Zorin OS 16 Lite e Lite Pro já estão disponíveis

O Zorin OS 16 Lite foi finalmente disponibilizado para o público, após 4 meses de espera. Segundo a equipe de desenvolvedores a mais nova versão focada em computadores “fracos” foi desenvolvida com a seguinte mentalidade:

Ele condensa toda a experiência do Zorin OS 16 em um sistema operacional simplificado, projetado para funcionar em computadores de baixa especificação com 15 anos de idade. Acreditamos que isso seja mais importante do que nunca, após a obsolescência dos PCs mais antigos no Windows 11 durante uma escassez global de chips. Ao combinar o software mais avançado e eficiente com uma experiência amigável, tornamos possível para qualquer pessoa estender a vida útil de seus computadores nos próximos anos.

Também está disponível uma versão “Pro Lite” que contém alguns pacotes extras e os já conhecidos layouts personalizados, o Zorin OS 16 é baseado no Ubuntu 20.04.x LTS e nesta versão conta o XFCE 4.16, suporte a escala fracionada, kernel 5.11.0.41 e melhorias na integração com aplicativos Windows.

:vulcan_salute:

16 curtidas

Sem dúvida é uma das melhores, senão a melhor distro para quem tem computador fraco e vem do Windows.

1 curtida

De fato, o Zorin OS é uma excelente opção para quem vem do Windows e o desktop Xfce é talvez a melhor opção para quem tem computador fraco.

Mas é triste que esta distro esteja sendo lançada só agora. O Zorin OS usa base Ubuntu 20.04 LTS e estamos em dezembro de 2021. Estamos a menos de 5 meses do lançamento da próxima versão LTS! A base que essa distro usa foi lançada há 19 meses e, portanto, os repositórios contam com versões bastante defasadas da maioria dos softwares.

Vou torcer para que a versão 17 seja lançada ainda no primeiro semestre de 2022. Aí sim, essa distro terá a relevância que ela merece.

7 curtidas

Finalmente, tava achando que não ia sair esse ano, acho o Zorin os Lite muito mais interessante que a versão core pois usa Gnome e pra mim não faz muito sentir modificar o gnome pra ficar daquele jeito, já o xfce faz um certo sentido e a modificação é mais consistente.

1 curtida

A velha questão de público alvo: para muitos dos usuários dessa versão, pouco importa esse detalhe. Mas se vc já é usuário conhecedor de distros Linux, pode muito bem instalar os programas q quer + atual via flatpak, appimage ou outro.

Isso é uma coisa q eu andei conversando com o @Natanael.755 para a futura Tiger Store: instalar programas via AppImage, para q fiquem não só + atualizados, como também, menores. Do q não tiver nesse formato, então usar flatpak, e por aí vai…

3 curtidas