WPS Office com tradução e fórmulas do Spreadsheets em pt-BR

debian
#1

Salve, salve pessoal!

Há alguns meses realizei a alteração de um pacote .deb para incluir a tradução do WPS Office, de forma completa.

Em resumo lembro-me de não encontrar um pacote .deb que possuía de fato a tradução completa e definitivamente nenhum possuía as fórmulas do Spreadsheets traduzidas, assim sendo, arregacei as mangas e tentei fazer, e consegui… além disto acabei incluindo (a pedido da patroa) os Modelos do PowerPoint no Presentation, enfim, decidi disponibilizar aqui com vocês, para tal, postei no GitHub.

Link para download e mais informações:
WPS Office pt-BR (Linux)

Quem tiver interesse da uma olhada lá para ter mais detalhes, por enquanto, apenas disponibilizei o .deb e detalhes de como fiz e quais arquivos foram utilizados.

6 Likes

#2

Aqui temos uma solução até mais ampla, que oferece alguns templates: https://www.diolinux.com.br/2018/10/wps-office-no-linux-com-traducao.html

2 Likes

#3

Dio, aqui o pacote que consta no post do blog não conta com a tradução das fórmulas do Spreadsheets.

Pode ser que seja somente um problema que ocorra apenas em meu cenário (debian 9.7 amd64), acabo de testar e não funcionou… tomei o cuidado remover as pastas ~/.kingsoft; ~/.config/Kingsoft e ~/.config/kingsoft antes de proceder o teste.

O pacote que disponibilizei na verdade trata-se de um reempacotamento do pacote principal do WPS Office.

Se sobrar tempinho, podia testar isto, ver se ocorre ai também?

4 Likes

#4

Boa, então temos um belo complemento seu aqui, até compartilhei no twitter.
Vou pedir para o @henriquead7 fazer o teste, ele que empacou essa versão aí :slight_smile:

1 Like

#5

Perfeito Dio,

Não tenho nenhuma objeção caso o @henriquead7 possuir interesse de reempacotar e "re"disponibilizar… ou então, se tiver ele interesse pode participar do repositório que fiz no GitHub incluindo o pacote .rpm por exemplo…

Enfim, eu fiz para mim e para a patroa a mais ou menos um ano, mas, com a abertura do DiolinuxPlus achei que seria oportuno compartilhar.

Neste pacote disponibilizado no GitHub utilizei o pacote do wps-office do Linux Deepin, pois, se não estou enganado é uma versão linux mais recente do que o a versão distribuída no próprio site http://wps-community.org

[Atualização] Acabo de conferir, e hoje, a versão do pacote contido no site do WPS Office é a mesma versão do pacote que está no repositório do Deepin.

2 Likes

#6

essa dica das traduçoes das formulas do WPS Office Spreadsheets vale um artigo no blog

3 Likes

#7

Que legal, alguns inscritos tinham me solicitado isso, mas acabei não tendo tempo para pesquisar direito e implementar no pacote que tinha distribuído.

2 Likes

#8

Se quiser dar uma olhadinha no pacote que fiz, lá tem uns 23 templates e uma correção das Symbol Fonts que o programa sempre informa não possuir.

2 Likes

#9

este snap vem com todas traduções e corretor em pt-br

4 Likes

#10

A respeito dos modelos do Presentation acrescentei apenas os contidos no PowerPoint, pois, a adição de muitos modelos faz com que o carregamento da aba Design seja demasiadamente lenta em PCs fracos, a adição desses já pesou um pouco…

Os modelos foram inseridos com o intuito de deixar ainda mais com “cara de MS Office”, afinal essas são as duas queixas que já ouvi a respeito do WPS Office… e convenhamos se não for pra deixar com “cara de MS Office” melhor usar o LibreOffice :thinking:

O pacote .deb disponibilizado no GitHub também possui a tradução de interface e do corretor em pt-BR.

O referido snap (testei em live cd) e funcionou, só tive mesmo que ir lá nas configurações e selecionar o idioma, afinal testei em live cd… de qualquer forma, muito bacana, não tinha conhecimento deste snap quando apliquei a tradução, até por que não tenho costume usar snaps. Não sei direito como funciona o repositório do snapd, me soou como um pacote não oficial, de qualquer modo o que eu fiz também está longe disto :sweat_smile:, mas deixei o “caminho das pedras” lá no GitHub para quem quiser reproduzir o feito.

2 Likes

#11

Atualizei o pacote que anteriormente tinha feito. Adicionei a correção ao Spreadshets do teu pacote e somei os teus templates com os meus. Se quiser baixar a minha versão e pegar as “symbol fonts”, é uma ótima adição ao teu pacote, pois é chato a mensagem de arranque no WPS Office. (Estou atualizando neste momento a minha postagem no OSistemático, e upando os arquivos .deb e .rpm).

4 Likes

#12

Bacana, você é editor no Blog do Diolinux né? Atualiza lá o link, a galera deve gostar desta correção das fórmulas. A mensagem do Symbol Fonts a qual você se refere, se for a que estou imaginando, há a possibilidade de ignorar a mensagem.

1 Like

#13

Sim. De fato existe uma forma de ignorá-la, mas caso queira adicionar a o seu pacote estamos ai…rsrsrsrsrs.

O pessoal vai gostar, alguns já tinham me solicitado, você me poupou algumas horinhas de pesquisa…kkkk. Vlw mesmo!

2 Likes

#14

Tranquilo, depois do uma olhadinha para adicionar sim, mas, particularmente acho “desnecessário” as Symbol Fonts. Como havia comentado ali em cima, essa solução que estou usando já tem um bom tempo e fiz somente para uso pessoal. Provavelmente devo manter o GitHub atualizado nas próximas versões já que o WPS Office para Linux não atualiza com muita frequência, já possuo tudo “documentado”, a tradução e modelos já separados é facinho de refazer o pacote. Certamente com a atualização do pacote lá no blog do Diolinux, a galera vai buscar direto lá, fico feliz em atingir o objetivo, ajudar os demais do bando dos pinguins.

2 Likes