WPS Office com tradução e fórmulas do Spreadsheets em pt-BR

debian

Salve, salve pessoal!

Há alguns meses realizei a alteração de um pacote .deb para incluir a tradução do WPS Office, de forma completa.

Em resumo lembro-me de não encontrar um pacote .deb que possuía de fato a tradução completa e definitivamente nenhum possuía as fórmulas do Spreadsheets traduzidas, assim sendo, arregacei as mangas e tentei fazer, e consegui… além disto acabei incluindo (a pedido da patroa) os Modelos do PowerPoint no Presentation, enfim, decidi disponibilizar aqui com vocês, para tal, postei no GitHub.

Link para download e mais informações:
WPS Office pt-BR (Linux)

Quem tiver interesse da uma olhada lá para ter mais detalhes, por enquanto, apenas disponibilizei o .deb e detalhes de como fiz e quais arquivos foram utilizados.

6 Likes

Aqui temos uma solução até mais ampla, que oferece alguns templates: https://www.diolinux.com.br/2018/10/wps-office-no-linux-com-traducao.html

2 Likes

Dio, aqui o pacote que consta no post do blog não conta com a tradução das fórmulas do Spreadsheets.

Pode ser que seja somente um problema que ocorra apenas em meu cenário (debian 9.7 amd64), acabo de testar e não funcionou… tomei o cuidado remover as pastas ~/.kingsoft; ~/.config/Kingsoft e ~/.config/kingsoft antes de proceder o teste.

O pacote que disponibilizei na verdade trata-se de um reempacotamento do pacote principal do WPS Office.

Se sobrar tempinho, podia testar isto, ver se ocorre ai também?

4 Likes

Boa, então temos um belo complemento seu aqui, até compartilhei no twitter.
Vou pedir para o @henriquead7 fazer o teste, ele que empacou essa versão aí :slight_smile:

1 Like

Perfeito Dio,

Não tenho nenhuma objeção caso o @henriquead7 possuir interesse de reempacotar e "re"disponibilizar… ou então, se tiver ele interesse pode participar do repositório que fiz no GitHub incluindo o pacote .rpm por exemplo…

Enfim, eu fiz para mim e para a patroa a mais ou menos um ano, mas, com a abertura do DiolinuxPlus achei que seria oportuno compartilhar.

Neste pacote disponibilizado no GitHub utilizei o pacote do wps-office do Linux Deepin, pois, se não estou enganado é uma versão linux mais recente do que o a versão distribuída no próprio site http://wps-community.org

[Atualização] Acabo de conferir, e hoje, a versão do pacote contido no site do WPS Office é a mesma versão do pacote que está no repositório do Deepin.

2 Likes

essa dica das traduçoes das formulas do WPS Office Spreadsheets vale um artigo no blog

3 Likes

Que legal, alguns inscritos tinham me solicitado isso, mas acabei não tendo tempo para pesquisar direito e implementar no pacote que tinha distribuído.

2 Likes

Se quiser dar uma olhadinha no pacote que fiz, lá tem uns 23 templates e uma correção das Symbol Fonts que o programa sempre informa não possuir.

2 Likes

este snap vem com todas traduções e corretor em pt-br

4 Likes

A respeito dos modelos do Presentation acrescentei apenas os contidos no PowerPoint, pois, a adição de muitos modelos faz com que o carregamento da aba Design seja demasiadamente lenta em PCs fracos, a adição desses já pesou um pouco…

Os modelos foram inseridos com o intuito de deixar ainda mais com “cara de MS Office”, afinal essas são as duas queixas que já ouvi a respeito do WPS Office… e convenhamos se não for pra deixar com “cara de MS Office” melhor usar o LibreOffice :thinking:

O pacote .deb disponibilizado no GitHub também possui a tradução de interface e do corretor em pt-BR.

O referido snap (testei em live cd) e funcionou, só tive mesmo que ir lá nas configurações e selecionar o idioma, afinal testei em live cd… de qualquer forma, muito bacana, não tinha conhecimento deste snap quando apliquei a tradução, até por que não tenho costume usar snaps. Não sei direito como funciona o repositório do snapd, me soou como um pacote não oficial, de qualquer modo o que eu fiz também está longe disto :sweat_smile:, mas deixei o “caminho das pedras” lá no GitHub para quem quiser reproduzir o feito.

2 Likes

Atualizei o pacote que anteriormente tinha feito. Adicionei a correção ao Spreadshets do teu pacote e somei os teus templates com os meus. Se quiser baixar a minha versão e pegar as “symbol fonts”, é uma ótima adição ao teu pacote, pois é chato a mensagem de arranque no WPS Office. (Estou atualizando neste momento a minha postagem no OSistemático, e upando os arquivos .deb e .rpm).

4 Likes

Bacana, você é editor no Blog do Diolinux né? Atualiza lá o link, a galera deve gostar desta correção das fórmulas. A mensagem do Symbol Fonts a qual você se refere, se for a que estou imaginando, há a possibilidade de ignorar a mensagem.

1 Like

Sim. De fato existe uma forma de ignorá-la, mas caso queira adicionar a o seu pacote estamos ai…rsrsrsrsrs.

O pessoal vai gostar, alguns já tinham me solicitado, você me poupou algumas horinhas de pesquisa…kkkk. Vlw mesmo!

2 Likes

Tranquilo, depois do uma olhadinha para adicionar sim, mas, particularmente acho “desnecessário” as Symbol Fonts. Como havia comentado ali em cima, essa solução que estou usando já tem um bom tempo e fiz somente para uso pessoal. Provavelmente devo manter o GitHub atualizado nas próximas versões já que o WPS Office para Linux não atualiza com muita frequência, já possuo tudo “documentado”, a tradução e modelos já separados é facinho de refazer o pacote. Certamente com a atualização do pacote lá no blog do Diolinux, a galera vai buscar direto lá, fico feliz em atingir o objetivo, ajudar os demais do bando dos pinguins.

2 Likes