YouTube está desinscrevendo usuários de canais

Já perceberam que desde o fim do ano passado o YouTube está desinscrevendo os inscritos dos canais com base nas visualizações e comentários nos mesmos (“engajamento)”?
É isso mesmo amigos, se você não comenta muito em um dado canal ou fica um tempo se assistir a um vídeo deste canal, há grandes possibilidades que a própria plataforma te desinscreva. Isso para mim, além de uma grande arbitrariedade é um tiro no pé a longo prazo.
E não para por ai, por causa de algum bug (suponho, tendo a boa vontade de achar que o YouTube não quer insistir em um erro), se você se reinscrever, há chances que em pouco tempo esteja desinscrito novamente. Convém checar.

5 Curtidas

Uma forma de contornar isso é o FreeTube… a documentação dele te ensina a baixar a lista dos teus canais inscritos e colocá-la no app… aí, se vc der falta de algum, basta procurar pelo próprio FreeTube e se inscrever que dá certo e não cairá mais

4 Curtidas

Excelente sugestão.

3 Curtidas

Andou quebrado por um tempo (ano passado) mas voltou a funcionar

1 Curtida

Não gosto muito dessa atitude e a de remover os deslikes do youtube. Daqui a pouco alguém se depara com um vídeo muito rejeitado e não sabe se é mesmo, pois não mostra deslikes, apenas likes.

4 Curtidas

Eu gosto da plataforma, mas, o YouTube muitas vezes abusa demais por praticamente não ter concorrentes. Achei isso um absurdo, eu gosto do canal, mas, se eu ficar um tempo de visualizar um vídeo por falta de tempo (e tenho inúmeras inscrições) ou se eu assistir e não comentar, automaticamente a plataforma me desinscreve, recomendo a todos checarem os canais que gostam e que estejam sentindo falta de conteúdo.

3 Curtidas

Pse, tomara que alguém consiga uma solução que seja open source, uma alternativa ao Youtube, tipo GNU Web Video (GWV)

2 Curtidas

Até existem plataformas alternativas, o problema é o engajamento dos criadores de conteúdo e dos visualizadores (público).

1 Curtida

Acho que o YouTube é um dos “efeitos de rede” mais difíceis de quebrar. É algo que muita gente usa, e vídeo é algo inerentemente caro de se hospedar (logo, uma alternativa “centralizada” não é muito viável, especialmente se for comercial e mais ainda se ela quiser oferecer algum programa de parceria para monetizar).

Das alternativas ao YouTube open-source e que tem descentralização em algum nível, a mais promissora que eu vejo é o LBRY/Odysee (que tem um “hub” claro pelo qual é fácil descobrir os vários criadores de participam de lá, o que, até onde eu sei, um problema no PeerTube e companhia). Problema é que a maneira que o LBRY conseguiu monetizar o negócio está sendo questionada pelo governo dos EUA (estão tentando arrumar um jeito de cobrar impostos em cima de criptomoedas).

Uma outra opção, além do FreeTube, é a “dazantigas”, usar um leitor RSS. Não é algo muito publicado, mas o YouTube fornece um em https://www.youtube.com/feeds/videos.xml.

Com isso, é ir na página do canal (https://www.youtube.com/channel/<montedecoisa>), daí colocar no seu leitor RSS: https://www.youtube.com/feeds/videos.xml?channel_id=<montedecoisa>

Principal limitação é que só mostra o últimos 3 vídeos do canal.

2 Curtidas

É uma pena que não tem uma outra alternativa ao YouTube, pra ajudar a quebrar esse monopólio do Google na internet.

