Microsoft Office 2010 vs outras suítes de escritório

Tudo bem com você Rasolar? Então meio que tentando responder sua pergunta.

Existem diversos vídeos e comparativos sobre versões e suítes Office. Sejam elas livres ou pagas. Mas você tem que analisar a sua situação! Seja para o uso ¨Pessoal¨ ou ¨Empresarial", tente sempre utilizar suítes livres, até mesmo pela questão de poder trabalhar em várias plataformas, se um dia assim você precisar!

Experimente instalar várias versões e suítes livres e se possível uma paga e licenciada dentro do seu ambiente. Infelizmente, Não existe formula mágica para uso 100% eficaz, visto que existem incompatibilidades até mesmo entre versões do pacote da Microsoft. Quem sabe um dia a MS não vire uma versão Linux e de quebra resolva mudar junto sua suite Office!

Se haja a real necessidade de abrir esses documentos, com o mais próximo de compatibilidade, não vejo a melhor maneira do que abrir dentro do próprio ambiente operacional! Como recomendação, eu faria instalar uma maquina virtual do Windows com sua suite Office toda legalizada. E quando houvesse a necessidade de abrir tal documento, já estaria lá instados e se precisar utilizar algum outro software em especifico, já tem o ambiente virtualizado.
Obs: Claro se sua maquina tiver um hardware adequado para tal virtualização!

Espero ter ajudado. Abraço!

2 curtidas

Problemas de incompatibilidade ñ são novidade qdo se fala do MS Office, ele ñ é um formato compatível com ele mesmo e isso é uma péssima política, claro q faz as pessoas comprarem versões mais novas e acaba se justificando monetariamente, pra empresa claro, ñ pro usuário.

Usar, sempre q possível, o formato aberto evita isso, mas sabemos q nem sempre é possível, as pessoas gostam de sofrer e pagar pelo q ñ precisam.

O maior problema da incompatibilidade do LibreOffice com formato proprietário ñ faz parte de um problema da suíte, se vc criar o arquivo no formato proprietário, esse arquivo permanece ‘estável’ até ser salvo na outra suíte, sempre tratado dentro do LibreOffice ñ tem problema, mas se vai usar só nessa suíte ñ há razão pra ñ usar o formato aberto.

Dito isso, qdo for pra compartilhar e tiver problema com o LibreOffice, muitas vezes ñ vai ter, o Free Office e o WPS são uma boa opção, mas ñ uma garantia.

Se a tentativa e erro ñ forem uma opção, ter uma VM win com uma licença básica, como sugerido por @tnsampa, talvez seja a melhor solução.

3 curtidas

Tento até difundir, mas é uma guerra perdida, ainda mais quando lidamos com pessoas que não sabem nem mesmo qual navegador elas usam.

No meu círculo social, ou as pessoas usam o Microsoft Office pirata (dificilmente uma versão mais nova que o 2013, pois aparentemente são mais difíceis de crackear) ou usam o WPS Office para abrir direito os arquivos criados pelo Microsoft Office pirata dos outros.

É praticamente impossível convencer as pessoas a largarem esses softwares proprietários, o mínimo de chance que eu teria era se a pessoa tivesse uma inclinação para gostar de coisas como cultura livre (Creative Commons e coisas do tipo). E agora que o WPS Office está dominando, menos otimista fico.

Mas todos os meus manuais e livros estão no formato .odt, liberdade sempre!

3 curtidas

WPS Office é mais “compatível”, no caso da quebra de páginaa solução é mais simples que parece:

Boas práticas

Use o recurso “Quebra de página” ao invé de dar Enter

1 curtida

Não entendi. O recurso “Quebra de Página” é exatamente o que eu uso. Mais precisamente vou em Formatar, depois em Parágrafo, então a aba Fluxo de Texto, marco a caixa Inserir e faço mais alguns procedimentos.

1 curtida

Tá tecnicamente errado, é Inserir -> Quebra de página

1 curtida

Ou um simples CTRL+ENTER

1 curtida

Olá @rasolar, sua pergunta tem vários pontos e vejo que o pessoal está respondendo a “parte prática” então vou focar em te dar um feedback sobre outro ponto que é o uso de software pirata. Não vou entrar em maiores discussões e simplesmente queria te indicar que atualmente não é mais necessário que você use cracks e afins.

