Xorg e Wayland, o que são?

Firefox via flatpak Normal (sem tearing)

Ainda com Tearing, tela tremendo ao gravar :grimacing:

OBS via Flatpak Beta
Arch linux, Plasma 5.20.3 do Repo Unstable
(full) Wayland

ok obg, segundo o dev do KDE a possivel correção deve chegar em algum update…

1 curtida

Boa, vamos aguardar

Gostei muito de usar o Wayland por ser mais veloz e suave, porém também percebi alguns problemas de compatibilidade e voltei para o Xorg.

No meu caso, uma ferramenta essencial para mim é o Ulauncher que não consegui usar perfeitamente com o Wayland, além de travar constantemente, ele não abre a janela de configuração do programa.

Outro problema foi com o áudio do computador, enquanto no Xorg funciona corretamente, no Wayland fica mudo.

2 curtidas

Vou instalar, justamente, outra distro com Plasma pra testar o Wayland. No Gnome anda complicado de usar ainda no Manjaro

Olá, amigos. Eu tenho um sério problema com o Ubuntu com wayland, mas com xorg não. Wayland fica todo bugado no meu notebook. Usar o Krita fica impossível. Isso aconteceu no Ubuntu 17 e agora no 20. Seria a placa de vídeo Intel HD 4000?

1 curtida

Olá @Rodrigo_Tome seja bem-vindo :wave:t2:

Pelas pesquisas que fiz o Krita ainda tem problemas com o Wayland. Não deve ser problemas com a Intel HD 4000. Eu sofria para assistir vídeo aulas com o Xorg, tearing, falta de sincronia, até que eu testei o Wayland e meus problemas foram resolvidos por enquanto até hoje. O hardware do meu laptop é Intel. Eu acredito que o Wayland vai melhorar no futuro com o tempo. O Xorg é mais “maduro” com suportes, retrocompatibilidades, bem maior que o Wayland que é “novo” ainda então…

:pray:t2:

2 curtidas

Utilizei o wayland com o Gnome no Ubuntu 20.04 e de fato é da água para vinho. Resolveu todas as pequenas engasgadas que eu percebia na interface, até aí tudo alegria, o problema foi quando utilizei o Skype, que não dá suporte ao compartilhamento de tela com o Wayland, eu só conseguia compartilhar uma determinada janela. Será que já resolveram esse problema?

1 curtida

Obrigado. Vou instalar Kubuntu ou Xubuntu e testar. O bom é que minha mesa digitalizadora foi reconhecida.

2 curtidas

AAAAAA agora entendi, só curiosidade , windows, mac e android usam o que?

3 curtidas

Ainda utiliza o Wayland? Caso não, qual o motivo da saída?

se vc usa manjaro com gnome 42, Dash-to-Dock ainda não foi portado.

Eu sei. Mas o Manjaro ainda não foi pro 42. Só deve ir quando o que traz de fábrica esteja funcionando. Ah, faz tempo que já consigo usar Wayland no Gnome… kkkkkk

Acho que entendeu errado, o que eu não uso mais é o X11, pelo menos a sessão toda em X11 pois alguns app’s (principalmente jogos) ainda rodam via XWayland (X11 dentro da sessão Wayland) …eu penso o mesmo para outras tecnologias como usar sistema que não possui as características do OSTree, ou usar Pulseaudio ao invés do Pipewire, instalar app’s sem uma sandbox do flatpak, sistema de arquivos sem compressão do Btrfs…basicamente não usar tudo isso é um retrocesso

Não quer dizer que não sirva ainda, mas é um retrocesso tecnológico não usar tudo isso…

Nn, eu quis dizer: “caso não use mais, qual o motivo?” pq seu post já faz um tempo