2 Curtidas

Será que isto também não poderia ser o “Ghost Touch” em telas touch screen? Eu tenho o habito de deixar ativado o “Show Taps” e eu vi eu dando “likes” e “deslikes” e me desinscrever do canal ainda clicando em confirmar no pop up seguinte, sem fazer nada, só olhando para tela e os pontinhos brancos clicando em tudo, as vezes aparecem 1 bolinha, tem vezes que aparecem 8 bolinhas fazendo ações automaticas. A solução no meu G7 play e desligar a tela no botão e depois unlock ela. Tem de ver se poderia ser isto também, sem o visual do “Show Taps” não dá para saber…

Edited: Isso pode acontecer por falta de sincronia devido a RAM do G7 Play ser pouca 2gb… Falta RAM para executar o comando de toque e quando a RAM pagína, perde a sincronia e da “Ghost Touch”. Loop infinito no comando de toque Edited/

1 Curtida

Meu amigo, isso acontece desde a reformulação da plataforma entre 2016 e 2018. Problema recorrente que afeta até criadores de conteúdo gigantes. Não é muito raro você achar um comentário reclamando disso.

Tenho mais de 1200 inscrições, mas percebo que a cada semana o número diminui um pouco. O pior é que muito provavelmente acabei perdendo inscrição em canais muito interessantes, mas sequer me lembro pelo fato de ter ficado sem assistir.

1 Curtida

Não é o caso porque já testei tanto nos meus dois notebook, quanto no celular e em três sistemas operacionais Windows 10, ArcoLinux e Android e o problema é persistente, recentemente entrei em contato com o Google e recebi respostas evasivas, mas, tive a confirmação que o não engajamento em certos canais pode automaticamente ser um fator de desinscrição.

1 Curtida

:scream:

Eu não sou inscrito em nenhum canal no YouTube, na verdade, nem uso ele, mas ja vi pessoas reclamando disso nos comentarios também.

1 Curtida

Sim, essas reclamações são antigas, todavia agora são mais claras e constantes que nunca.

Também tenho um número superior a 1000 e foi justamente notando a ausência de notificações de certos canais altamente produtivos que ao averiguar confirmei o que muitos vêem relatando.

1 Curtida

De tempos em tempos o YouTube remove inscritos “fantasmas” de todos os canais. São contas que não tem mais atividade, ou são determinadas “fakes” ou causadoras de problemas de toda forma.

Mas eu também já vi pessoas dizem que foram removidas de canais que gostariam de continuar sendo seguidoras. Talvez o YouTube tenha entendido que a falta de reação ao ver novos vídeos no feed ou a falta de interação com notificações como falta de interesse.

Uma dica bacana, não apenas para o Diolinux ou outro de nossos canais, mas qualquer canal, é que se você gosta de algum vídeo, interaja com ele de alguma forma, dando like, e especialmente comentando, isso faz com que o YouTube perceba o seu engajamento com assunto ou o vídeo, e é menos provável que algo assim aconteça.

O YouTube também analisa tempo assistindo, então apenas dar like e não ver o vídeo, acaba não funcionando acredito.

Esse algoritmo é misterioso de tantas formas meus amigos :sweat_smile:

8 Curtidas

Realmente essas são alegações do suporte.

2 Curtidas

O pior é que alguns você não se lembra do nome ou mesmo o alteraram.

2 Curtidas

Recomendei um canal recentemente aqui – o Psivewri, YouTuber australiano que grava restaucações de micros dos anos 90 e Macs antigos, eu realmente gosto de assistir seus vídeos. Fato interessante: descobri o canal pela primeira vez em 2017, e me inscrevi. Although, passei quase dois anos sem assistir aos seus vídeos (período em que eu estava mais focado em aprender Python e regular meu Gentoo), e ano passado (2020) vi um vídeo dele na home do YouTube. Não deu outra, cliquei no vídeo e observei o botão vermelho “Inscreva-se”. Foi a primeira vez em que noticiei este caso.

4 Curtidas

É justamente disso que estou falando.
Há canais que você guarda como que em uma coleção, não são conteúdos que você irá consumir toda hora e tem também aqueles que não postam constantemente.

4 Curtidas