WPS Office gera .docx corrompido (perceptível apenas ao abrir no MS Word)

Minha esposa, está escrevendo/fazendo arquivos “.docx” no WPS Office (última versão) e, enviando para as colegas e diretora da escola que ela trabalha, que, por sua vez, utilizam o Microsoft Word. Elas têm retornado que não conseguem abrir os “.docx” e, possivelmente, também os “.xlsx” (as planilhas lembro que eu já enviei planilhas e quem recebeu não conseguiu abrir).
Então, o que ela fez para contornar, pela urgência, ela gerou PDF e enviou assim mesmo.

Alguém mais faz algum teste ou observou alguma falha nesse sentido, no caso, gerar e salvar arquivo no WPS office (linux) e, ao abrir no MS Office (windows), acusar arquivo corrompido?

1 curtida

Assim, eu percebi que versões recentes do WPS encrencam com versões antigas do MS Office, como se estivesse sendo feito em versões atuais do MS Office e aberto em versões antigas

2 curtidas

Recomendo usar o libreoffice…

Se quiser um visual parecido com o word da Microsoft é só mudar o layout de exibição.

2 curtidas

Também uso o LibreOffice e funciona direitinho. Quanto ao problema em questão, verifique com quem está recebendo os arquivos, qual a versão do MS Office está usando. Pode ser que o arquivo tenha sido salvo numa versão mais nova.

Uma opção que o Libre Office tem é salvar em .doc - de repente pode funcionar melhor com MS Office’s mais antigos

1 curtida

Deve ser problema de versão mesmo. Acabei de testar aqui e funcionou direitinho. Criei um documento no WPS, salvei como Word e abri no MS Word 365. Ficou perfeito. No WPS tem opção, em salvar como, pra salvar numa versão mais antiga. Experimente e veja se funciona. :wink:

Screenshot_20200906_232746

Aproveitei pra instalar o WPS e ver como é. Confesso que não gostei muito. Prefiro continuar com o bom e velho LibreOffice.

2 curtidas

Reinstalar o programa ou mudar a fonte de origem do instalador pode resolver (AppImage, Flatpak ou Snap), é necessário testar. Em último caso recomendo o FreeOffice que tem excelente compatibilidade com formatos proprietários, mas, é mais limitado que o WPS. Completo mesmo tal qual o WPS seria a versão comercial do FreeOffice que é o SoftMaker Office:

https://www.softmaker.com/pt/softmaker-office
Para formatos proprietários não recomendo o LibreOffice caso venha a fazer uso de textos, planilhas ou apresentações avançadas, o motivo já está relatado nesse outro tópico com o depoimento de diversos membros:

Ainda há a opção do ONLYOFFICE que tem excelente compatibilidade:

1 curtida

Pois, eu não tenho problema em alternar entre aplicativos para solucionar, mas, pense em professores que não entendem de tecnologias, tipo, só querem abrir o aplicativo e trabalhar, fica meio complicado.
:smiley:
Vou ver com minha esposa se ela consegue mexer com o LibreOffice, talvez, configurar para salvar por padrão documentos em “.docx” , planilhas em “.xlsx”, powerpoint em “.pptx”, etc.
Penso em instalar uma máquina virtual com Windows 7 e Office para testar.

Sim… na máquina da minha esposa, tem o LibreOffice também, mas, para ela não ficar muito perdida na migração do windows para linux, optei por instalar o WPS.
Vou ver se ela consegue se adaptar com o LibreOffice, talvez possa ser a solução.
Estive procurando também fórums específicos do WPS.
E, claro, acho que as pessoas que recebem os arquivos feitos no WPS, deve ser versão 2007, 2010 ou 2013, pois lembro que, em um dado momento, abri uma planilha feita no WPS no Office 2016 e abriu normalmente.

1 curtida

Sei bem o que está falando sobre a dificuldade de algumas pessoas mudarem do MS Office pra outras suítes. Mas se o uso dela é como o de 90% das pessoas a curva é bem leve e vai valer a pena. Ela só vai reclamar um pouquinho no começo. :wink:
Só pra ter uma ideia, minha esposa morre de saudade do Windows 3.11. Aprendeu a usar todas as versões do Windows e Mac OS, mas tem saudade do Windows 3.11. :joy: :joy:

3 curtidas

Um boa opção é usar o Microsoft Office Online que é gratuito e permite editar e salvar através do navegador como o Google Chrome. Neste caso a compatibilidade será bem maior pois o produto é só um pouco diferente e mais simples que o Office instalado.
Se você não quiser usar os produtos da Microsoft pode tentar o Google Doc que permite salvar os documentos docx com boa compatibilidade e salva automaticamente na sua conta do Google.
O único porém é que precisa de conexão confiável com a internet, mas você pode usar o celular como roteador se a conexão de banda larga cair. Se estiver usando um PC pode usar um adaptador Wi-Fi USB compatível.
Como plano alternativo para documentos simples ainda acho melhor o Libre Office com as fontes do Windows instaladas no Linux através do instalador das principais distribuições. Você precisa configurar para salvar todos os documentos em versão do Microsoft Office por padrão. Somente arquivos muito complexos tem problemas de compatibilidade mas 90% dos usuários não precisam gerar ou abrir estes documentos.
Além disso o Libre Office vem em quase todas as distribuições Linux.
Espero ter ajudado.

2 curtidas