Oii, pessoal! Tudo bem??
Sou usuária nova no Linux (apenas 1 mês) e antes nunca fui muito afundo no Windows, então estou tendo certa dificuldade de entender e lidar com certas situações. Nunca nem me aproximei do terminal por receio de estragar algo no notebook e não saber consertar depois, de modo que tenho feito todas as configurações pela parte gráfica mesmo. Mas tenho passado o último mês me informando e lendo muito aqui o fórum do Dio e o do Zorin.
Atualmente estou com um notebook com a seguinte configuração: Intel core i7 13ª ger (x16), Nvidia RXT 3050, 16gb de RAM, com o Zorin OS instalado (fiz a instalação que baixa os drivers da Nvidia), rodando com Wayland (não sei a diferença dela pra X11)
Estou com bastante dúvidas sobre atualização, troca e uso da GPU, explico:
1- Quando eu abro as minhas configurações > sobre, não aparece o nome da minha placa de vídeo (aparecem essas duas: “Mesa Intel® Graphics (RPL-P) / Mesa Intel® Graphics (RPL-P)”). Lendo aqui o fórum, descobri que pode ser que o notebook tenha uma placa de vídeo integrada e outra dedicada (um formato híbrido), o que faria aparecer o nome das placas que não reconheço. Mas mesmo assim, não deveria aparecer o nome da placa da Nvidia nas configurações? Ainda mais porque fiz a instalação com a opção que baixa os drives da Nvidia de forma automática (segui essa dica dada pelo Dio num video sobre o Zorin)??
2- Sendo o notebook com esse formato híbrido de GPU, em tese, pelo o que andei lendo, eu poderia escolher qual GPU usar, trocando pelas configurações. Um tópico aqui do fórum que me ajudou a entender um pouquinho sobre o assunto foi o publicado pelo Alessand.ro, mas mesmo assim fiquei com dúvidas. Como que sei qual placa de vídeo estou usando e quando a troca de placa deu certo? Onde vejo isso?? Exemplo: tem algum app ou configuração?? Naquele tópico que mencionei, deram a ideia de baixar a extensão SuperGFX: tentei, não consegui porque deu erro. Fui no aplicativo “Nvidia x Server settings” e lá está aplicada a opção de On Demand: troquei para modalidade de desempenho, reiniciei e não mudou as informações lá nas configurações, dai não sei se realmente ativou ou não… (mudei de volta para On demand). Vi que tem a opção de iniciar um aplicativo pela opção “dedicada”, mas como saber se ela realmente está usando a placa da Nvidia??
3- No aplicativo de Programas e Atualizações aparecem vários drivers da Nvidia, atualmente está rodando a versão 550. Dentre eles, tinham duas opções de versão 570 (1. “NVIDIA driver (open kernel) metapackage de nvidia-driver-570-server-open” e 2. “NVIDIA Server driver metapackage de nvidia-driver-570-server” - não sei a diferença entre as duas versões). Tentei aplicar o n. 2, deu erro, e continua até agora a mesma 550. É bom deixar o driver atualizado, né?? Se sim, como posso fazer isso de uma forma segura??
4- Quando abro os jogos aqui no notebook, ele fica ““gritando”” (desculpem, mas não sei o termo correto ^^’ ), fui jogar Bloon TD6 e na primeira vez o aplicativo até informou que a Steam não estava respondendo e precisei fechar o jogo e abrir de novo. Será que isso aconteceu porque não estava na placa de vídeo certa??
Agradeço imensamente a paciência pra ler o textão e com toda ajuda que puderem dar!! E peço paciência pela minha ignorância com certos pontos, é que to começando agora ^^’
Não sei se forneci todas as informações que eram necessárias, se precisarem de mais alguma, só avisar!