Wine não reconhece dispositivos USB

Como citado no titulo, nenhum programa instalado via wine(seja no bottles, ou em qualquer outra “interface de wine”) reconhece dispositivos via usb,como pendrives, celulares de nenhum tipo.
Reconhece apenas teclado e mouse (risos).

Venho tentando usar o programa utilitário da Samsung para dispositivos galaxy, o tal do Smart Swich, mas para isso o programa(rodando pelo wine) precisa reconhecer os celulares via usb.
E também testei outros diversos programas windows que precisam de portas USB, a exemplo o famoso rufus, para tentar criar pendrives bootaveis, mas não reconhece o pendrive de forma alguma, concluindo nao ser erro de drive da samsung, nem nas portas do computador pois o sistema linux reconhece perfeitamente tudo plugado a ele, em suma, se alguém souber resolver estou disposto a tentar novas idéias pois sou um mero leigo nesse mundinho, e preciso do Smart Switch realmente

[Hardware: notebook positivo master n190i com i3 3110m, hd 500gb toshiba, 4gb ram ddr3 e video integrado intel 4000]

[Sistema operacional: Linux mint 21 cinnamon sem maiores mudanças]

[Um adendo: bios do equipamento não permite virtualização, adoraria tentar uma virtual machine com windows(risos).

Cara, como assim sua mobo destiva e não aceita ativar o recurso que esta na sua cpu e que vc pago para ter o recurso, mas vc não pode usar?

Esta com cara de que a loja te vendeu o notebook com vicio, ja que o cpu que vc compro tem um recurso em que a mobo esta travada.

Ou vc n sabe usar maquinas virtuais.

O Wine tem uma configuração na qual você precisa montar as unidades dentro do software, através do Winecfg, para que ele possa atribuir as unidades de mídia a uma letra no sistema.

Este pequeno tutorial pode te ajudar.

https://www.vivaolinux.com.br/dica/Fazendo-o-wine-reconhecer-os-drives-multimidia

3 curtidas

Hardware antigo e fraco, literalmente a bios nao permite,se vc souber regravar bios divirta-se

Vou tentar aqui, por hora muito obrigado meu grande guerreiro

A maquina não roda, é por isso que você colocou risos.

Mas porque regravar bios, não entende.

observe que nao tem a opcao autodetectar em nenhum lugar do winecfg, mesmo nas avançadas

Acho que tiraram isto faz tempo, quando eu fiz algo parecido, foi manualmente, montei o caminho do pendrive/celular em uma pasta do Wine, basta clicar em adicionar e indexar o caminho a uma letra.

1 curtida

Para que exatamente você precisa do Smart Switch? Não existe uma outra opção que pode ser usada no lugar, visto que o software é exclusivo de Windows e o tipo de conexão com o celular que ele necessita o Wine provavelmente não consegue fazer, pois ele precisa de se comunicar diretamente com o dispositivo, enquanto este método que eu enviei, só permite que você monte o armazenamento do sistema no Wine.

Bem, eu preciso do utilitario da samsung pra fazer backup das configurações dos meus galaxy e dos arquivos(e de clientes) pra formatar e depois copiar tudo, um programa bem completo, até com umas opções de restaurar o sistema android e reinstalar a rom do dispositivo, é bem pratico e bastam poucos cliques

Olá @anon95919272

Tudo bem contigo? Espero que você já tenha resolvido – ou contornado – o problema.

O tópico é antigo – e o CMS do Fórum pergunta se quero, realmente, “reviver esse tópico”. – Ele apareceu para mim em "Recentes… embora não me mostre nenhuma resposta recente.

Então… caso ainda possa lhe ser útil, eis o pouco que pude entender sobre o Wine:

• Para lidar com softwares feitos para Windows – e no meu caso, versões muito antigas, sem suporte há décadas – o Wine é feito para “me proteger”.

• Só acessa “dispositivos” que você configura para serem acessados – e fica por nossa conta limitar isso ao mínimo, estritamente necessário.

• No meu caso, somente as partições “Works” (onde coloco arquivos a serem usados por 2 ou 3 softwares via Wine) e "Sites (o material já pronto para upar).

• Se eu quero usar algum arquivo que está num Pendrive, ou em outro “dispositivo” (partição), uso meu Gerenciador de Arquivos – do Linux, não via Wine! – copio aquele arquivo para a partição “Works”; preparo (edito); e copio para “Sites”.

• Não habilitei Áudio, nem nada mais. – Essas coisas, faço pelo Linux – não pelo Wine.

Esses progamas nao funciona bem pq eles pedem acesso a area adb do android, que infelizmente o wine nao suporta ja que nao tem o kernel do windows no wine, vc pode tentar usando uma vm do windows