o sistema”

1 curtida

aconteceu esse erro quando instalei a extensão e não consegui resolver, você saberia o que poderia ser?

1 curtida

oi, por algum motivo meu painel está dessa forma

1 curtida

De fato a instalação do driver parece ter dado erro. Ontem mesmo eu fui tentar trocar a versão do driver no Zorin e passei por isso. Acabei formatando e resolveu.

Na ferramenta de drivers, qual versão está instalada? Ainda é a 535?

image

Na tela de login, aparece a engrenagem no canto inferior direito para selecionar a sessão entre X11 ou Wayland? Qual está selecionada?

1 curtida

Oi, ontem a noite tentei alterar a versão do driver, agora está a 550

E sobre o sistema de janelas, o utilizado é o Wayland
Deveria tentar trocar?

1 curtida

Coloque em X11. O Wayland não funciona direito com hardware Nvidia ainda.

1 curtida