YouTube está desinscrevendo usuários de canais

No nosso caso, do Diolinux, a dica é seguir o canal no Telegram @DiolinuxOficial
Lá vocês sempre recebem as notificações dos vídeos sem erro, além dos outros conteúdos do blog, etc.

Para os membros do canal em especial (e subs da twitch também), o servidor no Discord para membros tem um canal de notificações que envia todos os conteúdos.

Outra forma é usar um aplicativo de feedRSS como o “News Flash” que eu mostrei um “Diolinux App Showcase” recente e adicionar os feeds dos canais, não tem erro também.

Além, claro, de poder ficar de olho nas redes sociais, que a gente sempre compartilha as novidades.

5 Curtidas

YouTube e seu algoritmo misterioso e cheio de efeitos daninhos. Sou inscrito em vários canais sobre tecnologia, ciências e algumas pautas ditas progressistas, e não raramente o algoritmo me “sugere” vídeos da mais autêntica picaretagem anticientífica e ultraconservadora…

E a torrente agressiva de anúncios? E teor mais que duvidoso de vários anúncios?

3 Curtidas

Nunca aconteceu comigo ou se ocorreu, talvez eu nem lembrasse do canal :sweat_smile:

então vão me desinscrever de todos os canais que sigo, pq única coisa que faço é dar like

eu também não, para mim essa era uma ferramenta muito boa de saber qual a reação das pessoas com o vídeo. Era fácil ver quando um vídeo nao era bem visto na comunidade.

Pode conferir que existe a possibilidade de já estar desinscrito de alguns.

1 Curtida

Veja o que o próprio suporte do YouTube diz nesse vídeo sobre uma instabilidade em quem tem mais de 1000 inscrições:

Nunca aconteceu comigo ou pelo menos nunca percebi de fato ser desinscrito de algum canal, tenho pouco mais de 70 e não saio seguindo qualquer canal só pq vi um ou dois vídeos, canais com muito poucos inscritos tbm não sigo. O que percebi de uns meses pra cá é a forçação de barra do Youtube querer sugerir conteúdo progressistas entre outras futilidades sendo que não sigo nenhum canal com esse conteúdo.

Sabia que cedo ou tarde ia aparecer algo assim, conheço pessoas de várias posições no campo político que constantemente recebem recomendações de conteúdo que posições que eles discordam e que eles têm a refutação na ponta da língua. Parece que o algoritmo só vê “hmm, ele gosta de conteúdo relacionado a política” sem nenhuma distinção (isso para não pressupor coisa pior).

2 Curtidas

Sim, o algoritmo é muito misterioso (como o Dio disse), bugado e meio “random”

caramba isso é muito injusto com quem não interage muito =/

2 Curtidas

Parece que esses algoritmos “caçam” polêmica para forçar engajamento, e isso torna o YouTube mais promotor do sensacionalismo.

Eis a pesquisa em si:

https://www.researchgate.net/publication/236152375_Social_Networks_and_the_Diffusion_of_User-Generated_Content_Evidence_from_YouTube

1 Curtida

O Pirula fez uma boa análise dos efeitos deletérios desse algoritmo. Há outros vídeos “pt_br” que tratam do problema. Atenção ao trecho do vídeo do Pirula que começa aos 10min16s.

1 Curtida

O youtube já me desinscreveu de canais que assistia quase todos os dias. Eu praticamente nunca comento, mas nos vídeos que gosto deixo o like. Já vi outras pessoas relatando o mesmo.

Não sei qual é a lógica de remover a inscrição de um canal. Pode ser até um bug do próprio youtube. Recentemente, tenho visto as pessoas reclamarem mais disso. Está acontecendo com bem mais frequência.

As vezes eu perco a paciência com o youtube e fico um tempo sem usar por causa dessas coisas. Volta e meia fico sem receber notificação de algum canal que sou inscrito (principalmente, dos que não postam vários vídeos na semana ou tem postagens sem tempo ou dia definido). Ai vou ver depois e tem vários vídeos que não vi e, com certeza, teria visto se tivesse recebido a notificação. O que tenho feito, cada vez mais, é seguir menos canais. Ai não preciso ficar dependendo dessas loucuras do youtube, porque consigo ver cada um deles com frequência, mesmo se não receber notificação.

1 Curtida

Eu também não vejo sentido, afinal, quem mais tem a perder são os donos de canais e a própria plataforma.

1 Curtida

Eu, que já fui fã e viciado em Youtube, tenho usado e tido cada vez menos prazer em usá-lo.
Minha primeira decepção foi quando os vídeos deixaram de ser naturais e passaram a ser monetizados. A profissionalização tem um lado bom de ter coisa mais bem produzida, mas ao mesmo tempo ficou tudo muito pasteurizado e igual.
O pior de tudo foi que ao menos aparentemente houve alguns ciclos de redução dos valores repassados a produtores de conteúdo, e aí veio um “efeito Netflix” em boa parte dos canais um pouco interessantes: ao invés de um vídeo a cada dez dias, dois ou três vídeos por dia. Normalmente os primeiros dois minutos é só para falar da lojinha, inscrever, comentar etc. É óbvio que a qualidade despenca. Nesta linha, querem alguém que siga, não que assista a algo viral.
Outra coisa muito chata: propagandas cada vez mais inconvenientes, em todos os sentidos: no meio de uma cena importante, de coisas extremamente chatas (eu gosto de um estilo de música e sempre vem o oposto, qual sentido disto? - Resposta: só pode ser para me forçar a assinar, o que não vou fazer), ou mesmo eticamente muito questionáveis. O que tem de golpe sendo veiculado no Youtube não tá na praça, e não adianta denunciar, o máximo que vão te fazer é mudar o golpista.
Eu ainda não parei/ou reduzi drasticamente meu consumo por causa de inércia, mas em breve ela vai atuar. Também, com a pandemia, tem sido a forma de ver alguma coisa de teatro.
E este tipo de bug chato também incomoda, muito. Eu percebo que de uma hora para outra, mesmo assistindo e dando like (raramente comento), tem canal que some.

2 Curtidas

Estou me lembrando do “drone indestrutível” divulgado nos anúncios invasivos do YouTube.

Depois de muito esforço para conseguir remover o anúncio da Empiricus e a “ação mais barata do mundo”, e as histórias tipo ovo de colombo para ficar milionário.
Aí agora vem um cara num estúdio minúsculo dizer que ganha um dólar por minuto só por ter instalado um aplicativo. :crazy_face:

1 Curtida

É justamente por isso que uso bloqueador de anuncio no youtube, por mais que venham me questionar não vou deixar de usar. Youtube é insuportável de se navegar sem esse recurso.

1 Curtida

Tudo e insuportável de se navegar sem adblock. :joy:

problema é celular e tv, que não tem bloqueio.