Oii, pessoal! Tudo bem??
Sou usuária nova no Linux (apenas 1 mês) e antes nunca fui muito afundo no Windows, então estou tendo certa dificuldade de entender e lidar com certas situações. Nunca nem me aproximei do terminal por receio de estragar algo no notebook e não saber consertar depois, de modo que tenho feito todas as configurações pela parte gráfica mesmo. Mas tenho passado o último mês me informando e lendo muito aqui o fórum do Dio e o do Zorin.
Atualmente estou com um notebook com a seguinte configuração: Intel core i7 13ª ger (x16), Nvidia RXT 3050, 16gb de RAM, com o Zorin OS instalado (fiz a instalação que baixa os drivers da Nvidia), rodando com Wayland (não sei a diferença dela pra X11)
Estou com bastante dúvidas sobre atualização, troca e uso da GPU, explico:
1- Quando eu abro as minhas configurações > sobre, não aparece o nome da minha placa de vídeo (aparecem essas duas: “Mesa Intel® Graphics (RPL-P) / Mesa Intel® Graphics (RPL-P)”). Lendo aqui o fórum, descobri que pode ser que o notebook tenha uma placa de vídeo integrada e outra dedicada (um formato híbrido), o que faria aparecer o nome das placas que não reconheço. Mas mesmo assim, não deveria aparecer o nome da placa da Nvidia nas configurações? Ainda mais porque fiz a instalação com a opção que baixa os drives da Nvidia de forma automática (segui essa dica dada pelo Dio num video sobre o Zorin)??