WinuniX - Uma distro brasileira baseado no Lubuntu

Esse mesmo!

Espero q não fique (muito) bravo com esse comentário, mas precisa ser independente dos outros pra manter sua remaster.

É sua opinião e respeito.
Mas se for por essa linha de raciocínio nada poderia ser criado ou melhorado. Imagina se o criador do Ubuntu pensasse dessa maneira e criasse sua distro do zero sem se basear no debian. Ou mesmo o debian criasse o kernel do zero em vez de usar projetos de terceiros como o kernel linux. O mundo open-source seria inviável.

Eu tinha um professor que dizia que se você tivesse usando Arduino não se gabasse de programar projetos embarcados, porque ele era altamente adepto dos chips PIC. E disse a ele que nada do que ele usava foi ele que fez, todas a libs e compiladores PIC eram de terceiros e pior eram proprietário e se fosse assim ele tinha que programar em assembly ou mesmo binário.

1 curtida

Na realidade foi um equivoco meu, pensei que vc estava dizendo q, “SE o projeto do qual vc usa os ícones fizer a mudança, vc usará”.

Eu mesmo sou relativamente independente dos criares dos pacotes de ícones q uso no TigerOS, pois os ícones das pastas (places) q peguei do tema TEBU, só existem na cor azul, mas providenciei a criação de diversas outras.

Eu tenho esse pacote de ícones aqui (Sun Valley), caso queira ter uma pasta “extra” com eles, para o caso dos usuários já quiserem trocar, posso te enviar. Ou mesmo vc “antecipar” a chegada deles no WinuniX.

3 curtidas

Fala pessoal,
Criei um pacote debian para o frontend do Ventoy. Quem quiser instalar veja o vídeo:

7 curtidas

Muito legal! Parabéns em breve vou fazer um review no Canal!

3 curtidas

valeuuuuuuuuu, obrigado por compartilhar.

1 curtida

Valeu cara. Parabéns pelo canal. :clap:

Fiz uma playlist de tutoriais em vídeos demonstrando a distro. Dá pra acessar indo na página oficial:

https://winunix.github.io

2 curtidas

Testei o WinUnix direto do pendrive.

O WinUnix demora um pouquinho para carregar em live, porque primeiro põe o ambiente padrão do Lubuntu 20.04 e vai fazendo, via scripts, a série de transformações para o visual do Windows e instalações de programas que não fazem parte do padrão.

A diferença mesmo se faz com os ícones e a organização do menu — que está bem mais elegante no WinUnix, por dar mais espaço entre os itens. Pareceu-me que a fonte em janelas e menus também muda. O papel de parede continua sendo o original do Lubuntu 20.04.

O sistema, na live, fica em língua portuguesa, mas daquele jeito cheio de imperfeições que vemos no Lubuntu, com vários itens em inglês (“LXQt settings”, “Brightness”…) e outros em português europeu (“Associação de ficheiros”, “Teclado e rato”…). O modelo de teclado não passa automaticamente para o brasileiro. Tal como no Lubuntu (e no Kubuntu), o mousepad não vem funcionando já como no Windows.

Só consta, na live, o LibreOffice como software de escritório. Gostei de ver já disponíveis o KDE Connect e o VLC.

2 curtidas

Ótimas considerações @Sergio_H . Desde a primeira build da distro, algumas coisas mudaram…

Agora alguns apps não vem instalados por padrão, necessitando aceitar os termos para ser instalado. O que é um problema para usa-los no modo live.
No modo live aconselho usa-lo como um Lubuntu comum sem aplicar as modificações de inicio.

Caso aplique o assistente inicial no modo live é aconselhado encerrar a sessão para o tema e planos de fundos funcionarem corretamente.

No vídeo Alterando o idioma do Lubuntu para o português do Brasil ensino como corrigir isso. Na próxima build o pacote de idiomas winunix-language-pt-br já virar instalado por padrão.

A suite do WPS Office foi retirada da distro porque ela era pouco usada onde eu trabalho, e somente alguns poucos computadores precisam dela. Mesmo assim, ela é de facil instalação usando do gerenciador de pacotes muon ou mesmo por terminal:

sudo apt install wps-office-full
3 curtidas

@ailtonbsj , muito obrigado pelas respostas e dicas! Tenho o Lubuntu 20.04 num dos computadores daqui de casa, e instalei o pacote “pt_br” do Winunix. Deixou a interface com o aspecto profissional que já deveria constar na ISO oficial da distro. Muito boa iniciativa!

2 curtidas