Tenho um notebook aq com Windows 7 Service Pack 1 depois de eu ter instalado o W7 Ultimate e deixei ele atualizar, está travando bastante.
Queria saber se com o Xubuntu ou outra distribuição eu vou ter tudo q tinha no W7 ou se é melhor eu usar o W7 Home Premium (gosto de jogar a maioria é jogo leve, os mais “pesados” são GTA San e Minecraft)
Intel atom 1,8ghz
2gb ram
HD Graphics 3150
120gb hd
Primeiramente, é importante lembrar que o W7 não é mais suportado, o que reduz bastante a segurança do sistema. Outra é que a versão Ultimate instala um monte de coisas que não são usadas pela grande maioria dos usuários, e essas coisas utilizam os recursos da máquina. Então não é indicado usar essa versão a não ser que você realmente precise desses novos recursos. Por isso que o seu PC deve estar travando tanto, a sua memória deve estar sendo completamente usada.
Com isso, eu com certeza recomendo instalar o Xubuntu ou atualizar para o W10.
O GTA S.A. roda perfeitamente com o Proton (eu tenho instalado) e o Minecraft tem bom suporte no Linux e pelo o que eu vejo roda perfeitamente também (esse eu nunca instalei).
2 curtidas
Mas esse notebook conseguiria rodar o Windows 10? se não deveria usar o Mint ou o Xubuntu
Acho que até rodaria, mas com certeza não tão bem quanto o Xubuntu e outros como Ubuntu ou Mint Mate, Mint XFCE, …
Além disso, não custa nada você tentar essas distribuições, não é mesmo?
Posso lhe garantir que o GTA San Andreas roda via Wine no Linux (é melhor você instalá-lo e rodá-lo através do Lutris). Quanto ao Minecraft, nunca testei.
Quanto ao resto, a única coisa que talvez possa ser um problema para você seja lidar com arquivos criados pelo Microsoft Office, mas pra tudo tem jeito.
Além dos jogos, que outros usos você pretende dar para esse computador?
No Windows 7 uso ele pra escutar música via YT music, assistir vídeos no YouTube em 360p (até fiz uma gambiarra no Kodi q consigo assistir YouTube em 720p) e acessar os sites sobre o Pacote Office não daria pra abrir via LibreOffice?
O LibreOffice é uma ótima opção. Mas se você deseja uma interface mais parecida e com maior compatibilidade com os arquivos do MS Office recomendo o FreeOffice.
Por que essa resolução tão baixa? Eu perguntaria sobre o driver de vídeo, mas você já disse que roda jogos “pesados” nesse sistema, é estranho que você consegue jogar GTA San Andreas, mas não consegue ver, normalmente, vídeos com resolução acima de 360p no site do YouTube.
Acessar o site do pacote Office ou usar o Office? Vou considerar quer você quer dizer abrir e modificar os arquivos criados pelo Microsoft Office.
Olha, fiz uma comparação entre diferentes processadores de texto na abertura de um arquivo .docx, você pode vê-lo clicando aqui.
Mas atenção, esse teste já é ANTIGO, pois a versão do LbreOffice testada é a 6.2.4 enquanto a que vem no *ubuntu 20.04 é a 6.4.2. Eu mesmo já fiz uns bug reports para que os desenvolvedores da suíte de escritório livre resolvessem essas deficiências. Muitos desses bug reports já receberam patches de correção, um dia desses eu refaço esse teste .
Agora vou lhe dar uma dica de ouro. Outro problema de lidar com documentos do Microsoft Office são as fontes, pois a maioria delas (se não todas) são proprietárias e não vêm no Linux/LibreOffice, de forma que o LibreOffioce acaba usando fontes alternativas. A solução mais simples é você copiar todo o conteúdo da pasta C:\WINDOWS\Fonts
do Windows e cole-a na pasta ~/.fonts
da sua instalação Linux (sugiro fortemente que você veja este tópico aqui)
Bom, eu não consigo assistir em 720p pq toda hora fica carregando (não é minha internet, talvez a placa de rede).
Estou pensando em usar o Xubuntu, Zorin Os Lite, Mint XFCE ou reinstalar o windows 7 q tenho é um pendrive aq (sem o servicepack1) já q não quero ter nenhum problema com o Libre Office ou outros programas q uso perfeitamente no Windows
O Windows 7 foi a última versão que presta do sistema operacional da Microsoft e suponho que você não tenha que lidar com nenhum hardware incompatível com essa versão do Windows. Julgo que o Windows 7 seria uma boa opção válida para você, mas seria legal você dar uma chance ao Linux.
Também tenho experiência de usar sistemas operacionais antigos. Usei o Windows XP até 2018 rsrsrs.
O problema é o seguinte, o suporte ao Windows 7 já terminou há tempos, somente ainda há atualizações de segurança estendidas até 10 d janeiro de 2023. Como teoricamente já não era pra ninguém mais estar usando o Windows 7, os desenvolvedores de software não se sentem mais na obrigação de suportar essa versão, então cedo ou tarde você terá problemas para instalar novas versões dos navegadores e drivers de novos equipamentos.