XFCE 4.16: a sua próxima interface gráfica?

Confira o post completo no blog: XFCE 4.16: a sua próxima interface gráfica? - Diolinux

O XFCE é uma das interfaces mais leves e simplistas do mundo Linux, confira as mudanças que podem torná-lo sua próxima interface gráfica favorita.

10 curtidas

Vai facilitar a vida de quem customiza o XFCE, de usuários a devs

4 curtidas

já da pra ir usando?

Não vejo a hora.kkkk

2 curtidas

Ainda está em pré-lançamento, acho melhor esperar lançar definitivamente a versão final do 4.16, mas pros entusiastas já deve ter como instalar nas distros RR que nem o Arch
Se quiser ver o post de onde peguei o print foi nesse link

Sim, você consegue sim e eu estou usando. Até o momento o único problema que percebi foi que às vezes dá umas piscadas violentas na tela como um todo quando se fecha uma janela.

Tendo em vista as mudanças que percebi - até o momento - teria ficado na versão antiga. Fiz isso pela manhã, logo, pode ser que muita coisa eu ainda não tenha reparado.

Se estiver interessado, sugiro a seguir as indicações desta publicação

2 curtidas

Bem concordo com o texto: " leves e simplistas do mundo Linux", porém nos últimos tempos tenho percebido que não está tão longe a leveza que anteriormente era notória diante do KDE, que em outros tempos era tido como comilão de recursos. Concordo que com o XFCE a bateria dura bem mais em relação ao KDE e talz… não refutando de forma alguma o afirmado no tópico. Mas convenhamos que o KDE passa longe de ser simplista, e continua ficando mais leve a cada versão o oposto do nosso amigo XFCE. Eis aí um comparativo vencedor e digno de uma boa observação.

1 curtida

Eu testei no Debian unstable e no Xubuntu, tá meio bugado por enquanto…

Andei testando aqui no Arch e funcionou perfeitamente, sem lags, travamentos ou piscadas, apesar que dificilmente abandono meu bspwm novamente para usar um DE.
O XFCE achei bem bonito, se integra perfeitamente com as aplicações, dando um visual mais profissional a DE.

Opção de luz noturna

Puxa vida. Excelente novidade. Mesmo pra quem não tem o costume de usar, só de ter à mão, já facilitaria demais.

Novo tema de ícones

Ufa. Finalmente teremos uns ícones mais amigáveis. Gostei da escolha.

Me pergunto, o lxde ainda existe? Eu tinha ele em um PC antigo e era melhor e mais leve que xfce.

Ainda existe, mas me parece que o projeto esta migrando para QT ( LXQT ).

Gostei das novidades do XFCE, ja estava na hora de uma repaginada nos ícones e o modo noturno nativo.

Acho esta versão mais leve.
Pelo pouco que testei em uma máquina virtual.

Contudo o xfce4 peca nos temas. Infelizmente a maioria dos temas gtk são feitos para gnome.
Poucos são compatíveis com xfce. Com a entrada do CSD fica mais difícil encontrar um tema que funcione direito no xfce.
Vamos ver se daqui para frente tenha temas para ele também.

Cara, não tem como comparar, o xfce é 1000 vezes mais leve que o kde.
Claro que o kde trabalha para otimizar o ambiente, e o xfce é o oposto, parar inserir funcionalidades que antes não eram necessárias.

2 curtidas

No meu caso, ontem, tive que retornar a versão 4.14. As piscadas de tela eram muitas e aplicações como IntellIJ e WebStorm que uso durante o dia todo estavam com janelas de diálogo sumindo e indo para o além.

Irei aguardar mais um pouco antes de definitivamente ir.

Só por curiosidade, sua placa de vídeo é nvidia?

Sim, GeForce GTX 1660. É, faz sentido isso ser a causa das piscadas, afinal, placas de vídeo por vezes ainda causam alguns problemas nas distros Linux.

1 curtida

Tenho uma GTX 2060 na minha outra máquina, vou dar uma testada p vê se é algum problema com placas da nvidia, caso detect o mesmo problema que vc, vou fazer um report. vlw pela informação.

1 curtida

Excelente. Por gentileza, me mantenha a par
:fist_right: :fist_left:

Já está disponível para usar no Manjaro XFCE, Xubuntu e Linux Mint XFCE? Várias coisas que eu não gostava muito no XFCE foram corrigidas (falta um novo gerenciador de tarefas, os do Mate, Gnome e KDE são melhores).

Meu único problema com o XFCE é o Screen Tearing com Nvidia, se resolver isso sem ter que fazer gambiarra, troco de uma vez.