Xorg e Wayland, o que são?

O mundo Linux é repleto de termos que podem parecer estranhos para novos usuários. Entre eles, temos Xorg e Wayland, confira o que significam esses termos!

8 curtidas

Puxa, o que eu já tentei usar Wayland aqui… mas sempre deu ruim numa pá de coisas no Manjaro Gnome. O que me parece é que o Gnome, ao menos nele e com algumas extensões consideradas importantes, como a Dash-to-Dock, simplesmente ainda não funciona!

Wayland é ida sem volta para mim, simplesmente uma experiência mais suave visualmente, faz jus ao sua filosofia de “every frame is perfect”…

5 curtidas

O que entendi das entrevistas do Dio com Georges (do projeto Gnome) é que o Gnome e Wayland estão em sincronia. Problema deve ser as distros e extensões que acabam alterando coisas e problemas aparecem. Inclusive eles conversam sobre o porque de algumas extensões terem problemas, algumas muito desejadas são simplesmente gambiarras o que não faz parte da filosofia do Gnome.

Tem várias entrevistas no canal do Youtube do Diolinux.

3 curtidas

O post me fez querer testa o o Wayland, e aparentemente em pouco tempo já senti o mesmo

1 curtida

Vou experimentar o wayland no kde

É bom experimentá-lo em sua versão mais recente. O Plasma tem melhorado o suporte ao Wayland nas novas versões. Nas mais antigas você pode sofrer.

Eu também gostava de tentar o Wayland mas a Nvidia… :frowning_face:

1 curtida

Eu meio que abandonei a Nvidia. Eu tenho um notebook de placa híbrida Intel/Nvidia, mas agora nem ligo mais, só uso o Wayland. Obviamente não consigo mais usar a Nvidia, mas acho até bom, pois assim não fico dando apoio a uma empresa que caga para os usuários Linux.

1 curtida

Meu sonho é ter um notebook full AMD.

3 curtidas

Também queria fazer isso, mas por enquanto é dificil :frowning:

Você usa que distribuição?

De qualquer forma, como foi sua experiência dom KDE Plasma com Wayland?

1 curtida

Ainda estou testando
Mas arrastar ícones pode agora no wayland trava do do o sistema
Ícone do Firefox em flatpak

1 curtida

Trabalhei em um lugar que tinha uma máquina para vários terminais (Chamavam de terminal burro kk)

Minha dúvida é, se o xorg funciona com um cliente <> servidor, o servidor X poderia estrar rodando em uma máquina e o cliente em outra? E se o wayland funciona de outra forma ele teria então uma limitação que não há no xorg?

Ps. como uso nvidia não consigo usar wayland ainda kk

Aqui normal, porém alguns Apps são horríveis (problema do APP), uso Plasma no Arch (5.20.3) com AMD e jogos na steam via Gamescope tranquilamente, falta fazer teste de dezempenho

1 curtida

Até onde sei, sim, com o Xorg você consegue fazer isso. Quanto ao Wayland, não sei.

1 curtida

Você pode me dizer quais aplicativos exatamente?

1 curtida

Latte-dock e falkon que eu percebi travamentos

1 curtida

tu pode verificar se tem o mesmo bug que tive no screencast com OBS Studio do flathub-beta? fastoslinux.com - This website is for sale! - fastoslinux Resources and Information.

1 curtida

Sim, instalando

com o comando:

flatpak install flathub-beta com.obsproject.Studio