Concordo. Com certeza alguns usuários mais avançados vão gostar também, por acharem o visual do Win10 bonito, assim com outros gostam o do Mac, mas não me parece que esse seja o objetivo maior do projeto. Inclusive nos posts acima tem vários bons exemplos de uso.
Mas porque 32 bits? No linux rodar um sistema 32 bits num processador 64 bits só faz o poder de processamento cair pela metade
A ideia é interessante, embora o menu entre em 100% q não se trata do W10, no KDE tem mais opções.
O que me entristece é ver a quantidade de gente fazendo remaster atrás de remaster, que não tem absolutamente nenhum diferencial, ao invés de contribuírem com projetos já existentes, que precisam de colaboradores para poder decolar.
Pode ser q o WinUnix se de bem, atendendo aquelas máquinas tenebrosas mandadas para as escolas.
A questão é estão realmente querendo ser enganado, ou gostam do visual do Windows 10
Mas e se a pessoa quiser o visual do Windows mas a estabilidade do linux?
A questão é precisar mas não aceitar colaboradores
Essa distro é um projeto bastante antiga. Desde 2016 eu venho implementando.
Eu comecei a aprender a usar computadores com o Kurumin (antes já tinha feito um cursinho de 5 dias do Windows 95) e achava massa o visual do KDE, mas depois que entrei na faculdade só utilizei Windows. Aconteceu deu começar a trabalhar como suporte técnico e a instituição só utilizava um remaster do Ubuntu bem antiga.
Esse remaster tinha a aparência do windows 7, e quando fui saber dos outros técnicos o porque daquilo, eles falaram que antes usavam o windows e quando mudaram para o Linux o pessoal reclamou demais da aparência. O Ubuntu é muito diferente do Windows 7 e tava dando muita dor de cabeça para os tecnicos.
O pessoal (diretores escolares, coordenadores e professores) não estavam querendo utilizar-lo e queriam que o Windows voltasse. Essa remasterização ajudou demais o suporte. Desde então eles tentam deixar o sistema o mais próximo possível do windows para melhorar a curva de aprendizado.
Eu comecei a aprender linux a fundo e essas implementações de temas só me ajudou a conhecer mais o sistema. O linux é livre e permite você ter essa rica quantidade de remasterizações, na maioria das vezes é pessoas entusiastas querendo aprender mais sobre o sistema, e se eles querem compartilhar o seu feito e seu conhecimento não vejo problema algum.
A utilização de temas do Windows foi um requisito de onde trabalho, eu particularmente prefiro o tema original do Lubuntu com os icones do ePapirus. Mas entendo que o público leigo se senti mais familiarizado com o sistema por não precisar ter de aprender tanto. E se não gostar do tema e já for usuário médio só mudar facilmente, mas os leigos dificilmente conseguem e nem querem mudar.
Eu aceito!
Me chama no whats ou troca umas ideias com o Vinicius.
Cara acho que o remaster é uma forma de aprender. E de certa forma você vai ta contribuindo com aquela comunidade. Eu mesmo acesso direto o forum do Lubuntu pra tirar minhas dúvidas e respondo várias outras threads. Essa também é uma forma de contribuir, por exemplo, o lubuntu 20.04 tem um problema de exibição de miniaturas em PDF e consegui resolver, publiquei lá no forum minha solução, se for boa a comunidade com certeza vai passar pra proxima versão.
Além disso, o objetivo do projeto também é compartilhar Apps que não estão disponível para o Lubuntu no momento.
-
system-config-samba : Interface grafica para compartilhar pastas via SMB/CIFS usando samba. Problema: Não tem pacote pra focal.
-
unetbootin : Criação de pendrives bootavels com Linux. Problema: Não tem pacote pra focal.
-
wps-office : Suite compativel com MS Office com dicionário e interface em português. Problema: deb no site oficial so executa no modo super usando lubuntu.
-
fonts-3rd-party : Fontes TTF de terceiros. Problema: WPS fica bugando em alguns slides do powerpoint.
