xDroid, um emulador de Android para Linux?

Muitas vezes perguntam se existe algum emulador de Android para Linux semelhante ao BlueStacks no Windows. Por muito tempo acreditei não haver nada semelhante, existindo claro alternativas como o Anbox, que apesar de curtir bastante o projeto, seu desenvolvimento é muito lento e sem muitas novidades. Para além disso existem outras opções como maquinas virtuais e ferramentas de desenvolvimento como o Genymotion e Android Studio.

Recentemente descobri uma nova opção, é um aplicativo chinês(se tem problemas com isso não instale ou utilize) chamado xDroid. Pelo que pude entender ele utiliza uma tecnologia semelhante ao Anbox porém em um estágio de desenvolvimento mais avançado, tendo maior compatibilidade, mais desempenho e funções que o Anbox não possui. Ele tem por exemplo mapeamento de teclas, suporte a webcam e aplicativos de streaming parecem funcionar bem.

Ele tem uma loja de aplicativos e jogos própria, porém está tudo em chinês, mas é possível instalar apk’s localmente sem necessitar da loja. É possivel inclusive instalar outras lojas como Aurora entre outras. Google Play não sei se é possível.

Mas nem tudo é perfeito, apesar de possuir a opção de instalar em inglês, a tradução não é completa e ainda tem muitas opções em chinês e as vezes pode haver instabilidade ao executar alguns apps. Mas de modo geral achei bem insteressante, acredito que seja a coisa que chegue mais perto do Bluestacks no mundo Linux, seguem link do site da desenvolvedora para download e algumas imagens:

10 curtidas

Não duvido que tenha a mão do Deepin nisso. Interessante como eles têm atraído desenvolvedores, especialmente chineses para a plataforma deles.

2 curtidas

Sim. Eles citam uma correçāo de bug específica para o UOS, que é a versão comercial do Deepin.

2 curtidas

Quais aplicativos você experimentou instabilidade?

1 curtida

O aplicativo do Xcloud. Mas a própria desenvolvedora a fala que pode haver incompatibilidades, mas é preciso testar mais.

2 curtidas

Consegui rodar o Honkai Impact 3rd, que é da mesma produtora do Genshin Impact:

Rodou bem, mas acho que da pra fazer configurações pra melhorar a imagem e preciso decobrir como configurar o mapeamento de teclas direito. Depois vou tentar testar o Genshin Impact.

2 curtidas

você teria o link para download “direto” do xDroid? Vi no site e eles só tem download por QR code.

1 curtida

https://d3.injdk.cn/xDroid/xDroidInstall-x86_64-v5.1508.tar.gz

2 curtidas

o xDroid é um Anbox modificado, conforme diz esse site: xDroid-android simulation artifact - Programmer Sought

Trata-se do Anbox com a libhoudini ativada (permite rodar aplicativos para ARM), uma loja de aplicativos e outras modificações.

Lembrando que o Anbox está recebendo bastante atenção da Canonical, pois ela já oferece a seus clientes corporativos a possibilidade de rodar aplicativos Android de forma remota.

No Github do Anbox, há a citação que o xDroid viola a licença GPL (não são esclarecidos motivos, quem diz isso é um usuário e não o desenvolvedor).

1 curtida

Está dando atenção, mas não pro usuário domestico. O Anbox original e que está disponível no Github para todos é um projeto semivivo, sem nenhum grande melhoramento em muito tempo. Mesmo com libhoudini não é possível rodar a maioria dos jogos, não tem suporte a webcam e não consegue reproduzir videos em aplicativos de steaming por exemplo.

Esse Anbox Cloud difícilmente vai ser algo disponibilizado a todos, deve ficar só no mundo coporativo mesmo.

1 curtida

Genshin Impact eu rodo direto via Lutris, tem um patch que destrava o jogo para abrir como se fosse no windows, o site para baixar o patch do genshin impact é esse aqui:

https://www.notabug.org/Krock/GI-on-Linux

Eu queria que o pessoal fizesse o mesmo no Honkai Impact 3th que já está lá no lutris, que criasse um patch para destravar o jogo na versão PC assim como fizeram com o Genshin Impact…

tá mais como instala? eu baixei e tentei instalar mais apareceu uma mensagem que meu sistema operacional não suporta o aplicativo…

Comigo da erro:

./install.sh
./install.sh: linha 10: cd: número excessivo de argumentos
chmod: não foi possível acessar ‘./xDroidInstall’: Arquivo ou diretório inexistente
./install.sh: linha 18: ./xDroidInstall: Arquivo ou diretório inexistente

Descobri que o Anbox da Canonical não é o mesmo disponível no Github, trata-se de um novo software proprietário da Canonical. Ou seja, é um software diferente, feito pelo mesmo autor do Anbox, mas não é livre.

1 curtida

Sim, o Anbox Cloud é proprietário e não é destinado a usuários finais, por isso não espere nada dele.

O Anbox original disponível no GitHub, como disse é um projeto semivivo, o desenvolvedor principal hoje se limita a fazer esporadicamente merges de contribuições feitas pela comunidade. O Anbox ainda utiliza o android 7 como base, se não for feito nenhum esforço de manutenção com tempo ele deixará de funcionar.

Existe um esforço do pessoal da UBports em dar uma revitalizada no Anbox para o Ubuntu Touch, mas não sei se isso vai ser transportado para o Desktop.