oi gente boa tarde, eu fui instalar o zorin OS 17 ai depois de instalar tudo ( na tela de teste ele funciona normal) mais depois que instala a tela fica com 800x600 e nao consigo entra na internet e quando volto para o Windows 10 a hora ta errado, alguém sabe como resolver isso?
Configurações do meu PC
intel@core i7 - 7700 CPU @ 3.600GHz
ASrock H110M-HG4
NVIDIA GeForce GTX 1650
16 Gb de memoria ram DDR4 em dual boot
2 SSDs , um de 1 Tb e outro de 250Gb
Hd de 1 tb
sistema principal: Windows 10 Pro versão 22h2
sistema secundário(que quero instalar) Zorin OS 17 core
Sobre me: eu sou editor de video (capcut) e estou atras de outro sistema operacional, pois temo que depois que o windows 10 para de funcionar o meus programas principais parem de funcionar e quero testar o zorin OS.
O Windows 10 não vai “parar de funcionar” de uma vez, mas a partir de 2025 ele vai deixar de receber atualizações de segurança e melhorias. Isso significa que, embora o sistema continue funcionando, ele ficará vulnerável a problemas de segurança ao longo do tempo.
O Zorin deve estar armazenando a hora no relógio de hardware como UTC (Tempo Universal Coordenado), enquanto o Windows armazena o tempo como hora local. Isso pode gerar esse tipo de discrepância na hora quando você alterna entre os sistemas.
A correção é que por padrão o Windows configura a hora do computador (BIOS) na hora local, enquanto as distribuições linux geralmente armazenam em hora de Greenwich (UTC). Há duas soluções:
Configurar o windows para salvar a hora em formato UTC:
Configurar o Zorin (ou qualquer distribuição que use o systemD) para salvar a hora em formato de hora local:
Rode o comando: sudo timedatectl set-local-rtc 1 --adjust-system-clock
Eu preferencialmente alteraria o do Windows, vc faz uma vez e resolve sempre que instalar outra distribuição Linux.