WINE - Registro DLL/OCX - Falha com código de saída 0x3 (Zorin OS)

Olá pessoal. Acabei de chegar no fórum, e sou novo em fóruns e novo em Linux, mas espero não dar muito trabalho pra vocês com a minha ignorância hahaha.

Preciso instalar um software feito pra Windows no meu Zorin OS 15.2. Fiquei sabendo do Wine, e na verdade o Zorin até instala o Wine e tudo mais que ele precisa quando você dá duplo clique num “.exe”. Foi isso que aconteceu aqui.

Porém, na instalação desse software específico ele sempre dá a seguinte mensagem de erro:

“C:\windows\system32*brypddecom*.dll
Não foi possível registrar a DLL/OCX: RegSvr32 falhou com o código de saída 0x3.”

Aí dá a opção de ignorar, mas se eu ignoro aparece outro erro:

“C:\windows\system32*brysignercom*.dll
Não foi possível registrar a DLL/OCX: RegSvr32 falhou com o código de saída 0x3.”

E se eu continuar ignorando ele termina a instalação, mas o programa não abre.

Procurei sobre esse erro, mas só achei locais ensinando a contorná-lo no próprio Windows (executando como administrador, alterando permissões etc.). Nas páginas de Wine, qualquer assunto que não seja a própria instalação dele entra em áreas ainda sombrias pra mim, com vários comandos no Terminal (nada contra o Terminal, mas não gosto de ir jogando vários comandos que não sei o que fazem).

Enfim, mesmo que seja com comandos no Terminal, alguém tem uma solução pra falhas de registro de DLL/OCX assim?

Muito obrigado.!
Erro DLL-OCX|351x205

1 curtida

Tiago, eu recomendo você dar uma olhada nesse tutorial que eu fiz, que mostra como usar o Lutris para gerenciar instalações de programas com o Wine: [Tutorial] Como instalar manualmente jogos e aplicativos com o Wine usando o Lutris

Não vai resolver por si só o problema, mas pode facilitar encontrar a solução, pois fica bem mais fácil gerenciar os arquivos, acessar os registros, o Winetricks, a configuração do Wine que possui um painel para gerenciar bibliotecas (DLL), …

E sobre o seu problema, esse arquivo existe dentro do prefixo do Wine? ( O prefixo é o diretório que contém o diretório “drive_c”, que por sua vez contém os arquivos do drive "C:" )

Obrigado @brunonzanette pela resposta.

Agora não vou conseguir ler o tutorial, mas amanhã eu leio e vejo o que consigo e reporto aqui.

Sobre se o arquivo existe, eu tenho outro PC Windows no qual o programa em questão está instalado, aí eu copiei essas DLL’s de lá e tentei colocar na pasta .wine/drive_c/windows/system32 no meu Zorin, porém ele acusou que já haviam os arquivos lá e perguntou se queria substituir. Ou seja, ele já tem essas DLL’s nativamente, ele só não consegue registrar, aparentemente. O problema é que eu não sei exatamente o que é esse processo “registrar” que ele não consegue fazer pra eu tentar contornar.
Eu ficaria feliz se essa nova informação ajudasse a esclarecer o problema haha.

Mas independente disso, novamente obrigado pela ajuda e assim que eu fizer o tutorial eu atualizo aqui.

1 curtida

@brunonzanette fiz o seu tutorial na parte que cabia (já que no meu caso não é jogo, é aplicação). Ele de fato deu o mesmo erro que dava antes. Então abri o WInetricks como você também fala no tutorial, fui na parte de DLLs, porém ele só dá uma lista, não me permite buscar uma DLL do meu computador pra ele instalar. E a que eu preciso não está na lista dele.
Não entendi direito como esse método com o Lutris pode me ajudar a encontrar a solução. Se puder me ajudar nisso, por favor.

Outra coisa é que, fuçando no Wine, descobri que dá pra abrir o que seria o “regedit” do Windows, e fiquei super esperançoso de ali estar a minha solução. Porém não acho nas minhas pesquisas ninguém ensinando a registrar DLLs pelo regedit, somente pelo cmd. A única coisa que consegui foi buscar pela DLL no regedit, e a busca retornou zero resultados. Pelo que entendi, isso confirma que a DLL não está registrada, mas não sei como registrar.

Existe uma forma de acessar o “cmd” do Windows dentro do Wine pra usar linhas de comando? Só consegui encontrar instruções de registro e DLLs pelo cmd. Segue um dos links que achei nessa linha:

Novamente obrigado.

ATUALIZANDO:

Depois de colocar a pergunta de como abrir o cmd no Wine, continuei pesquisando e descobri que o próprio Winetricks permite que se abra (na verdade ele parece abrir o Terminal mesmo, mas especificamente no caminho onde alguns comandos farão efeito nas configurações Windows do Wine). Então, já nesse caminho (que é dentro da pasta “dosdevices/c:”), continuei abrindo diretórios até chegar na pasta “system32”, e depois na pasta “syswow64”. Peguei as DLLs que davam erro e que tinha copiado do meu outro PC, esse com Windows, e tentei colar nessas pastas com o seguinte critério: se ele perguntasse se queria substituir, eu cancelava o processo pra deixar a versão da DLL que ele já tinha. Se ele colasse direto, beleza.

Após colar as DLLs nas duas pastas, fui no Terminal dentro dessas pastas e usei o comando “regsvr32 brypddecom.dll”, e então veio a mensagem de registro feito com sucesso. \o//
Tentei com a outra DLL, e sucesso novamente. Tentei instalar meu programa de novo e ele fez o processo sem nenhum erro!

Me senti O hacker hahahah.

Mas pra minha desgraça, quando eu conserto um problema, outro aparece. Agora eu tento abrir a aplicação e ele começa a carregar, mas no meio do processo dá uma mensagem de erro com o seguinte texto:

"EXCEPTION: Erro ao acessar o servidor de aplicação. Mensagem de erro: "Access violation at address 7E690679 in module ‘advapi32.dll’. Read of address 00000001
Não foi possível conectar-se no servidor de aplicação.

Aí me perdeu. É muita informação que não sei o que significa. Estou buscando aqui pra ver se entendo algo. Não sei se eu devo tentar colocar esse GUID na DLL advapi32.dll. Nem sei se isso que falei faz sentido. Enfim, estou no começo das pesquisas sobre esse novo erro.

Se alguém puder ajudar, agradeço.

Salve Tiago, estou com o mesmo problema de conectar essa mesma aplicação pelo Ubuntu, você teve algum progresso? Tem como mandar seu contato no Skype for Business caso positivo?

Vocês podem falar qual o programa estão tentando rodar? Qual versão do wine? Qual o hardware?

Olá!
No meu caso:
SAJ/PG5 Webconnection - Wine última versão - Dell Inspiron 15

1 curtida