A versão online do Office que é disponibilizada em todas as contas gratuitas da Microsoft pode dar conta tranquilamente desses casos onde você recebe documentos de formatos “exóticos”. Eu inclusive fiz um teste rápido aqui antes de responder sua pergunta e acabei vendo algo novo para mim, agora é possível salvar diretamente em ODF pelo Office Online.

Como disse, meu objetivo foi apenas indicar uma abordagem para esse ponto especifico do seu relato. :grinning:

1 curtida

@Natanael.755 e @lfmoreno , de fato aquele modo que eu costumo (na verdade “costumava”) usar não era o ideal (ele funciona de boa dentro do contexto do formato ODT, mas desformata todo ao ser convertido pra .docx), mas o de vocês também não resolvia o problema. Mas, ainda assim, achei a solução GRAÇAS A VOCÊS, então muito obrigado!

O que acontece? Como vocês sabem, em parte de um trabalho acadêmico, especialmente no início do documento, as páginas não são numeradas (capa, contra-capa, resumo, sumário), mas no resto do trabalho há numeração. Portanto, o documento acaba possuindo pelo menos dois estilos de página, um sem numeração e outro com numeração.

O problema de apenas seguir o procedimento simples (Ctrl ENTER), é que se eu mudar o estilo das páginas que se encontram após a quebra, as páginas antes da quebra também serão alteradas, de forma que o documento só poderia ter apenas um estilo.

A solução foi usar a Quebra Manual..., que, além de me permitir mudar o estilo de página das páginas que se encontram após a quebra, também me permite definir o número da página, o que é essencial. E o mais importante, essa formatação é mantida quando converto o documento .odt para o formato .docx

@eddiecsilva, é bom saber que esse Office é gratuito, vou procurar conhecê-lo melhor.

Mas ainda manterei o Office 2010 instalado no meu Kubuntu (pelo menos enquanto dura minha graduação), porque nem sempre tenho acesso à internet.

Obrigado pela sugestão.

1 curtida

Entendi a questão Ctrl + Enter DEPOIS de ter formatado não quebra a formatação, antes realmente não ajuda

Já tentei diversas vezes, mas sem sucesso, instalar o microsoft office 2010 no ubuntu via wine. Você pode me dar umas dicas sobre como conseguiu fazer funcionar?

ps: preciso do office 2010 pois sou professor e minhas aulas feitas no powerpoint do office 2010 ficam totalmente distorcidas quando abro em qq outra suite office que não seja a da Microsoft.

Segue tutorial:

2 curtidas

Tenta o FreeOffice da SoftMaker. Tenho clientes professores ou que precisam passar a apresentação, e estão usando essa suite e estão gostando. Outra dica é salvar no formato odp (pra apresentação) e assim não ficar dependendo do formato proprietário da MS (pptx e ppt), que uma hora ou outra pode dar dor de cabeça. Creio q no Office 2010 tenha como exportar no formato q mencionei e tbm lê-lo. :v:t2:

1 curtida

Na verdade, normalmente documentos tipo office mais complexos não vêem de T.I.

2 curtidas

Sobre o tema, FreeOffice e WPS Office são sem dúvidas os que melhor lidam com formatos proprietários. LibreOffice é perfeito, mas, só para quem usa apenas formatos livres. Como você mesmo mencionou, infelizmente esse é um dos casos onde os hábitos de terceiros importam, afinal, não adiantam eu utilizar um dado formato se os demais não usam ou tem problema em usá-lo. Em office já é um hábito meu salvar versões de um mesmo documento em diferentes formatos (um deles obrigatoriamente em pdf caso eu tenha problemas com desconfiguração ou queira enviar uma cópia apenas para leitura/impressão).

2 curtidas

A melhor dica é não usar diretamente o Wine, mas o PlayOnLinux (POL). Aí basta selecionar na lista e clicar em “avançar, instalar…” do mesmo jeito que você faz no Windows. Já testei tanto com o Office 2010 x86 quanto o 2013 x86 e ambos funcionam muito bem. Não precisa sofrer configurando Wine manualmente, o POL faz isso por você.

1 curtida

Já tentei com o playonlinux tb, e tb não funcionou a instalação. :frowning:

Qual versão você tentou? Foi x86 (32 bits)? Já usei pelo POL e funciona muito bem… Basta selecionar na lista e apontar o executável.