-
lubuntu-win-theme-apply : Instala os temas do Win10 no Lubuntu. Problema: Querer usar Windows mas não poder porque seu sistema é Lubuntu.
-
wps-office-dicts-pt : Dicionário em português para WPS. Problema: Nenhum, o sistematico já produzia, só quiz facilitar minha vida na hora de instalar o WPS.
-
credenews : Pacotinho só para professores do Ceará.
Problema: Querer ver vagas de empregos em escolas do Ceará. -
flashplayer-sa-projector : Reproduz arquivo swf. Problema: Flash player SA tava muito complicado de instalar no lubuntu.
-
proxy-linux : Chaveia proxy de Firefox, Chrome, Chromium, APT, Wget e .profile rapidamente.
Problema: Professores levam notebooks paras escolas e nada funciona por causa do proxy. -
winunix-randr : Lubuntu 18 não tem tela pra chaviar projetor facilmente como no windows apertando [Windows]+[P].
Problema: Perça para um professor usar um projetor no lubuntu que você vai ver o problema. -
zotero : Organizador de bibliografia. Problema: So tem disponivel via snap e dava maior confusão quando usava ele no lubuntu.
-
bsnes-nightly : Emulador do Supernintendo. Problema: Somente um pacote muito antigo tava disponivel e não funcionava bem.
Alguns aplicativos educacionais foram adicionados porque ou não tinham instaladores ou não tinha tradução. São eles:
algodoo-wine, arduino-bionic, brmodelo, chemsketch-acd-wine, circuit-simulator-bionic, celestia-bionic, goldendict-extras-pt, gresistor-extras-pt, irydium-chemistry-lab-bionic, optgeo-i18n, physion-wine, simulide-bionic
Como eu disse: seu projeto pode ganhar um local especial com os computadores q foram enviados para as escolas.
Eu mesmo to trabalhando (com + 1 pessoa) na minha remaster, com 1 foco em específico: empresas.
Vou fragmentar ainda mais a já ultra fragmentada comunidade Linux?
Sim! Mas sei que tenho condições de construir algo realmente grande e q, talvez, consiga criar algo maior, que una outros ao meu projeto.
Nice, vou testar o OS hoje.
Acabei de pegar um Compaq Presario C720, então bora colocar o WinumiX nele, pq até o Windows XP estava complicado de rodar!
Essa máquina é de 2008.
Isso confere?
Modelo : HP Compaq Presario C720BR
-
Processador: Intel Celeron M530
-
Cache: 1MB L2 Cache
-
Barramento: 533MHz
-
Memoria Ram: 512MB de memória DDR2 667MHz; Suporte para Dual Channel
-
HD: 80 GB, 5400RPM SATA
-
Placa de Video (GPU): Intel Graphics Media Accelerator X3100
Confere.
Acabei instalando o Lubuntu msm. Demora uns 5 minutos pra chegar na tela de login rsrs
Mas qdo entrar no ambiente gráfico flui de boa.
Parabéns pelo projeto e pela distribuição.
Vou baixar para testar no pendrive.
Sobre o programa UnetBootin Focal.
É possível usar em distribuições baseadas no Ubuntu 20.04?
Tem a opção persistência?
O Lubuntu original ou WinuniX ? Por que já instalei os dois em três máquinas e o boot é normal. Só da uma travada de leve depois que entra no login por causa do SDDM.
Sim, já testei e funciona normal no Ubuntu 20.
Nunca procurei utilizar essa opção. Mas esse fork não tem diferença da versão oficial disponibilizada por tar.gz ou mesmo o pacote deb nas versões do ubuntu 18.
Pra mais informações:
Estou muito interessado! Pessoa de minha família, que só usa computador para o básico e não tem o menor interesse em distros, está ainda com o Win7 em sua máquina velhinha, e com o sistema operacional se arrastando. Não domina o inglês. Quer uma alternativa ao Windows, então o WinUnix parece ideal. Em breve vou testá-lo.